"Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas dizem: Não escutaremos."
Jr 6.17
Nunca foi tão atual a mensagem de Jeremias e como confirmação Jesus a encarregou a sua Igreja.
Ficamos preocupados se o ouvinte dará ou não atenção, se será em vão, se jogaram o folheto fora, se olharão para nós durante a pregação, tudo isso é uma questão individual.
Atalaia é um termo de origem árabe e significa torre de observação. Designa qualquer lugar mais elevado ou ponto alto de onde se vigia. O termo também designa a pessoa que está encarregada de vigiar determinada área. Neste caso, é sinônimo de sentinela ou vigia. É também o termo para designar o morro mais alto de uma serra.
"Estar de atalaia" é uma expressão que indica o ato de estar de guarda, à espreita, vigilante e com sentido a algo que possa estar para acontecer ou alguém que possa estar se aproximando.
O atalaia é usado no contexto histórico militar como aquele que está em um posto avançado, vigiando o horizonte contra os inimigos do povo. Ao ver o inimigo se aproximando, de seu posto ele se lançava da maneira mais rápida possível até a cidade para alertar o povo, o exercito se posicionar e proteger os habitantes.
Quem vem e fala sobre a salvação é o atalaia que viu que a inimigo quer subjugar o povo, quem leva a mensagem é o que conhece o poder do inimigo em matar, roubar e destruir. Esse mesmo também sabe que o Senhor pode livrar todo o que o aceitar.
Nosso dever é pregar, o convencimento vem pelo Espírito Santo, a salvação vem de Jesus e o compromisso é pessoal. Cada uma dará conta de si diante de Deus (Rm 14.12).
Sejamos atalaias, seja como João, o batista, "uma voz que clama no deserto"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário