Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

OS TRÊS FILTROS

Certo dia um ateniense procurou seu amigo filósofo, e com ares de muito preocupado, assim se dirigiu ao filósofo:
- Como seu amigo que sou, é necessário que te conte o que dizem de ti.
-Bem, - interrompeu o filósofo - mas já pensaste o que tens a dizer-me, através dos três filtros?
-Três filtros ? - perguntou o visitante, um tanto admirado. Que vem a ser isso?
-Sim, meu amigo, três filtros. Vamos ver se o que tens a dizer-me pode atravessar os três filtros: o primeiro é o filtro da "VERDADE". Acaso examinaste se tudo o que vais me contar é verdade?
Meio hesitante, o amigo do filósofo respondeu:
-Eu mesmo não examinei, mas ouvi contar e...
-Bem, bem. Se o não fizeste passar pelo primeiro filtro, com certeza fizeste-o passar através do segundo filtro, que se chama "BONDADE". Apesar de não ser inteiramente verdadeiro o que me queres contar, contudo, terá, pelo menos, alguma coisa de bom?
- Para ser franco, o que tenho a dizer nada tem de bom.
-Então, - interrompeu o filósofo - vamos servir-nos do terceiro filtro intitulado a "UTILIDADE", e veremos se é utíl o que queres contar, o que tanto te impressionou.
-Também não é utíl o que tenho a declarar - foi a resposta do visitante.
-Então - acrescentou o filósofo sorrindo - se o que me tens a dizer não é "VERDADEIRO", não é "BOM", e não é "UTÍL", não te preocupes porque - eu também não me aflijo.

A Palavra de Deus declara que bom é refrear a lingua para evitar males e catástrofes.

Causamos muitos males quando não ponderamos o nosso falar.

Pb. Donizete

Nenhum comentário:

Postar um comentário