Alcabideche, Portugal, 10 de abril de 2022.
“Deus, envia-me para qualquer lugar, desde que vás comigo. Coloca qualquer carga sobre mim, desde que me carregues, e desata todos os laços do meu coração, menos o laço que prende o meu coração ao teu.” - David Livingstone
Amados irmãos e companheiros na obra missionária,
Que a graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas.
Quero começar expressando a nossa profunda gratidão a todos queridos irmãos, pastores e igrejas que têm nos apoiado na obra missionária. Sem o vosso apoio e contribuições não seria possível estarmos servindo na obra missionária em terras portuguesas. Nossa oração é para que Deus continue a levantar outras pessoas, pastores e igrejas igualmente comprometidas para nos apoiar e completar o valor do nosso sustento.
Nós já estamos na primavera, aqui em Portugal, mas ainda continua bem frio e chuvoso. A chuva chegou mais tarde neste ano (em março), mas está sendo muito importante para amenizar os efeitos da seca severa que afeta Portugal e que tem levado ao aumento do preço de muitos alimentos.
No final deste mês completaremos dois anos em Portugal. Tem sido um tempo de grandes desafios, mas até aqui o Senhor tem nos ajudado. No mês de agosto, eu vou ter que renovar meu título (autorização) de residência aqui em Portugal, e esperamos que dessa vez seja por cinco anos, o que nos daria uma maior tranquilidade e estabilidade para avançarmos com outros passos em nosso projeto missionário.
Graças a Deus, o real está se valorizando diante das outras moedas internacionais, o que tem feito com que a cotação do dólar/Euro baixe consideravelmente, no entanto, ainda está em valores muito acima da cotação de antes da pandemia.
Orem para que a cotação do Euro continue a descer até os valores de antes da pandemia e pela melhoria das economias brasileira e portuguesa. Infelizmente, o covid-19 ainda continua a tirar vidas, mas, o número de mortes e internados continua a diminuir em Portugal. Isso permite um abrandamento nas restrições, o que tornou possível a realização do almoço comunitário dos membros e congregados da IEBC (foto). Foi um tempo especial de comunhão com todos nossos queridos irmãos.
Quando a pandemia de covid-19 começava a abrandar, o mundo foi novamente abalado, agora pela guerra na Ucrânia. De certo modo, essa guerra tem afetado todo o mundo, com o aumento do preço dos combustíveis, que afeta outros produtos.
A guerra tem provocado milhares de mortes e um grande êxodo de pessoas da Ucrânia, a maioria mulheres e crianças, com mais de 5 milhões de ucranianos buscando refúgio em outros países da Europa. Até o momento, Portugal já concedeu proteção temporária a cerca de 27 mil ucranianos.
Antes da guerra já viviam em Portugal quase 30 mil ucranianos, e agora com a chegada dos refugiados de guerra, a comunidade ucraniana residente em Portugal passa a ser a segunda maior, atrás somente da comunidade brasileira. Muitas famílias, igrejas, associações e organizações (privadas e públicas) têm recebido muitos refugiados ucranianos.
Buscando auxiliar essas pessoas, o Pr. Luís Alexandre (Pastor Presidente) propôs e a Igreja aceitou de coração a tarefa de acolher alguns desses refugiados. Até o momento a Igreja Baptista de Cascais já recebeu e acomodou temporariamente 19 ucranianos. Eles ficam hospedados temporariamente na Igreja até conseguirem um local definitivo.
Oremos por uma solução pacífica rápida e definitiva para a guerra na Ucrânia, bem como pela adaptação e estabelecimento dos refugiados nos vários países europeus.
Somos profunda e imensamente gratos a todos que, com grande amor e dedicação, têm nos apoiado na obra missionária. Muito obrigado a todos por segurarem as cordas da oração e contribuição!
Com gratidão,
Pr. Paulo Henrique e família
-----------------------------------------------------
Nossas contas pessoais – Em nome de Paulo Henrique P. Cunha
BB (Ag 3159-3 C/C 6573-0) | ITAÚ (Ag 6116 C/C 00485-1) | CAIXA (Ag 0193 OP 001 C/C 30063-1)