4. AJUDE OS MISSIONÁRIOS DURANTE SUAS “LICENÇAS” [OU “FÉRIAS”]
O termo “licença” [ou “férias”] pode enganar porque sugere que o missionário está tirando uma folga ou aproveitando um feriado prolongado. Por esta razão, algumas agências missionárias chamam esse tempo de “trabalho de casa”. Não presuma que as “licenças” são totalmente relaxantes para o missionário. De fato, muitos missionários voltam para o seu país com uma dose de relutância, não porque não amem suas igrejas, mas devido às transições culturais e dificuldades logísticas que as “licenças” acarretam.
Sabemos que os soldados devastados pela guerra que retornam de missões precisam de apoio especial. Estatísticas recentes sobre a alta taxa de suicídio entre as tropas americanas nos lembram dessa realidade. Assim como os soldados que retornam, os missionários em “licença” muitas vezes voltam para o seu país igualmente confusos. Alguns podem detectar uma lacuna emocional cada vez maior com os amigos, porque eles passaram por temporadas inteiras separados. Alguns sofreram a morte de parentes enquanto estavam no exterior, resultando na perda de intimidade com alguns familiares. Outros sofreram traumas no exterior e podem precisar de aconselhamento, mas não podem pagar por isso em prestações.
Você pode ajudar os missionários durante suas “licenças” [ou “férias”] de muitas maneiras concretas. Você pode ajudá-los a se ambientar cumprimentando-os no aeroporto ou fazendo-lhes perguntas inteligentes sobre sua vida e ministério. Você pode se voluntariar para ajudá-los com moradia ou com um número de telefone celular. Você pode emprestar veículos ou móveis. Visto que visitar as igrejas domésticas muitas vezes exige uma boa quantidade de viagens, você pode se oferecer para ajudar com os cuidados de filhos pequenos ou doar suas milhas de passagens aéreas. Se você é um conselheiro ou médico, considere oferecer seus serviços gratuitamente.
Por fim, você pode ajudar a divulgar o retorno deles para outras pessoas para acompanharem o que os missionários podem precisar durante a “licença”. Faça amizade com eles; incentive seus filhos a conhecerem os deles.
Até a 5ª Maneira!
* Jennifer Su McIntyre e seu marido, Thomas, são missionários plantadores de igrejas na OMF International em Taiwan.
Extraído de: www.thegospelcoalition.org/article/ways-you-can-support-missionaries (tradução livre).
Nenhum comentário:
Postar um comentário