|
Fonte: Pr. Paulo. |
Alcabideche (Cascais), Portugal, 12 de dezembro de 2024.
“Se você compreender que Deus está usando todas as dificuldades que você enfrenta para aperfeiçoá-lo, você ficará em paz.” — John MacArthur
Amados irmãos e companheiros na obra missionária,
Que a graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas.
O final de ano é uma excelente oportunidade para refletirmos e tirarmos lições para o ano que se inicia. Ao olharmos para o ano passado, podemos extrair lições valiosas para o futuro. O ano que está terminando foi desafiador: positivamente, alcancei objetivos pessoais e ministeriais, superei obstáculos e cresci muito; por outro lado, alguns objetivos ficaram por alcançar e certos desafios se intensificaram.
No entanto, descansamos na certeza de que Deus é soberano e não tem plano B. Ele controla tudo no universo e na história, incluindo os detalhes de nossas vidas, como vemos na história de José. Embora José não tenha planejado ser governador do Egito, Deus usou as dificuldades em sua vida para cumprir Seus propósitos.
A inveja e traição de seus irmãos o levaram ao Egito; a falsa acusação da esposa de Potifar o colocou na prisão; e sua experiência na prisão, com o esquecimento do copeiro, criou a oportunidade para ser apresentado ao Faraó no momento certo.
Essas circunstâncias não isentam os envolvidos de suas culpas, mas nos lembra da soberania divina e nos ensinam lições importantes: podemos aprender tanto com bons exemplos, que nos mostram o que devemos fazer, quanto com maus exemplos, que mostram o que devemos evitar.
As adversidades também revelam quem são os verdadeiros amigos, que nos apoiam, enquanto os falsos se afastam. Por isso, devemos valorizar aqueles que nos acompanham nas dificuldades. Assim como José, quando enfrentamos dificuldades e abandono, podemos confiar que Deus tem um propósito em nossas vidas.
Ele usa essas adversidades para nos ensinar lições que, de outra forma, não aprenderíamos, moldando-nos e cumprindo Seus planos. Essas experiências nos tornam mais resilientes, pacientes e sábios, promovendo nosso crescimento pessoal, emocional e espiritual, e fortalecendo nossa confiança em Deus.
Em todas as situações que enfrentamos, Deus está presente e age no momento certo, conforme Sua vontade. Ele guia nossos passos, transformando adversidades em oportunidades e dificuldades em bênçãos, para moldar nosso caráter e cumprir Seus propósitos (Gn 50.20).
Ao encerrarmos este ano, somos profundamente gratos a Deus por Seu cuidado e por tudo o que Ele fez em nós e por nós. Reconheço humildemente, como disse João Calvino, que “tudo que você vê de bom em mim é Cristo, tudo que você vê de mal, sou eu mesmo”. Deus, com Seu amor e fidelidade, nos sustentou, guiou e fortaleceu em cada momento, permitindo-nos superar muitos desafios e alcançar inúmeras vitórias.
Por favor, orem:
- Pela saúde física, emocional e espiritual de toda nossa família;
- Pelos desafios espirituais de Portugal;
- Pela melhoria das economias brasileira e portuguesa;
- Por novos mantenedores para nos apoiarem a completar o nosso sustento mensal;
- Por sabedoria e direção de Deus para os nossos próximos passos e planos.
Somos imensamente gratos a todos que com grande amor e dedicação têm nos apoiado na obra. Muito obrigado a todos por segurarem as cordas da oração e contribuição. Queremos aproveitar para desejar a todos um Feliz Natal e um Abençoado Ano Novo!
Com gratidão,
Pr. Paulo Henrique e família
-----------------------------------------------------
Nossas contas pessoais (em nome de Paulo Henrique P. Cunha):
BB (Ag 33159-3 C/C 6573-0) | ITAÚ (Ag 6116 C/C 00485-1)