Técnicas de utilização do quadro de giz
a) Facilidade em encontrá-lo. Tão grande é sua divulgação que podemos afirmar não existir escolas sem alunos, professor e quadro de giz.
b) Facilidade em utilizá-lo, não exigindo habilidades especiais nem equipamentos dispendiosos para transmitir mensagens.
c) Rapidez, tanto na preparação dos acessórios que irão enriquecer a apresentação quanto no próprio planejamento de sua utilização.
d) Facilidade na correção e alterações nos assuntos apresentados, não prejudicando em nada o veículo em si.
e) Versatilidade, possibilitando adequar a apresentação ao nível do público.
f) Finalmente, possibilidade de participação efetiva da classe.
2. Técnicas de utilização
a) Planeje sua utilização: Que vou colocar no quadro de giz? Desenhos, sumários, gráficos? Que tipo de desenho vou precisar? Por quanto tempo este desenho deverá permanecer diante da classe? Vou precisar de giz de cor? Por quê? Qual estilo e tamanho das letras que vou escrever no quadro de giz? A classe irá participar da apresentação? Como?
b) Ao escrever ou desenhar no quadro de giz, não fazê-lo em silêncio, mas falar e escrever imediatamente para fixar melhor os conceitos e facilitar o acompanhamento da classe.
c) Não dar as costas totalmente para os alunos; procurar escrever um pouco de lado, falando e olhando constantemente para a classe.
d) Não escrever todo o sumário da aula no quadro. O sumário, a não ser em casos especiais, deve crescer no quadro de giz à medida que a aula de desenvolve.
e) Antes de começar qualquer explicação, deve-se limpar totalmente o quadro de giz.
f) A utilização de giz de cor não deve ser sujeita, simplesmente, ao aspecto estético da apresentação, mas ao funcional.
A próxima é Professor da E.B. – Recursos Didáticos 7/8
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