Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 31 de março de 2012

A Bíblia Responde 24

Ao perder o Empregosafetyfirst21_thumb

Poucas são as pessoas que não passarão por esta situação onde nunca ninguém está preparado.

Muitos surtam, desesperam, choram, morrem (!) por causa desta situação. A Bíblia nos ensina a confiarmos no Senhor tudo o que temos e somos, pois, Ele é o nosso sustento na tempestade ou na bonança.

Meditemos nas palavras do Livro.

Jeremias 29.10-14

“Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.”

Lucas 16.1-13

”E DIZIA também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens. E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo. E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha. Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas. E, chamando a si cada um dos devedores do seu SENHOR, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor? E ele respondeu: Cem medidas de azeite. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e assentando-te já, escreve cinqüenta. Disse depois a outro: E tu, quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e escreve oitenta. E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”

Filipenses 4.10-13

“Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”

_____________________________

Crer é confiar!

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

Respostas!!!!!

respostaCreio que você irá acertar bastante hoje.

1 – Jr 2.36

2 – Mt 4.2, Lc 4.2, Mt 21.18 e Mc 11.12

3 – Gn 40.5-22

4 – At 9.19-20

5 – Jr 38.7-13

6 – Jó 4.1-17

7 – 2 Rs 4.1-7

8 – Lc 1.19; Jd 9 e Ap 9.11

9 – Gn 20.7

10 – At 19.29-31

Até a próxima!

É PRECISO SER TRANSFORMADO

Romanos 12.1-2

Quando Deus enviou Jesus ao mundo, tinha um propósito: mudar a vida das criaturas. Jesus veio e implantou no mundo uma forma de vida, a saber, a vida transformada. Nada melhor do que obedecer à ordem de Deus: Transformai-vos.

I. O que significa ser transformado?
  1. Arrepender-se e crêr no Evangelho (Mc 1.15);
  2. É o reino de Deus na vida (Mt 4.17);
  3. Receber o Evangelho do reino de Deus (Lc 4.43);
  4. Crucifica o velho homem (Rm 6.6);
  5. Nascer de novo (Jo 3.3);
  6. Não permanecer nas trevas (Jo 12.46)

II. Como alcançar a transformação?

  1. Transformai-vos pela renovação da vossa mente (v. 2);
  2. Pela lavagem da regeneração (Tt 3.5);
  3. Nascer da água e do Espírito (Jo 3.5);
  4. Através da graça (2Tm 1.9);

III. Efeitos da transformação da vida

  1. Oferece o corpo em sacrifício a Deus (v. 1);
  2. Conhece a vontade de Deus (v. 2);
  3. Não fica conformado com este século (v. 2);
  4. Vitória sobre o mundo (1Jo 5.4);
  5. Subirá para o reino celestial (2Tm 4.18);

Sem a transformação, isto é, sem o domínio de Deus na vida, não entraremos no reino celestial. É preciso deixar Deus reinar agora em nós para que possamos reinar eternamente com ele.



Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

sexta-feira, 30 de março de 2012

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

Business questionVamos lá ao que interessa!

1 – Que profeta repreende ao povo por viver vagabundo?

2 – Quantas vezes é mencionado que nosso Senhor estava com fome?

3 – Quais foram os homens que na mesma prisão tiveram sonhos diferentes e verídicos na mesma noite?

4 – Onde Paulo pregou seu primeiro sermão?

5 – Quando um negro ajudou a salvar a vida de um profeta?

6 – Quem perguntou: “Será o homem mais justo do que Deus?”

7 – Quando um milagre habilitou uma mulher a pagar as suas dívidas?

8 – Quais são os anjos mencionados pelo nome no Novo Testamento?

9 – Qual é o primeiro homem descrito na Bíblia como profeta?

10 – Onde a Bíblia fala de um teatro?

Resposta amanhã pela manhã. Confira!

Jesus ensinou…

religião

Jesus ensinou que deveríamos seguir por liberdade e não por imposição.

Jesus ensinou a amar por ver o bem do próximo e não para receber algo do próximo.

Jesus ensinou a trilhar o caminho ao céu e não trilhar o caminho ao nosso ego.

Jesus ensinou o que precisamos para entrar no céu e não o que queremos para ir ao céu.

Jesus ensinou o preço do amor e não a cobrar por este amor.

Jesus ensinou “o caminho” e não “os atalhos” ao céu.

Jesus ensinou que não somos auto-suficientes e não que somos super cristãos.

Jesus ensinou muitas coisas e será que nós temos aprendido?

quinta-feira, 29 de março de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS

ABISAI

Abisai era o irmão mais velho de Joabe e Asael, os filhos de Zeruia, irmã de Davi (a Bíblia não nos diz quem é o pai deles.). Joabe era comandante do exército de Davi.
Abisai e Asael eram, é claro, homens de grande coragem, tal como o tio e líder, Davi. O rei
Saul perseguia Davi, pois queria matá-lo, e os dois exércitos estavam acampados para passar a noite. Davi e Abisai esgueiraram-se até o local onde ele dormia. Abisai queria matá-lo, e disse a Davi que poderia fazer isso com um só golpe de lança.

No entanto, Davi, na esperança de convencer Saul que não queria fazer nenhum mal ao rei, proibiu Abisai de atentar contra a vida do rei. Para mostrar que estiveram ali, eles roubaram a lança e o jarro com água de Saul (1Sm 26.6-12). Quando descobriu o que acontecera, Saul admitiu que estava errado e convidou Davi a voltar ao palácio. No entanto, por não ignorar a paranóia de Saul e por saber que o rei tentaria matá-lo, Davi fugiu para a terra dos filisteus.

Em uma batalha posterior, o general
Abner matou Asael, o irmão mais moço de Abisai e Joabe, gerando uma rivalidade mortal que, por fim, terminaria com o assassinato de Abner. Depois da morte de Saul, Abner desiludiu-se com Is-Bosete, o herdeiro de Saul, por ele passar para o lado de Davi. Abisai e Joabe, no entanto, assassinaram Abner por não tolerarem sua presença (2Sm 3.30).
Abisai era um grande guerreiro. Na batalha com um dos gigantes filisteus, Davi quase foi derrotado, mas Abisai veio em sua ajuda e matou o gigante (2Sm 21.17). Essa foi a razão por ter sido escolhido para comandar o batalhão dos "Trinta", um comando de elite. Em outro incidente, ele, sozinho, matou trezentos filisteus só com uma lança (2Sm 23.18).

Abisai era um sujeito de temperamento esquentado, e é possível observar esse detalhe não só no incidente no acampamento de Saul e no assassinato de Abner, mas também quando a revolta de Absalão forçou Davi a fugir de Jerusalém. Enquanto Davi fugia, foi insultado e apedrejado por Simei, parente de Saul. Abisai queria cortar a cabeça daquele "cão morto", mas Davi não permitiu que fizesse isso (2Sm 16.9).

Quando Davi, vitorioso, retornou para Jerusalém, Simei, junto com mil homens que o apoiavam, encontrou-se com Davi e pediu-lhe perdão. Abisai queria matar todos eles e, mais uma vez, Davi o proibiu de fazê-lo (embora, em seu leito de more, ele aconselhe Salomão a matar Simei, o que Salomão acaba fazendo).

Abisai permaneceu leal a Davi durante todos os momentos, os bons e os maus. Não há registro de sua morte. Não há menção a seu nome na luta pelo trono após a morte de Davi, o que seria um indício de que ele morreu antes de Davi.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

A FAMÍLIA; Nome

O ato de dar um nome à criança acompanhava geralmente o da circuncisão. Isso aconteceu no caso de Jesus (Lc 2.21). Os nomes tinham normalmente um significado na família e é interessante examinar esses significados quando se encontram à margem da Bíblia. O nascimento e o nome eram tão importantes que o nome do pais muitas vezes mudavam. Os pais passavam a ser chamados de "pai de x" e "mãe de y".

A mãe permanecia em casa depois do nascimento: sete dias para um menino e quatorze para uma menina. Trinta e três dias depois (66 no caso de uma menina) ela estava pronta para fazer as ofertas costumeiras. Um pombo ou uma rola eram geralmente oferecidos como uma oferta pelos pecados para reconciliar a mulher com Deus (Lv 12). Quando a pessoa era pobre, outro pombo podia substituir o cordeiro. A oferta pelo pecado parece ter indicado que a mulher estava ritualmente impura, como durante a sua menstruação (Lv 15.19-24). A impureza ritual não era contaminação por causa do nascimento, mas um meio de proteger a mulher das relações sexuais em períodos de fraqueza e possível constrangimento.

No caso de um primeiro filho, era necessário pagar cinco ciclos em dinheiro como resgate, pois todos os primogênitos pertenciam a Deus desde o dia da preservação do primogênitos judeus na primeira Páscoa (Nm 18.15,16).

As crianças eram geralmente amamentadas pela mãe (ou, se necessário, por uma ama), e isso quase sempre durante vários anos (veja 1 Sm 1.24; Sl 131.2; Mc 7.27). Havia uma celebração no dia em que a criança era desmamada (Gn 21.8).



Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

quarta-feira, 28 de março de 2012

MULHERES NA EVANGELIZAÇÃO

Jesus ratificou o ministério das mulheres no evangelismo. Isso ficou bem evidente na sua interação com a mulher samaritana no poço de Sicar (Jo 4.1-30). Judeus e samaritanos não se relacionavam por razões culturais. Além disso, era considerado impróprio um rabino falar com uma mulher em público. A preocupação de Jesus com essa mulher foi, portanto, algo revolucionário. Depois daquele encontro, ela voltou para sua cidade e contou a todos o que havia acontecido, e muitos creram em Jesus por causa do testemunho dela (vs. 28,39).

Naquela época, as mulheres não eram consideradas testemunhas idôneas, mas Cristo escolheu uma mulher para ser uma testemunha.

Deus escolheu mulheres para serem as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo (Mt 28.1-8), e foi a elas que o Cristo ressurreto confiou sua primeira mensagem para os discípulos (Jo 20.15-18). A descida do Espírito reforçou ainda mais o papel das mulheres na evangelização, pois tanto elas quanto os homens receberam poder para testemunhar até os confins da terra (At 1.8). A fundação da igreja de Filipos envolveu a participação de mulheres (At 16.11-15), e o mesmo ocorreu com a expansão do evangelho em Beréia (At 17.12). As mulheres do Novo Testamento foram comissionadas, juntamente com os homens, para serem "a luz do mundo" e, em função disso, estiveram sempre amplamente envolvidas no ministério do evangelização (Mt 5.14-16).


Fonte: "A Bíblia da Mulher", editora MC e SBB - pág. 1311;



Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Professor da E.B. – Recursos Didáticos 5/8

Objetivos do emprego de recursos audiovisuais

bode1) Enriquecem a experiência sensorial, base da aprendizagem. Tudo deve passar previamente pelos sentidos;

2) Facilitam a aquisição e a fixação da aprendizagem;

3) Têm forte poder motivador, constituindo-se em uma das mais importantes fontes de incentivação;

4) Estimulam a imaginação e a capacidade de abstração do aluno se usados sem excesso;

5) Economizam tempo, já que longas explicações são substituídas, com vantagem para a observação de um espécime, por exemplo;

6) Estimulam as atividades discentes se usados dinamicamente e como ponto de partida para tais atividades;

7) Enriquecem o vocabulário dos alunos se o professor sabe tecer comentários apropriados sobre o que os alunos viram ou ouviram;

8) Se bem utilizados, os recursos contribuem para o desenvolvimento da capacidade criativa do aluno, pois:

  • Motivam e despertam o interesse.
  • Vitalizam a atividade do aluno.
  • Favorecem o desenvolvimento da capacidade de observação.
  • Dão consistência ao essencial de cada tema.
  • Reforçam a aprendizagem, possibilitando uma integração das diversas atividades.
  • Aproximam o aluno da realidade.
  • Visualizam ou concretizam os conteúdos da aprendizagem.
  • Fornecem material de experiência.
  • Ilustram as noções mais abstratas.
  • Permitem a fixação da aprendizagem.
  • Oferecem informações e dados.
  • Servem para desenvolver o domínio psicomotor.
  • Valem para a experimentação concreta.

A próxima é Professor da E.B. – Recursos Didáticos 6/8

terça-feira, 27 de março de 2012

A Bíblia Responde 23

Diante de um julgamento ou demanda judicial

até q pt-Todos estamos diante de leis os tempo todo, sejam leis humanas, sejam leis divinas.

Deus nos conclama a obedecermos as leis e suas respectivas autoridades, mas até o ponto em que as Suas leis e preceitos não sejam infligidos.

Vejamos o discorre sobre o assunto na Palavra:

Salmo 26

“JULGA-ME, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei. Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração. Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade. Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados. Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios. Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, SENHOR, ao redor do teu altar. Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas. SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória. Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos, Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos. Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim. O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao SENHOR.”

Isaías 50.4-11

“O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem. O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retirei para trás. As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam. Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado. Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim. Eis que o Senhor DEUS me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles como roupas se envelhecerão, e a traça os comerá. Quem há entre vós que tema ao SENHOR e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do SENHOR, e firme-se sobre o seu Deus. Eis que todos vós, que acendeis fogo, e vos cingis com faíscas, andai entre as labaredas do vosso fogo, e entre as faíscas, que acendestes. Isto vos sobrevirá da minha mão, e em tormentos jazereis.”

