1. TEOLOGIA, A RAINHA DAS CIÊNCIAS
Os primeirosa utilizarem-se do vocábulo Teologia foram os gregos. A palavra já era conhecida nos tempos de Pitágoras – um dos primeiros e mais ilustres filósofos da Antiga Grécia.
Aplicavam-na inicialmente aos escritos que veresavam sobre os deuses. Acredita-se tenha sido Ferécideso primeiro a fazer uso da terminologia. Mais tarde, Aristóteles daria ao termo uma cunhagem mais científica. Em sua Filosofia Especulativa, a Teologia aparece como uma das divisões da Metafísica.
No século XII, vamos encontrar Pedro Abelardo aplicando o vocábulo às discussões acerca da religião. Tendo em vista sua abrangência e visto ser ela necessária a todos os ramos de conhecimento, a Teologia passou a ser vista como a rainha das ciências. Ela suplanta inclusive a Filosofia que, no mundo greco-romano, reinava absoluta e inquestionavelmente.
Se no máximo que a Filosofia logrou foi erigir um altar ao Deus desconhecido, a Teologia fez Deus conhecido, e mostrou ser possível reatar as relações entre o Criador e a criatura.
Continua…
Nenhum comentário:
Postar um comentário