Os cristãos tendem a colocar os missionários em um pedestal porque a tarefa parece tão esmagadora para a maioria das pessoas. Ler as façanhas dos grandes missionários pioneiros faz com que muitos pensem que nunca poderiam se qualificar como missionários. Ler as qualificações necessárias dos missionários deixa a impressão de que é preciso se tornar um gigante super espiritual para ser capaz. De alguma forma, as pessoas veem os grandes missionários como super-heróis.
Muitos dos grandes pioneiros eram pessoas altamente espirituais, e até hoje alguns missionários são cristãos notáveis. No entanto, a maioria dos missionários é formada de cristãos comuns que enfrentaram honestamente o desafio da evangelização mundial por um compromisso pessoal. A maioria não se consideraria especialmente espiritual. Eles lutam com os mesmos problemas da vida com os quais outros cristãos lutam. Qualquer pessoa envolvida na administração de missões pode testemunhar que os missionários lutam contra o desânimo, problemas conjugais, de personalidade e de relacionamento, e todas as outras enfermidades da carne a que outros cristãos estão sujeitos. De fato, às vezes eles lutam mais por causa das dificuldades de viver em outra cultura.
Se os candidatos à missionários esperassem até alcançar um ideal super espiritual, haveria poucos missionários indo para um mundo perdido! Na verdade, o ‘ministério pré-campo’ (anteriormente chamado de delegação) de missionários nomeados pode ser mais uma oportunidade de crescimento espiritual. E não apenas os novos missionários enfrentam o desafio do crescimento pessoal durante os primeiros anos no campo, mas os missionários, como todos os cristãos, devem ver toda a vida cristã como uma oportunidade contínua de crescimento e desenvolvimento.
Sim, Deus precisa de mais missionários espirituais. No entanto, todos nós, mesmo os mais espirituais, estamos em processo de crescimento até a maturidade espiritual. Os missionários devem ser retirados do pedestal para que outros cristãos dedicados possam se juntar às fileiras!
Extraído do livro “What in the World Is God Doing?: The Essentials of Global Missions” (O que Deus está fazendo no mundo? Os fundamentos de missões globais) de C. Gordon Olson, e Don Fanning.
Enviado por Projeto Didásko PORTUGAL, Pr. Paulo Henrique
Pr. Paulo Henrique e família
-------------------------------------------------- ---
Nossas contas pessoais – Em nome de Paulo Henrique P. Cunha
BB (Ag 3159-3 C/C 6573-0) | ITAÚ (Ag 6116 C/C 00485-1) | CAIXA (Ag 0193 OP 001 C/C 30063-1)
As nossas chaves PIX: 016.430.477-01 (CPF) | ppaulo_henrique@hotmail.com (E-mail)
Nenhum comentário:
Postar um comentário