Mateus 5.25-26

“Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.”

Lucas 18.1-8

“E CONTOU-LHES também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. E traziam-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos. Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele. E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?”

____________________________________________________

Buscar ao Senhor é a melhor maneira de defender-se.

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


CIRCUNCISÃO:


A criança do sexo masculino era circuncidado oito dias depois de seu nascimento pelo chefe da família ou por um médico.

Uma bênção era dita: Bendito seja o Senhor nosso Deus que nos santificou pelos seus preceitos e nos deu a circuncisão.

Havia geralmente um tipo de celebração familiar durante os oito dias entre o nascimento e a circuncisão.

É difícil saber o que a circuncisão significava a princípio.

Antes de ser adotada pelos judeus, era possivelmente adotada como um rito de inicialização em que o vigor e a sexualidade do jovem eram dedicado a sua divindade.

Deus deu então esta celebração aos judeus como um sinal de que toda nação estava dedicada a Ele desde o início(Gn 17.10).


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

segunda-feira, 26 de março de 2012

Agora virou festa!?

Cartilha do governo libera nudez sem apelo sexual em TV e cinema
Novo guia de classificação indicativa foi lançado nesta semana. Objetivo é informar sobre faixas etárias e alertar sobre influência das cenas.
O Ministério da Justiça lançou nesta semana uma cartilha que torna "livre" (sem restrição de idade) a classificação indicativa para cenas de nudez sem apelo sexual na televisão e no cinema. Segundo o ministério, "o guia torna mais claro que o apelo erótico pode ser mais determinante na classificação das obras do que a nudez sem apelo".
Na cartilha anterior, de 2009, já era considerada livre a exibição de imagens de nudez com contexto artístico, científico ou cultural - como, por exemplo, em documentários indígenas. Agora, o guia especifica que, além desses casos, cenas de nudez sem apelo sexual também não são consideradas inadequadas para crianças.
A nova cartilha, que faz parte da campanha "Não se Engane" do Ministério da Justiça, foi lançada na última segunda-feira (19) e traz outras mudanças na classificação indicativa de audiovisuais.
O guia serve de orientação para os pais ao alertar sobre a influência que as obras audiovisuais podem ter na formação das crianças e, segundo o ministério, não tem o objetivo de censurar as obras. A pasta diz que, em 90% dos casos, a classificação coincide com aquela que é feita pelos próprios veículos.
Na cartilha recém-lançada, um novo critério foi criado: "o grau de intensidade de relações sexuais presentes na obra". O item "Carícias sexuais" não é recomendado para menores de 12 anos e o "relações sexuais intensas" não é recomendado para menores de 16.
O diretor-adjunto do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do ministério, Davi Pires, diz que a mudança não teve por objetivo abrandar a classificação, mas sim deixar os critérios mais claros para os pais e veículos.
"A nudez não erótica não é problemática. Quando ela é erotizada, a criança pode querer imitar ou simular o que vê na cena, de forma precoce. Nossa preocupação é a erotização de crianças", diz.
Outra alteração foi a redução da faixa etária de 12 para 10 anos em imagens com "uso medicinal de drogas ilícitas".
Sobre eventuais críticas de grupos conservadores sobre a mudança, Pires diz que, em geral, elas partem do extremo. "Uma política pública tem que ser feita pela média", afirmou. Ele ressalta que os pais têm autonomia para vetar ou autorizar os filhos a assistir às obras.
O Guia Prático da Classificação Indicativa está disponível no portal do MJ, com explicações sobre as cenas inadequadas ou não recomendadas para idades abaixo de 10, 12, 14, 16 e 18 anos. De acordo com o MJ, o texto do guia foi desenvolvido por uma equipe de analistas com base na frequência de cenas, diálogos e imagens que contenham violência, uso de drogas e sexo/nudez.
Fonte:http://www.noticiascristas.com/, http://missoesbebedouro.blogspot.com.br

domingo, 25 de março de 2012

É cada uma …

3 Tipos de Crentes - Crente Açucar

Vigia Cristão!

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


A FAMÍLIA; Nascimento

A mulher gravida não devia tomar banho quente para evitar o aborto e tambem não devia comer certas coisas; vejetais verdes , comida salgada e gordura, para não prejudicar o feto.

A parteira local fazia o parto, que geralmente acontecia em casa (Ex 1.15-19; Jr 20.14-15).

O recem-nascvido era lavado e depois passado sal em sua pele, na crença de que isso iria endurece-la.

A mãe judia pensava que os membros dos filhos cresciam retos e firmes se fossem presos com tiras de pano apertada em torno do corpo como as que chamamos de faixas.

Essas era bandagens de 100 a 120 mm de largura e de 5 ou 6 metros de comprimento (veja Ez 16.14; Lc 2.12).


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

sábado, 24 de março de 2012

FRASES


A JUSTIÇA SEM AMOR TE FAZ IMPLACAVÉL.



Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

A Bíblia Responde 23

Como enfrentar os desastres da natureza?

26742_1600x1200-wallpaper-cb1287154925Temos visto se intensificar em todo o mundo terremotos, tsunamis, enchentes, incêndios, mas o que acontece quando isso está a nossa porta?

Nestes momentos a confiança em um Deus que tudo pode é o diferencial entre os que vivem e os que morrem.

Deus falou e a Bíblia nos mostra.

Gênesis 8-9.17

“A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e recolheu-a consigo na arca. E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca. E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra. Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele. E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta. E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca. Então falou Deus a Noé dizendo: Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos. Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.”

Jó 36.22-37.13

“Eis que Deus é excelso em seu poder; quem ensina como ele? Quem lhe prescreveu o seu caminho? Ou, quem lhe dirá: Tu cometeste maldade? Lembra-te de engrandecer a sua obra, que os homens contemplam. Todos os homens a vêem, e o homem a enxerga de longe. Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar. Porque faz miúdas as gotas das águas que, do seu vapor, derramam a chuva, A qual as nuvens destilam e gotejam sobre o homem abundantemente. Porventura pode alguém entender as extensões das nuvens, e os estalos da sua tenda? Eis que estende sobre elas a sua luz, e encobre as profundezas do mar. Porque por estas coisas julga os povos e lhes dá mantimento em abundância. Com as nuvens encobre a luz, e ordena não brilhar, interpondo a nuvem. O que nos dá a entender o seu pensamento, como também ao gado, acerca do temporal que sobe. SOBRE isto também treme o meu coração, e salta do seu lugar. Atentamente ouvi a indignação da sua voz, e o sonido que sai da sua boca. Ele o envia por debaixo de todos os céus, e a sua luz até aos confins da terra. Depois disto ruge uma voz; ele troveja com a sua voz majestosa; e ele não os detém quando a sua voz é ouvida. Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não podemos compreender. Porque à neve diz: Cai sobre a terra; como também à garoa e à sua forte chuva. Ele sela as mãos de todo o homem, para que conheçam todos os homens a sua obra. E as feras entram nos seus esconderijos e ficam nas suas cavernas. Da recâmara do sul sai o tufão, e do norte o frio. Pelo sopro de Deus se dá a geada, e as largas águas se congelam. Também de umidade carrega as grossas nuvens, e esparge as nuvens com a sua luz. Então elas, segundo o seu prudente conselho, se espalham em redor, para que façam tudo quanto lhes ordena sobre a superfície do mundo na terra. Seja que por vara, ou para a sua terra, ou por misericórdia as faz vir.”

Salmo 29; 124; 36.5-9

“DAI ao SENHOR, ó filhos dos poderosos, dai ao SENHOR glória e força. Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade. A voz do SENHOR ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o SENHOR está sobre as muitas águas. A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade. A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR quebra os cedros do Líbano. Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens. A voz do SENHOR separa as labaredas do fogo. A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades. A voz do SENHOR faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória. O SENHOR se assentou sobre o dilúvio; o SENHOR se assenta como Rei, perpetuamente. O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz.”

“SE não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel; Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós. Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma; Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma; Bendito seja o SENHOR, que não nos deu por presa aos seus dentes. A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra.”

“Sejam como a moinha perante o vento; o anjo do SENHOR os faça fugir. Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do SENHOR os persiga. Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, a qual sem razão cavaram para a minha alma. Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o a rede que ocultou; caia ele nessa mesma destruição. E a minha alma se alegrará no SENHOR; alegrar-se-á na sua salvação.”

25296_1280x1024-wallpaper-cb1283871122Jeremias 31.35-37

“Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre. Assim disse o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR.”

Romanos 8.31-39

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

1 Pedro 1.3-12

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.”

_________________________________________

Se há um a quem recorrer, este alguém é Deus!

FRASES


A INTELIGÊNCIA SEM AMOR TE FAZ PERVERSO.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

tira-somos-7-bilhoes-no-mundo-psicologo

Respostas!!!

Vamos ver se vocês foram bem no teste de hoje.

1 – Et 6.1; Dn 2.1-6.18

2 – 2 Rs 19.35

3 – 2 Sm 17.23

4 – Gn 45.15

5 – Dn 4.33

6 – Js 2.18-21; 6.22-25

7 – 1 Rs 18.38

8 – Êx 21.5-6

9 – Lc 17.32

10 – Jó 6.6

Comente este post, coloque o seu resultado aqui.

PERSONAGENS BÍBLICOS


BALAQUE

Balaque , filho de Zipor, era rei de Moabe temia os israelitas.

Estes haviam derrotado de forma fragorosa os amorreus e matado seu rei, prosseguindo adiante para fazer o mesmo com Ogue, rei de Basã.

Os dois recusaram-se a permitir o avanço dos israelitas enquanto se dirigiam ao mar morto em sua primeira conquista de Canaã.

Depois da derrota de Arnom e Basã, os israelitas estavam se aproximando de Moabe.

Balaque procurou o Profeta Balaão, pensando em contrata-lo para proferir uma maldição contra os israelitas (Nm 22.2 em diante)
Balaão recusou fazer isso, dizendo que os israelitas eram abençoados, mas acabou sucumbindo ao encanto da vultosa recompensa que lhe fora oferecida e concordou em atende-lo.

Deus, porem, entrou em sua boca e ele proferiu uma bênção, em vez de maldição.

A derrota de Moabe é lembrada como um exemplo da intervenção salvivica de Deus e de seu favor para com seu povo.

Balaque é ultrajado no Livro de Apocalipse (2.14) por ter ensinado a idolatria e a imoralidade para os israelitas.

Isso provavelmente é por causa de episódios posteriores, quando os israelitas aceitam os casamentos mistos com os moabitas e foram corrompidos em sua religião.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

Duvida_Vamos ver se vocês continuam bem nos conhecimentos bíblicos.

1 – Quais foram os reis que sofreram de insônia?

2 – Quando morreram 185.000 soldados em uma noite?

3 – Onde se fala do primeiro homem que se enforcou?

4 – Quem beijou seus irmãos e depois chorou sobre eles?

5 – Qual foi o rei cujas unhas cresceram como as de um pássaro?

6 – Quais vidas foram salvas por um fio vermelho?

7 – Quando foram consumidos pelo fogo, pedras, pó e água?

8 – Onde lemos de homens que teriam suas orelhas furadas por causa do amor?

9 – Qual é a única mulher de quem diz a Bíblia que nos lembremos?

10 – Onde sugere a Bíblia que se deve comer ovos com sal?

As respostas logo mais ao final do dia.

Professor da E.B. – Recursos Didáticos 4/8

Critérios para a Utilização

calvin&harodotira50Os recursos não são substitutos do professor, pois seu uso efetivo requer um enérgico e imaginativo aproveitamento. Ninguém fará uso suficiente dos recursos sem descobrir todas as possibilidades de sua utilização.

Existem as mais diversas situações de aprendizagem em que os recursos são, em geral, de grande utilidade. O seu valor, em termos de rendimento do aluno, depende da maneira como são usados e das técnicas utilizadas nesse uso. Certos aspectos de importantes valores e relações de causas e efeitos escapam à observação, a menos que se oriente o pensamento dos alunos.

O professor, ao perder de vista o verdadeiro propósito didático dos recursos, pode prejudicar todo o processo da aprendizagem. Os recursos são excelentes meios de conseguir a atuação e o interesse do aluno, e nunca o objetivo principal da atividade. Eles possuem caráter instrumental, só têm valor  como meios auxiliares que completam e facilitam a ação docente.

Para sua reflexão

“A eficiência de nosso ensino não se avalia com base naquilo que o professor faz, mas no que o aluno faz, em decorrência de nossa prática didática.” – Howard Hendricks

____________________________

A próxima é Professor da E.B. – Recursos Didáticos 5/8

quinta-feira, 22 de março de 2012

Quanto tempo?

Quanto TempoQuanto tempo você tem?

Quanto você tem?

Quanto tem?

Olhe e veja o que há ao seu redor,

Jesus Cristo te chamando,

Oferecendo o melhor.

Não, á areia da ampulheta acabar,

de grão em grão sem perceber,

ela se vai até cessar, até perecer.

Sua vida por fim se acaba assim,

Aceite a Cristo hoje e não terás o mesmo fim

Sim terás em agora um novo começo,

meio e sem fim.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

images (2)Respostas!!!!!

1 – Êx 2.9

2 – 1 Sm 20.33

3 – Jz 16.19-21

4 – Jn 3.1-3

5 – Et 1.3-4

6 – At 16.26

7 – 1 Sm 18.27

8 – 2 Rs 20.1-6

9 – At 28.3

10 – Am 9.3

Comente este post, coloque o seu resultado aqui.

PERIGO DENTRO DE CASA


Aliado ou Inimigo?

Sei que a Internet é sem duvida um grande ajudador nos dias atuais, porem também não devemos descuidar dos males que pode causar se não usada de maneira Cristã.
Somos tentados por ela por apenas um clique, que as vezes nos coloca muito longe de Deus e perto demais do fatídico inferno.
Portanto a família brasileira precisa combater, urgentemente este tão forte inimigo que ora se coloca dentro de nossas casas causando estragos quase irreparáveis.
Porem para isso devemos tomar uma certa precaução em relação ao uso deste instrumento com certa urgência:
1.Usar de forma Cristã, sábia e equilibrada a Internet.

2.Não ficar tempo exagerado diante do computador.

3. Clicar somente em locais seguros e bem conhecidos.

4. Dedicar mais tempo aos relacionamento pessoais do que aos virtuais.

5. Usar sempre a Internet com a MENTE DE CRISTO, para edificar e evangelizar.

6. Excluir ou deletar tudo aquilo que não agrada a Deus.

7. Desligar o computador na hora certa, especialmente quando a tentação chegar ( a Bíblia disse " resisti ao Diabo e ele fugirá de vós, ... evitai a aparência do mal".

8. Receber e enviar mensagens que sejam edificantes e que possa glorificar o nome do Deus Santo.

9. Evitar jogos violentos ou de azar (aqueles joguinhos de carta no computador para matar o tempo!!! - pois eles podem se tornar vicio.

10. Fazer uma aliança com os próprios olhos, em sinal de integridade, como fez o servo Jó (Jó 31.1)

Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

A Bíblia Responde 22

ghosts_by_lady_dementiaDiante duma vida solitária?

Somos uma família ao estarmos em Cristo.

Sentimentos de solidão e pequenez sobre veem naqueles que se isolam pensando que companhia é somente o físico e desprezam o espírito.

Avalie a sua situação a luz da Bíblia.

1 Coríntios 7.25-38

“Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel. Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim. Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos. Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma. Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se. Todavia o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem. De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor.”

1 Coríntios 12.1-31

“ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.”

________________________

O Senhor está com aqueles que estão com Ele.

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

Duvida_Vamos ver se vocês estão afiados na Palavra.

1 – Quando foi assalariada uma mãe por nutrir seu próprio filho?

2 – Quem tentou assassinar seu próprio filho durante um jantar?

3 – Quem perdeu sua liberdade por haver perdido seu cabelo?

4 – Quem foi o primeiro missionário dos gentios?

5 – Quem fez uma festa que durou 180 dias?

6 – Quando um terremoto abriu as portas de uma prisão?

7 – Quem ganhou uma esposa por matar 200 homens?

8 – Quem, pela oração, teve sua vida aumentada por 15 anos?

9 – Qual dos apóstolos foi mordido por uma cobra?

10 – Onde se lê, na Bíblia, de uma serpente marítima?

As respostas logo mais ao final do dia.

segunda-feira, 19 de março de 2012

FRASES


Não se dorme até os filhos fazer 5 anos.

Não se dorme depois que eles fazem quinze.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

A Bíblia Responde 21

Como enfrentar a prisão?

Difícil situação. Contudo a Palavra nos ajuda e ressalta a confiarmos e prosseguirmos.

Vemos o atual caso na mídia do Pr. Yosef Nadarkani que independente das notícias de morte ou vida preso foi por apenas pregar, professar o amos a Cristo.

Vejamos o que o Livro Santo tem a dizer:

Lamentações 2.34-36

“Até nas orlas dos teus vestidos se achou o sangue das almas dos inocentes e necessitados; não cavei para achar, pois se vê em todas estas coisas. E ainda dizes: Eu estou inocente; certamente a sua ira se desviou de mim. Eis que entrarei em juízo contigo, porquanto dizes: Não pequei. Por que te desvias tanto, mudando o teu caminho? Também do Egito serás envergonhada, como foste envergonhada da Assíria.”

Mateus 25.31-46

Salmo-91“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”

Lucas 4.16-21

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.”

______________________________________

Como nós enfrentaríamos a prisão? Pense nisso!

Professor da E.B. – Recursos Didáticos 3/8

Critérios para a seleção dos recursos didáticos

calvin&harodotira51Seria fácil selecionar recursos se as pessoas tivessem os mesmos objetivos e as mesmas experiências. Entretanto, sabemos que em um mesma classe há diferenças significativas entre os estudantes. Logo, um recurso didático idêntico, único, como o quadro-de-giz, por exemplo, pode não ter o mesmo valor para alunos de diferentes faixas etárias.

Não se deve utilizar qualquer recurso didático sem um planejamento. É necessário, antes, adequar e preparar o ambiente.

Para crianças de pouca idade, aconselha-se a utilização de cartazes, flanelógrafo, quadro de pregas, quadro didático etc., apresentando figuras de traçado simples e coloridas, com poucos detalhes; material que a criança possa manipular como peças para montar, quebra-cabeça ou jogos didáticos. Evite material de projeção.

Para adolescentes, a variação pode ocorrer desde o quadro-de-giz até os audiovisuais mais sofisticados e as programações escritas ou eletrônicas.

Depois que o professor definir a função eminentemente ativa dos recursos no processo da aprendizagem, deverá ater-se à seguinte sequencia operacional:

a) Selecionar e analisar cuidadosamente o material

Tendo sempre em vista os objetivos a serem atingidos e considerando que nenhum recurso pode ser utilizado sem o estudo cuidadoso do momento adequado de sua aplicação. Neste ponto, o mestre deverá fazer alguns questionamentos: O recurso que pretendo utilizar é realmente bom? Contribui para atingir o objetivo visado? O que ficará na mente do meu aluno? Apenas o objeto? A figura? a Imagem? Ou a mensagem?

b) Estabelecer uma ordem de prioridade e relacionamento entre os recursos

Evitando que eles se transformem em um mero mostruário, desvinculado dos objetivos reais da dinâmica da aprendizagem;

c)Aproveitar todas as possibilidades didáticas dos recursos

Eles devem ser utilizados como estímulos ao pensamento do aluno, induzindo-o a estabelecer as relações e implicações daquilo que lhe é mostrado, dito ou demonstrado;

d) Apresentar os recursos de maneira clara, simples e acessível ao aluno

Visando fundamentalmente dar a ele condições de desenvolver sua capacidade de compreensão, interpretação e aplicação, evitando, assim símbolos confusos e deformações artificiais.

____________________________

A próxima é Professor da E.B. – Recursos Didáticos 4/8

domingo, 18 de março de 2012

Pergunta Curta, Resposta Rápida!

BALANA~1Repostas

1 – Et 8.9

2 – Jz 16.30

3 – Jr 38.6

4 – Dn 3.21

5 – Gn 37.28

6 – Jz 3.17

7 – I Sm 13.19

8 – Jz 6.19

9 – Gn 21.20

10 – I Rs 13.24-26

Comente este post, coloque o seu resultado aqui.

Você já praticou hoje?

2

Se ainda não, ainda há tempo!

QUAL É A SUA PREOCUPAÇÃO?


Testo de referencia (Lucas 16.13)

Os ensinamentos do Senhor sobre dinheiro em Lucas 16 são tão atuais como o jornal de hoje.

Alguns fariseus ouviram quando Jesus contou a parábola sobre o administrador infiel.

Ele disse: não podeis servir a Deus e ao dinheiro (riquezas), os fariseus zombaram disso , porque amavam o dinheiro.

Jesus respondeu: o que é elevado entre os homens é abominação diante de Deus ( v 15).

O escritor Wayner Jacobsen aponta que quando Jesus usou a palavra abominação, Ele não estava se referindo a imoralidade sórdida.

Referia-se a preocupação dos fariseus com o amor às posses temporais, a mesma de muitas pessoas hoje, e ainda detestável a Deus.

Para nos ajudar reverter essa preocupação com o dinheiro, Ken Gire escreveu esta oração: Amado Jesus, ajude-me ver neste dia com os olhos que eu terei ao morrer.

Hoje vejo claramente o que é valorizado na visão do homem.

Dá-me olhos para ver o que é valorizado na Tua visão.

E o que Deus valoriza?

Pessoas necessitadas - os pobres, famintos, sem lar, doentes, solitários, prisioneiros (Mt 25.34-40).

Valorizar pessoas envolve ouvir, entender e conhecer suas necessidades.

Temos nos preocupados com valores terrenos ou com valores eternos de Deus?

Usemos o que é temporal, e nos agarremos ao que é eterno, pois nunca é cedo demais para investirmos na eternidade.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)