Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

UM LUGAR DE APRENDIZADO

Deus entregou a seu povo um série de mandamentos que deveriam ser repassado a seus filhos, para que "temessem ao Senhor" e cumprissem seus mandamentos, de sorte que seus dias sejam prolongados os dias no seu reino.

Enquanto as crianças migravam do Egito para a
Terra Prometida, seu ensino não era uma atividade isolada num período determinado do dia.
Ao contrário, era uma instrução intercalada com todas as outras atividades da vida. O ensino devia ser feito enquanto estavam sentados, andando, deitando-se e levantando-se (Dt 6.1-7).

O ensino no lar é o único meio pelo qual muitas famílias conseguem cumprir esse mandamento de passar os valores divinos e instruir seus filhos sobre a vida na perspectiva de Deus. Mesmo que queiram que seus filhos sejam expostos a outras pessoas e outras idéias, em muitos lares nos quais se pratica esse tipo de ensino, os pais sentem que têm como principal responsabilidade influenciar vida de seus filhos. O ensino em casa permite que tenham a oportunidade de apresentar informações no contexto de valores corretos.

Famílias que praticam a educação no lar têm muitas razões para continuar agindo através desse método educacional. Por exemplo:
  • Os filhos são encorajados a crescer em todas as áreas em seu próprio ritmo - emocional, espiritual, social e mentalmente. Esse sistema educacional adapta-se às particularidade de cada criança, inclusive a suas diferenças psicológicas e neurológicas;
  • Muitos dos efeitos negativos das pressões da turma são minimizados;
  • É uma oportunidade para as crianças procurarem seus próprios interesses em assuntos diversos. Num ambiente descontraído em casa, a curiosidade natural da criança pode levá-la a experiências de aprendizado mais significativas;
  • Uma ligação familiar especial é criada quando pais e filhos estão juntos muitas horas todos os dias. Grande parte das atividade educativas em casa acontece no contato individual, considerado, até agora, o melhor método que existe para a obtenção de educação formal;
  • Habilidades domésticas, passatempos, conquista e manejo do dinheiro, resposta às necessidades dos outros são itens presentes nesse sistema de educação.
A formação escolar feita em casa é uma responsabilidade muito grande, mas muitos pais estão descobrindo as recompensas enriquecedoras do trabalho de educar seus próprios filhos e encarando esse tarefa com muita seriedade, nela investindo todo o tempo necessário. Esses pais educadores têm muito em comum com os antigos judeus, bem como com os pais que trabalharam com a educação de seus filhos em casa ao longo da história.

Fonte: "A Bíblia da Mulher" / editora SBB e MC - pág. 243.

Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário