Categorias ou tipos de objetivos
1. Objetivos Gerais
São complexos e alcançáveis em períodos mais amplos.
Exemplo: Objetivos de um trimestre ou de um ano letivos: “Ao término deste ano, meu aluno deverá ter lido todos os livros da Bíblia”.
2. Objetivos Específicos
São mais simples, concretos, alcançáveis em menor tempo e explicitam desempenho observáveis.
Exemplo: Objetivos de uma aula: “Ao término desta aula, meus alunos deverão relacionar no quadro de giz os principais atributos de Deus”.
3. Objetivos Operacionais ou Comportamentais
São objetivos que visam à mudança de comportamento do aluno. Trata-se da descrição de um padrão de comportamento que o aluno deve ser capaz de demonstra, quando tiver completado uma experiência de aprendizagem. Considerando-se um objetivo de ensino como uma afirmação que indica a desejada mudança de comportamento, conclui-se que o aluno esteja diferente, após o término de uma atividade de ensino. Logo, para classificar-se um objeto como de ensino, é necessário que ele indique ação ou expressão, que descreva um ato observável que o aluno realiza como resultado da aprendizagem. O professor deve descrever seus objetivos em função do rendimento mensurável do aluno, isto é, do que este pode fazer ou como se comportará ao final de determinado período.
Veja a seguir exemplos de objetivos comportamentais para aulas específicas de determinada classe da Escola Bíblia.
Que meu aluno ao término desta aula seja capaz de:
- Relacionar os principais benefícios da justificação.
- Definir a palavra “igreja”.
- Destacar os ensinamentos da Bíblia sobre a realidade de pecado e seus funestos resultados.
- Refutar, mediante referências bíblicas, as falsas ideias evolucionistas sobre a criação do homem.
Todas essas frases contêm uma mensagem que indica ação, movimento, atividade, atitudes ou outras mudanças de comportamento que podem ser observadas no aluno, após a aprendizagem e como consequência dela. Em outras palavras, os verbos indicam que o aluno deverá se comportar de determinada forma que o professor perceba que ele assimilou o conteúdo da aula. Para que isso aconteça, é necessário que o mestre proponha, durante ou no término da aula, alguma forma de avaliação.
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A próxima é Professo da E.B. – A necessidade da determinação de objetos didáticos 3/5
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