Critérios para a Utilização
Os recursos não são substitutos do professor, pois seu uso efetivo requer um enérgico e imaginativo aproveitamento. Ninguém fará uso suficiente dos recursos sem descobrir todas as possibilidades de sua utilização.
Existem as mais diversas situações de aprendizagem em que os recursos são, em geral, de grande utilidade. O seu valor, em termos de rendimento do aluno, depende da maneira como são usados e das técnicas utilizadas nesse uso. Certos aspectos de importantes valores e relações de causas e efeitos escapam à observação, a menos que se oriente o pensamento dos alunos.
O professor, ao perder de vista o verdadeiro propósito didático dos recursos, pode prejudicar todo o processo da aprendizagem. Os recursos são excelentes meios de conseguir a atuação e o interesse do aluno, e nunca o objetivo principal da atividade. Eles possuem caráter instrumental, só têm valor como meios auxiliares que completam e facilitam a ação docente.
Para sua reflexão
“A eficiência de nosso ensino não se avalia com base naquilo que o professor faz, mas no que o aluno faz, em decorrência de nossa prática didática.” – Howard Hendricks
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A próxima é Professor da E.B. – Recursos Didáticos 5/8
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