TALLITH
Parte I
.jpg)
Este é o mandamento do Senhor aos judeus acerca do tallith, (o manto ou xale de orações) que é usado por todo judeu em todo o mundo. O tallith também é chamado um manto de oração porque quando é posto sobre a cabeça ele provê isolamento e previne da distração, o que permite ao usuário orar como se tivesse entrado em um armário ou barraca.
Yeshua disse, "Mas tu quando orares entra em teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto..." (Mt 6.6). A palavra no grego traduzida para aposento é tameion, que procede do hebraico heder e se refere ao tallil como um quarto de oração ou armário.
Quando os judeus olham para as franjas do tallith eles se recordam:
- Da Lei do D'us;
- Eles era responsáveis em obedecer a Lei de D'us;
- Eles foram chamados para serem homens santos.
O uso do tallith linha e tem um efeito pedagógico e serve também de sinal para que aquele que o usa possa, ao ver as franjas, lembrar-se das leis (preceitos) da Palavra do Senhor. Eles deveriam (e ainda devem) obedecê-las e andar de conformidade com tudo aquilo que lhes foi revelado por D'us. Essa forma de vida apenas externaria aquilo que já estava bem consolidado em seu interior: o amor e a obediência ao D'us Eterno!
Em Atos 18.3 encontramos escrito: "e como era (Paulo) do mesmo oficio, ficou com eles (Priscila e Áquila), e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas". A palavra "fazer tendas" em nossa versões vem do original grego shenopoios e significa "um que fez barracas portáteis pequenas de couro, pano ou linho". Como previamente declarado, o tallith também era chamado ou tido como uma barraca.
Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).
Nenhum comentário:
Postar um comentário