Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

ESCOLHIDOS PARA A PLENA FILIAÇÃO

"Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a filiação, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Ef 1:4-5)



Adão caiu por ter comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, contaminou-se com a morte, e assim não mais podia comer do fruto da árvore da vida, pois se tornou impuro e perdeu a sua posição santa. Por isso, foi expulso por Deus do jardim do Éden, e o caminho para a árvore da vida foi impedido por querubins e pelo refulgir de uma espada que se revolvia (Gn 3:24). Querubim representa a glória de Deus (cf. Ez 9:3; 10:4; Hb 9:5); o homem, então, carecia da glória de Deus (cf. Rm 3:10-18, 23).
O refulgir (flamejar) da espada refere-se à santidade de Deus, representada na Bíblia pelo fogo (Dt 4:24; 9:3; Hb 12:29).Quando o Senhor apareceu a Moisés no monte Horebe, no meio de uma sarça que ardia em fogo, mas a sarça não se consumia, disse-lhe que tirasse as sandálias, pois aquele lugar era santo (Êx 3:1-5).
Portanto, o fogo está relacionado com a santidade de Deus.Quando os filhos de Israel traziam bois e ovelhas para oferecer como holocausto no altar, esses animais eram cortados em pedaços e queimados no fogo. Tudo o que é queimado com fogo muda de forma, passa a ser cinza, que é a coisa mais pura e mais limpa que há, pois, uma vez passado pelo fogo, torna-se puro.A espada prefigura a justiça de Deus (cf. Lm 3:42-43; Rm 2:5).
Então, havia a espada de fogo e os querubins para guardar o caminho para a árvore da vida. Se alguém quisesse entrar, teria de satisfazer um requisito tríplice: da glória, da santidade e da justiça de Deus. Para ter acesso à árvore da vida, precisaria recuperar a glória, pois só então o querubim permitiria que entrasse. Teria de satisfazer a exigência da santidade, isto é, deveria ser queimado e purificado pelo fogo e tornar-se cinza, para que todo o seu ser natural fosse eliminado e também teria de satisfazer a exigência da justiça de Deus, ou seja, teria de ser justificado, tornar-se justo.
O livro de Efésios fala a respeito da economia divina, o dispensar ou o trabalhar do Deus Triúno em nós. No capítulo um, temos a obra do Pai, a do Filho e a do Espírito. Uma vez que caímos no mundo, não somos mais santos. Deus quer nos tornar santos como Ele é santo, para que em nosso ser haja santidade. Por isso, antes da fundação do mundo, o Pai nos escolheu e nos predestinou para a filiação (Ef 1:3-6). Contudo é preciso perceber que da escolha de Deus na eternidade passada até a filiação existe um longo caminho, um processo. Sem passar pelo processo, não vamos chegar à filiação; essa parte é “sermos santos e irrepreensíveis perante Ele” (v. 4).
É certo que já fomos escolhidos antes da fundação do mundo, mas para alcançarmos a filiação plena, Deus nos colocou no Seu reino, a igreja. Todavia agora Ele precisa trabalhar em nós e realizar a obra de santificação. Se não somos santos, se não somos santificados, e se ainda há em nós culpa ou manchas, máculas ou rugas, não podemos chegar à plena filiação. Podemos ser filhos, mas não estar aptos para receber a herança, pois não somos maduros, isto é, não atingimos a plena filiação. Somente os que se apresentarem diante Dele santos e irrepreensíveis receberão a herança.
Isso é muito importante, por isso vamos repetir. Uma vez que cremos no Senhor, tornamo-nos filhos de Deus e ganhamos a filiação, já somos filhos e também herdeiros.Porém, se não atingirmos a plena filiação, isto é, se não formos maduros, transformados, totalmente santos e irrepreensíveis perante Ele, não poderemos tomar posse da herança. Precisamos então permitir que o Senhor trabalhe plenamente em nós.

Um comentário:

  1. Graças a Deus pela sua vida irmão Lauro.
    Nós do J.A. ficamos gratos pela sua participação, nos ajudando a levar o "Evangelho da Salvação" a quem precisa.

    Jonathas J. Pereira
    Editor-Chefe do J.A.

    ResponderExcluir