MICAL

Saul, então, zombou de Davi, dando-lhe permissão para desposar Mical. O preço entretanto, seria o de matar cem filisteus em um combate corpo a corpo, uma tarefa verdadeiramente atemorizante (1Sm 18.20 em diante). Davi provou a sua bravura como guerreiro, embaraçando ainda mais a Saul, ao matar duzentos homens. Dessa vez, Saul manteve a sua barganha e permitiu que Davi se casasse com Mical.
Quando Saul, em uma crise doentia de ciúmes, decidiu assassinar Davi, Mical ajudou o marido a escapar do rei, colocando um boneco em sua cama com o pretexto de que ele estava enfermo (1Sm 19.11-17). Furioso com a fuga de Davi, Saul declarou o casamento deles nulo e deu a Mical um novo marido por nome Paltiel (1Sm 25.44). Aparentemente, esse casamento transformou-se em uma relação amorosa e terna. No entanto, após Davi tornar-se rei, Cerca de dez anos mais tarde, ele exigiu sua esposa de volta. Enquanto Mical era levada a Jerusalém, Paltiel a seguia à distância, "chorando até Baurim".
Infelizmente, o amor de Mical por Davi transformou-se em desprezo. Quando ele trouxe a arca do Senhor a Jerusalém e dançou a diante dela, Mical zombou e o desprezou em público. Por fim, Davi a colocou de lado em seu harém e se recusou a tratá-la como sua esposa. Ela morreu sem gerar filhos (2Sm 6.16-23).
Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).
Nenhum comentário:
Postar um comentário