Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BIBLÍCOS


A túnica:

A túnica era a peça essencial, sendo feita de dois pedaços de material, costurada de forma em quer a costura ficasse horizontal, à altura da cintura. Quando eram tecidas listas no material do tear, elas caiam verticalmente no tecido acabado. A túnica era como um saco em muitos aspectos. Havia uma abertura em V para a cabeça, e cortes nas duas laterais para os braços. A túnica era geralmente vendida sem a abertura em V, para provar que era realmente nova. O material podia ser lã, linho ou até algodão, segundo as posses do usuário. As túnicas feitas de pano de saco ou pelos de cabra eram muito desconfortavéis por causarem irritação na pele. Só eram usadas então em épocas de luto ou arrependimento.
As túnicas masculinas eram quase sempre curtas e coloridas; as das mulheres chegavam aos tornozelos e eram azuis, com bordados nos decotes em"V", em alguns casos indicava a aldeia ou região do usuário. A túnica usada por Jesus deve ser a ultima moda, por não ter a costura costura central. Teares preparados para acomodar o comprimento total da túnica só foram inventados nos seus dias (veja Jo 19.23).
A túnica era presa a cintura por um cinto de couro ou tecido aspero. O cinto tinha as vezes uma abertura , para colocar um bolso onde guardar dinheiro ou outros pertences pessoais ( Mc 6.8).
O cinto era também útil para enfiar armas ou ferramentas (ISm 15.13). Quando os homens precisavam de liberdade para trabalhar ou correr, levantavam a barra da túnica e as prendia no cinto, tendo assim maior liberdade de movimento. Isto era chamado de "cingir os lombos", e a frase se tornou uma metáfora para os preparativos. Pedro recomenda, por exemplo, discernimento claro, aconselhando os cristão a cingirem seus entendimentos (I Pe1.13). As mulheres também levantavam a barra da túnica. No caso delas para levarem coisas de um lugar para outro. Não eram usadas roupas de dormir no fim do dia; o cinto era afrouxado e e pessoa deitava-se com a túnica.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário