Pesquisar no Blog do J.A.

Carregando...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O pecado nos separa de Deus - Pré Adolescentes

Eduardo Sousa

Introdução

PECADO. Eis uma das palavras mais terríveis que podemos encontrar em nosso idioma. O pecado é responsável por toda a miséria humana. Ele é tão terrível que tem como resultado final a morte.

I. O que é pecado?

Na Bíblia encontramos uma definição de pecado: “... pecado é transgressão da lei" (1 Jo 3.4). Paulo confirma essa definição: "Porque até a

o regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei" (Rm 5.13)

1. Etimologicamente.

Encontramos várias palavras, tanto no Velho Testamento (Hebraico), quando o Novo (Grego), para a palavra pecado. O significado, entretanto, é comum a todas: transgressão, desobediência, rebelião.

2. Outras definições.

Pode também ser considerado como "qualquer coisa na criatura humana que não expressa ou é contrária ao caráter santo do Criador".

3. Teologicamente.

Pela teologia, o pecado é definido como "errar o alvo", ou seja, andar de modo contrário à vontade de Deus. Quem peca não está acertando o alvo, que é a vontade de Deus.

O pecado provoca muitos males

A Bíblia aponta várias conseqüências do pecado na vida do homem. Os atos pecaminosos trazem conseqüências sobre a vida do homem. Mas o principal é O PECADO (a natureza pecaminosa), que é a raiz do problema. O homem não é condenado somente por praticar atos de pecado, mas por ser, ele mesmo, pecador por natureza. O pecado trouxe as seguintes conseqüências para o homem.

1. Julgamento.

O homem está julgado. O julgamento que veio sobre Adão, quando pecou, é imputado a toda raça humana.

2. Condenação.

O homem, julgado, está condenado. O pecado o levou à condenação.

3. Morte.

Tanto morte física quanto a espiritual. Morte é separação. E o homem pecador está separado por Deus. Deus não está com as mãos encolhidas para que não possa salvar, nem os seus ouvidos estão surdos para que não possa ouvir, mas o pecado faz separação entre o homem e Deus (Is 59.1,2)

4. Culpa.

O pecado traz culpa. A pessoa culpada diante de Deus. Daí, a razão do seu julgamento e condenação. Entende-se por culpa a dívida que o pecador tem por causa do pecado, em relação a quem ele ofendeu. É o que o faz ser passível de punição.

A culpa traz a pena, o castigo. O castigo, o salário do pecado, que é a morte (Rm 6.23)

Conclusão

Você pode tratar cada pecado e se livrar de cada um deles, um por um. Mas o problema de PECADO, na sua natureza, só pode ser resolvido se você aceitar Jesus Cristo como seu Salvador.

Fonte: Extraído das Lições Passo a Passo com Cristo 1 - LERBAN

Conselhos Bíblicos