Aumenta
a cada dia o número de crentes que não se sujeitam aos líderes e pensam que
estão certos. Não respeitam pastores, verberam contra a liderança e afirmam que
só devem obediência a Deus. “Igreja não é quartel general”, argumentam. E,
generalizando, chamam qualquer liderança firme, segura, de coronelista.
Entretanto, vemos na
Bíblia que o próprio Deus prioriza e hierarquiza. Ele — que podia ter formado
todas as coisas com uma única palavra — fez questão de formar tudo a seu tempo,
dia a dia (Gn 1). O Senhor também pôs em ordem as tribos de Israel (Nm 2), pois o
nosso Deus é um Deus de ordem (1 Co 14.40).
De acordo com 1
Coríntios 12.28, há uma hierarquização dos dons e ministérios —
estabelecida por Deus, é evidente. Ela existe, não para que um portador de
certo dom e ministério se considere superior aos outros, e sim para que haja
ordem na casa do Senhor.
Deus pôs na igreja “primeiramente
apóstolos” (1 Co 12.28; Ef 4.11). Existem apóstolos hoje? Sim! Mas é claro
que há também pseudo-apóstolos, que propagam muitas “apostolices”. Quem são os
apóstolos do Senhor, então? São homens de Deus, enviados por Ele, com grande
autoridade, e não autoritarismo. Eles formam a liderança maior da igreja,
independentemente dos títulos empregados pelas denominações
(pastores-presidentes, bispos, reverendos, pastores, presbíteros, etc.).
É importante não
confundir títulos com ministérios e dons. Estes vêm do Espírito Santo, enquanto
os títulos são recebidos dos homens. Na Assembleia de Deus, por exemplo, não
existe o título de apóstolo. Mas isso não significa que não exista o ministério
apostólico. Este, segundo a Bíblia, perdurará “até que todos cheguemos à
unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da
estatura completa de Cristo” (Ef 4.13).
O texto de 1
Coríntios 12.28 afirma, ainda, que Deus pôs na igreja “em segundo lugar,
profetas”, mencionados — na mesma posição, depois dos apóstolos — em
Efésios 4.11. Não confunda esses profetas com os crentes que falam em profecia
nos cultos, também chamados de profetas em 1 Coríntios 14.29. O ministério
profético neotestamentário é formado por pregadores (pregadores, mesmo!) da
Palavra de Deus, portadores de mensagens proféticas.
Em seguida, a Palavra
do Senhor, em 1 Coríntios 12.28, assevera: “em terceiro, doutores”. Veja
como essa hierarquização ocorria na igreja de Antioquia da Síria: “havia alguns
profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio,
cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo” (At 13.1).
Nesse caso, os doutores, que atuam juntamente com os profetas, são ensinadores
da Palavra de Deus.
Há casos, como o de
Paulo, em que três ou dois dos ministérios mencionados (apóstolo, profeta e
doutor) se intercambiam (1 Tm 2.7). Os ministérios de pastor e evangelista
certamente fazem parte dos três escalões mencionados em 1 Coríntios 12.28,
posto que são títulos relacionados com a liderança maior da igreja.
Finalmente, em 1
Coríntios 12.28, está escrito: “depois, milagres, depois, dons de curar,
socorros, governos, variedades de línguas”. Milagres só vêm depois de
apóstolos, profetas e doutores? Isso mesmo. Na hierarquização feita por Deus, o
ministério da Palavra é mais prioritário que os milagres, haja vista serem
estes o efeito da pregação do Evangelho (Mc 16.17). Observe que João Batista
foi considerado por Jesus o maior profeta dentre os nascidos de mulher, mesmo
sem ter realizado sinal algum (Jo 10.41).
Se não houver
hierarquia nas igrejas, para que servirão os cargos e funções? Qualquer pessoa,
dizendo-se usada por Deus, poderá mandar no pastor. Aliás, isso estava
acontecendo na igreja de Tiatira, e o próprio Senhor Jesus repreendeu o obreiro
frouxo que não estava exercendo a liderança que recebera do Senhor (Ap 2.20).
Deus é Deus de ordem! O
princípio divino da hierarquização aparece em várias outras passagens
neotestamentárias. Em 1 Coríntios 14.26, vemos que, no culto coletivo a
Deus, deve haver ordem. Quanto à ressurreição, está escrito: “Mas cada um
por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua
vinda” (1 Co 15.23). E, no Arrebatamento, tal princípio também será aplicado:
“os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que
ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens” (1 Ts
4.17).
Em 1 Tessalonicenses
5.23, vemos que Deus prioriza o espírito, na santificação. Muitos pregadores
têm dito: “Deus nos quer por inteiro: corpo, alma e espírito”. Mas a Bíblia
afirma: “e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente
conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Essa
ordem mostra que a obra santificadora do Espírito Santo ocorre de dentro para
fora, e não de fora para dentro.
O apóstolo Paulo
também parabenizou os crentes da cidade de Colossos porque naquela igreja havia
ordem (Cl 2.5). E ordem também significa respeitar a hierarquia! Afinal, os
ministérios não são invenção humana. Eles foram dados por Deus para edificação
do Corpo de Cristo (Ef 4.11-15).
Amém?
Ciro Sanches Zibordi
Li e gostei, copiei este texto daqui: http://cirozibordi.blogspot.com.br/2011/04/aos-crentes-que-nao-gostam-de.html
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