Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Heresias

1. Esta palavra significa originalmente "escolha". Ela e usada com este sentido na LXX.

2. Um modo de pensar ou uma ação escolhida; consequentemente, uma opinião ou um ponto de vista mantido por um indivíduo (1 Co 11.19) ou por um grupo, como os fariseus (At 15.5; 26.5), os saduceus (At 5.17), ou os cristãos (At 24.5,14; 28.22).

3. Uma divergência dentro da igreja devido a um ponto de vista diferente (1 Co 11.19; G1 5.20).

4. Um desvio da doutrina da verdade biblicamente revelada, ou uma visão equivocada (Tt 3.10; 2 Pe 2.1).

Paulo diz que as heresias, no sentido de opiniões divergentes, devem surgir como um passo necessário para o desenvolvimento da doutrina verdadeira (1 Co 11.19). As maiores disputas que levaram aos Concílios de Niceia e Calcedônia ilustram bem essa afirmação.

A igreja primitiva lutou contra algumas heresias doutrinarias perigosas e rejeitou aqueles que as ensinavam (cf. Tt 3.10).

Cenário Brasileiro

Infelizmente, estamos com diversas heresias em diversos níveis da fé brasileira.

Temos um "mercado das pulgas" referente aos itens ungidos e abençoados para os mais diversos fins. Temos profetas, apóstolos, sacerdotes, místicos e uma outra dúzia de "títulos", todos de alto nível, dentro de templos onde o povo como já avisava Jesus (Mt 22.29).

Pela história somos um país nascido do colonialismo extrativista, logo a maioria das bases do povo formado e chamado de brasileiro, têm sua iniciação de escravos, índios e imigrantes. Diferente de países com Estados Unidos da América, onde a colonização foi para ocupar a terra, "encher" o território.

Não temos cultura de leitura, na sociedade atual mesmo com todo o acesso a literatura mundial a um clique, a parcela que lê, sem estar cursando qualquer nível acadêmico que seja, é pequena.

Não é um privilégio mais de uma classe social apenas como a cem anos atrás por exemplo. Qualquer um pode ter acesso aos mais diversos tipos de conteúdos, inclusive o bíblico. A Sociedade Bíblia Brasileira - SBB, tem feito um grande trabalho só ela isso sem somar as demais editoras do segmento.

Fonte: http://www.sbb.org.br/wp-content/uploads/2017/02/tabela-numero-de-biblias.pdf.
Acesso em: 08 ago. 2017.

Mesmo com milhões de Bíblias distribuídas e "debaixo dos braços" do povo, ainda não há uma leitura aprofundada das Escrituras.

O povo ainda continua usando-a como um acessório na "vida de crente" e comendo só o que lhe põe na boca, se colocarmos as Escrituras como o "alimento do cristão".

Devemos buscar ler, aprender e viver a revelação já dada a nós por intermédio do Espírito de Deus sobre os autores do Antigo e Novo Testamentos. Muitos vivem "mendigando" alimento e só recebem migalhas já estragadas.

A ignorância do povo quanto a revelação bíblica foi a causa de diversas derrotas e castigos sobre o povo hebreu ao longo de todo o AT. Foi duramente repelida por Paulo, Pedro, João e os demais "Pais da Igreja" desde os primórdios.

Devemos lutar pessoalmente contra heresias lendo a Palavra, orando para que Espírito Sando fale conosco e ilumine-nos a respeito do conhecimento que está em nossas mãos.

Homens amantes de si mesmos (2 Tm 3.2) tem minado a entrada no céu de muitos e esse tem batido palmas para esse homens pelo desconhecimento da Bíblia.

Que possamos ter a Bíblia como régua de medida, como nossa bússola que aponta para o céu.

Preguemos Jesus como Salvador, sua Palavra como revelação e Seu Espírito Santo como agente da santificação na vida do aspirante ao céu.

Fonte:
PFEIFFER, Charles F.; VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. 2. ed. Rio de Janeiro: Cpad, 2007. 2050 p. Verbete HERESIA, pág. 915.

WEB, Alagoas. Distribuição de Bíblias no Brasil cresceu 15% no ano passado: Sociedade Bíblica do Brasil é uma das maiores do mundo. 2012. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2017.

PRIME, Gospel. Distribuição de Bíblias digitais cresce no Brasil: Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, foram mais de 1,5 milhão em 2016. 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2017.

BRASILEIRA, Sociedade Bíblica. Evolução da distribuição de Bíblias no Brasil pela SBB: Distribuição de Escrituras no Brasil em 2016. 2017. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário