Referências Biblicas: Genesis 38:6-30; Rute 4:12; I Cronicas 2:4; Mateus 1:3
A Bíblia guarda silencio quanto a sua genealogia.
Tudo o que sabemos é que era uma cananéia, como sugere seu nome, e que quando enviuvou pela segunda vez, regressou à casa de seu pai, mas não se fala quem eram e nem onde vivia.
O que sabemos é que quando se casou na família de Judá, a angustia e a tragedia foram a sua sorte.
Primeiro Tamar se casou com Er, o filho mais velho de Judá e de Sua que, como Tamar também era cananéia.
Não se conta o que Er fez que desagradou a Deus.
O que fez, foi o suficientemente pecaminoso para que Deus o matasse.
Declarasse a maldade de Er, mas não se descreve qual foi.
Não há pecados que Deus não possa ver e há pecados que somente Ele pode ver.
A Bíblia nos proporciona muitos exemplos da intervenção pessoal de Deus com o propósito de castigar o pecado de certos indivíduos e de comunidades mediante a morte.
Mas Tamar não ficou viúva durante muito tempo já que de acordo com a lei hebreia, ela se casou com o seguinte filho da família para que pudesse dar descedência a seu irmão falecido.
Onan foi o segundo esposo de Tamar, mas ele não cumpriu com sua responsabilidade para com a memoria e posteridade de seu irmão.
Relutante em cumprir com sua responsabilidade segundo a lei do levirato com respeito ao matrimonio, e sabendo que nenhum filho seria seu, Onan derramava seu sêmen na terra e por este ato de deslealdade aos mortos, Deus também lhe tirou a vida.
Viúva mais uma vez, no curso normal das coisas, Selá, o seguinte filho de Judá, devia converter-se no terceiro esposo de Tamar como requeria a lei tribal (Dt 25:5; Mt 22: 24)
Judá prometeu à Tamar que ela seria dada como esposa quando Selá chegasse a idade adequada, mas Judá não cumpriu a promessa.
Talvez Judá tivesse o temor de que o destino dos outros filho fosse também o de Selá e sua negativa de dar a Tamar em matrimonio a seu filho Selá teve repercusão e grandes consequências. (continua)
Por Vanuza Alves Carneiro ( Missionária no Japão há 15 anos)
Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário