AMASA
Amasa era sobrinho de Davi, filho de Jéter, o ismaelita, e de Abigail, irmã de Davi. Quando Absalão, filho de Davi, rebelou-se e seu pai teve de fugir para Jerusalém, Absalão escolheu seu primo Amasa como comandante das tropas rebeldes. Os rebeldes foram derrotados e Absalão foi morto na batalha final.
Davi recebeu a informação de que as tribos do norte estavam prontas a aceitá-lo como líder e enviou essa notícia às tribos do sul, em Judá, que tinham apoiado Absalão, O povo de Judá convidou Davi a voltar para Jerusalém, e foi o que ele fez. Isso foi considerado uma desfeita, e acabou por insultar as tribos do norte, os primeiros a pedir que ele voltasse.
O general de Davi, Joabe, matou Absalão e Abner. Davi, enfurecido com essas mortes, nomeou Amasa como comandante de seu exército. Esse armistício tácito aplacou a ira do povo de Judá e deixou muito evidente a insatisfação de Davi com Joabe, mas isso exacerbou a agitação no norte. Uma divisão e a possível guerra civil pareciam iminentes.
Seba, filho de Bicri, estava fomentando uma revolta. Por essa razão, Amasa a Judá com ordens de convocar o povo em três dias (2Sm 20.4 em diante) e trazê-lo de volta para reforçar seu exército. Por Amasa não retornar no tempo determinado, Davi enviou Abisai para fazer o serviço. Abisai, fortalecido por seu irmão Joabe e os homens que ele comandava, partiu para acabar com a revolta.
Enquanto isso, Amasa reuniu-se a eles em Gibeom. Joabe se aproximou de seu rival Amasa, e com um ato fingido de amizade, saudou-o com um beijo; enquanto o abraçava, matou-o com sua espada . Os exércitos ficaram perplexos, mas o corpo foi removido rapidamente, e Joabe e Abisai prosseguiram para derrotar Seba e unir de novo o reino.
Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).
Nenhum comentário:
Postar um comentário