"Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo." |
"E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados"
Lucas 3.3
João foi chamado por Deus para pregar arrependimento ao povo. Somente um coração contrito e quebrantado é caminho pavimentado para a vinda de Jesus e a habitação do Espírito Santo.
O batismo de João era um ato simbólico, no qual as pessoas demonstravam publicamente sua compreensão e tristeza pelos erros e pecados cometidos, e a sincera disposição de buscar uma vida em plena harmonia com a vontade de Deus.
A morte do homem interior é a única maneira de revelar o caráter de Deus: a Imago Dei (Imagem de Deus). Quanto mais parecidos com Deus, mais verdadeiramente humanos nos tornamos.
A remissão total dos pecados viria na Salvação de Deus: Jesus Cristo (Lc 3.6), que seria oferecida a todas as pessoas da terra e, por fim, virá a eterna condenação dos rebeldes (Lc 3.7).
Somente Jesus Cristo tem poder de perdoar todos os pecados e cancelar (pagando por nós), a pena de condenação já decretada contra nós (Rm 8.1).
Ainda hoje Deus chama o homem ao arrependimento e abandono do pecado não mais por um "João", mas pelo Espírito Santo (Jo 16.7-11).
Referências:
https://www.bibliaonline.com.br
http://www.bibliaon.com/
Bíblia de Estudo King James - Novo Testamento, pág. 147.
Nenhum comentário:
Postar um comentário