Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Estudo 2 - Romanos - Duas Transferências


"Se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foi abundante sobre muitos". (Romanos 5:15)

DUAS TRANSFERÊNCIAS
Romanos revela que nós, os que cremos, passamos por duas transferências. Em Romanos 5:12, 14 lemos que, por meio de Adão, o pecado entrou no mundo, tendo por origem Satanás. Eva, enganada por Satanás, comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, que representa a natureza pecaminosa, e o deu a Adão. Desse modo, o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte (v. 12). Esse pecado tornou-se parte de toda a humanidade, de toda a descendência de Adão (v.14b) e por meio dele a morte reina. Isso indica que, na verdade, Satanás reina sobre os pecadores, pois é ele quem tem o poder da morte (Hb 2:14).
Mas, graças a Deus, o Senhor Jesus veio. Ele é a Palavra que se fez carne, cheio de graça e de verdade. A graça chegou e agora reina por meio da justiça para que, por Jesus Cristo, o homem tenha a vida eterna. Portanto, a primeira transferência foi de Ãdão para Cristo, que implica termos sido transferidos do reinar da morte para o reinar da vida. A obra de Cristo era apenas um fato histórico, mas quando cremos, ela se tornou realidade para nós, e hoje nossa posição é estar em Cristo.
Por outro lado, a segunda transferência é que, por meio de sermos justificados juntamente com Cristo, fomos transferidos da carne para o Espírito (8:4-6, 16). Quando morremos com Cristo, nossa carne foi também crucificada; quando Jesus foi sepultado, nós o fomos juntamente com Ele, e quando Ele ressuscitou, também ressuscitamos juntamente com Ele.
Ao ressuscitar, Cristo tornou-se o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b), que é o Espírito da verdade ou da realidade (Jo 14). Ser o Espírito da realidade significa que é por meio do Espírito, que hoje habita em nosso espírito, que todos os fatos espirituais tornam-se reais e práticos para nós, incluindo nossa transferência de Adão para Cristo.
Sempre que usamos nosso espírito, somos transferidos de Adão para Cristo, da carne para o Espírito, da morte para a vida, das trevas para a luz. É nessa "posição" que Deus quer que vivamos! Aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário