TECELÕES
Parte I
A tecelagem se desenvolveu durante todo o período do Antigo Testamento. No princípio foi usado um tear horizontal, preso no chão. Mais tarde, um tear vertical foi desenvolvido, embora houvesse épocas e lugres em que ambos os tipos de tear foram usados lado a lado.
O tear horizontal era preso no chão e os fios da urdidura tinham o comprimento da peça de roupa a ser tecida. O processo era facilitado com o uso de uma peça de madeira plana, já passada através de fios alternados.
Quando essa peça era colocada na extremidade, os fios eram separados de modo a haver espaço suficiente para que a linha da trama passasse através deles. Na volta, a vareta era passada por cima e por baixo de cada fio sucessivo.
Foi finalmente compreendido que se os mesmos fios de urdidura empurrados para baixo pela peça de madeira, pudessem ser puxados de volta, prendendo-os com laçadas á outra peça de madeira , a vareta podia ser então passada rapidamente também na outra direção.
Isso tornou possível substituir a vareta por uma lançadeira . A lançadeira esta certamente em uso nos dias de Jó (Jó 7.6), e o tear horizontal estava sendo usado nos dias dos juízes porque Dalila fez uso dele para tecer os cabelos de Sansão num pedaço de tecido (Jz 16.13). O "pino" usado nessa história foi usado, para bater a trama para que os firmes.
Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).
Nenhum comentário:
Postar um comentário