Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Devocional do Dia - Deus permitiu para provar

Fonte: Pinterest.
“Estas, pois, são as nações que o Senhor deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã. Isso tão somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos as gerações que, dantes, não sabiam disso”
Jz 3.1-2

Quantas vezes, no decorrer de nossa trajetória, Deus permite que algumas coisas que não nos agradam, permaneçam como um espinho a nos aguçar?

É de forma didática que Deus permite determinadas situações em nossas vidas a fim de nos proporcionar um tipo de ensino que precisamos, mas que, na normalidade da vida, não conseguiremos alcançar. Israel é uma prova dessa didática de divina.

Longe de isentarmos Israel dessa necessidade de aprendizado, pois, ele realmente precisou.

Agora, na dimensão da Igreja, vemos que determinadas coisas continuam aí, como aios de Deus para nos ensinar que nem tudo acontecerá como queremos e muito menos que adversários ou problemas sumirão de perto de nós.

Segundo o versículo 2, é revelado o motivo das nações que ficaram para provar Israel, para lhes ensinar a guerrear.

Aquela geração era dos filhos dos que saíram do Egito, eram a geração nova que Deus dera para povoar a terra de Canaã.

Precisavam de experiência para defesa de sua terra, seu país e legado.

Aqueles “opressores cativos”, deixados com propósito divino, auxiliaram a formar o nacionalismo israelita, a identidade do povo e seu reconhecimento em tempo de dificuldade que Deus seria o único viável para socorrê-los.

Então, quando for reclamar de uma situação de constante oposição ou perseguição, lembre-se “o que essa situação está me ensinando?” ou “o que Deus quer me ensinar com essa situação?”.

Deus fará do jeito que quiser o que for necessário para nos preparar cada vez mais para vivermos o melhor do que Ele tem para nós.

Só não desista!

Bom dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário