O EDIFICADOR DE ALTARES.
PERSISTÊNCIA E AGRADECIMENTO.
De tanto persistir em buscar e servir ao Senhor, lhe oferecendo sacrifícios e edificando altares, ainda falho, este homem, que aos olhos humanos seria um perdedor, foi vitorioso, e teve o nome mudado por Deus, de Jacó para Israel.
E o Senhor mudou, não apenas o seu nome, mas o seu caráter e toda a sua vida.
E Como prova e confirmação da sua transformação, regeneração e aceitação por parte do Senhor, Este se manifestou a ele diversas vezes, através de sonhos, de Anjos; direcionando-o, livrando do mal, lhe fazendo promessas e animando.
Foi o próprio Senhor que depois afirmou:
“Eu sou o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó.” Ex;3.6.
Cada conquista, grande ou pequena, Jacó tinha o capricho e o prazer de deixar registrada, marcando com colunas ou altares de pedras, edificados ao Senhor como forma de agradecimento, sempre dando um nome a cada obra.
Um destes altares ele construiu após ter sido aceito e perdoado por seu irmão Esaú.
“E levantou ali um altar e chamou-lhe Deus, o Deus de Israel”. Gn 33.20.
A edificação de altares a Deus, foi inclusive uma das principais características de Jacó durante toda a sua vida.
Estes altares serviriam também depois como marcos ou sinais para os viandantes que através deles, discerniam o caminho por onde estavam passando.
“...e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus” Gn: 28.22.
“E edificou ali um altar e chamou aquele lugar El-Betel...”35:7.
“E Jacó pôs uma coluna no lugar onde falara com ele, uma coluna de pedra” 35:14.
Para Jacó, o que importava mesmo, não era o tamanho ou a quantidade das pedras que ele usava para edificar os altares, nem mesmo o tamanho ou as aparência deles, mas sim o bom propósito pelo qual os edificava, e o coração agradecido ao Senhor.
Assim como Jacó, Zaqueu, a mulher pecadora e Pedro, entre outros, que foram transformados e receberam as suas bênçãos através da persistência em buscar ao Senhor, ainda hoje, cada um de nós também poderá obter a vitória, ter o caráter e a vida transformada, e ser um “altar” de glória ao seu Nome, servindo também assim de marco e referência a todos aqueles que procuram andar nos caminhos do Senhor.
Sobre o próprio Pedro, o Senhor disse depois:
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja...” Mt 16:18.
Assim, nos pontos baixos da nossa vida, como Jacó e outros servos de Deus, clamemos ao Senhor, e após a vitória, já nos pontos altos, edifiquemos altares ao seu grande Nome.
PB Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário