ELIMELEQUE
Durante o período de fome em Israel, Elimeleque emigrou com a esposa, Noemi e os dois filhos para a terra de Moabe, deixando sua casa em Belém. Os moabitas eram pagãos descendestes dos relacionamentos incestuosos de Ló (sobrinho de Abraão) com suas filhas.
Os moabitas eram proscritos para os judeus, os quis nutriam o maior desprezo por eles. O fato de Elimeleque ir para Moabe demonstra a severidade da fome e o desespero em que ele se encontrava.
Enquanto eles estavam em Moabe, os dois filhos casaram-se com mulheres moabitas, Orfa e Rute. Apesar de as jovens serem moabitas, elas foram aceitas de formas amorosa por Noemi e Elimeleque.
Com o passar do tempo, Elimeleque e os dois filhos morreram. Naquela época, as viúvas passavam por grande dificuldade se não tivessem parentes para cuidar delas; por isso, Noemi decidiu voltar para Belém, onde tinha parentes homens.
Sabendo que as noras moabitas seriam desprezadas em Belém, ela insistiu par que elas permanecessem com seu povo. Contudo, Rute decidiu permanecer com Noemi e aceitou a fé judaica. Em Belém, Rute casou-se com Boaz e tornou-se bisavó do rei Davi.
Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).
Nenhum comentário:
Postar um comentário