Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 26 de março de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

BARTIMEU
Bartimeu era um pedinte cego que ficava à porta de Jericó. O povo da antiguidade acreditava que, se uma criança nascesse cega ou aleijada, isso era uma punição pelos pecados dos pais. Bartimeu era cego desde o nascimento, e é provavelmente essa a razão para seu nome, que quer dizer "filho do impuro" (embora também pudesse significar "filho de Timeu", como Marcos especifica em seu evangelho).

A história de sua cura é relatada por Marcos (10.46 em diante) e Lucas (18.35 em diante), e esses relatos são similares ao de Mateus, em que ele fala sobre a cura de dois cegos (20.9 em diante). Bartimeu, percebendo que Jesus passava pelo local, começou a chamá-lo pedindo ajuda.

O povo pediu para que se calasse e não importunasse o profeta, mas ele persistiu e continuou chamando Jesus que, ao ouvi-lo, ordenou que o trouxessem a sua presença. Jesus perguntou-lhe o que ele queria, e ele disse: "Senhor, eu quero ver". Jesus curou-o instantaneamente sem precisar sequer tocá-lo.

Esse episódio não só é importante por relatar um dos milagres de cura realizados por Jesus, mas também por mostrar a fé, a perseverança e a gratidão exemplares de Bartimeu.

Fonte: "Todos os Personagens Bíblicos de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 76;

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário