O Arrogante
“Clamam, porém ele não responde, por causa da arrogância dos maus.” Jó, 35:12.
Dentro destes anos como cristão, e porque não dizer convivendo com a sociedade em geral, tenho visitado hospitais, conversado com pessoas de todas as camadas sociais, mais uma classe que não consigo entender é a arrogante.
Seriema, uma ave que se caracteriza pelo penacho de plumas sobre a testa, e com o bico voltado para cima, que lhe dá um aspecto arrogante, mais propriamente dito não é.
O ditador chinês Mao Tse-tung certa vez falou:
“Embora tenhamos alcançado conquistas extraordinariamente importantes, não há razão alguma para sermos arrogantes.
A modéstia faz avançar; a arrogância, retroceder.
Deveríamos recordar sempre esta verdade”.
O arrogante é amplamente conhecido por possuir uma energia vibrante, uma vitalidade a toda prova qualidades que, aliadas à sua capacidade de inovação faz dele um pioneiro por excelência.
Apaixonado pela vida, faz de se seus sonhos seus ideais aos quais é extremamente fiel não medindo esforços para realizá-los.
Não obstante, tais atributos podem transformar-se em qualidades negativas quando utilizadas em excesso, pois a impulsividade pode se transformar em intolerância aos que lhe rodeiam.
A coragem e independência podem dar lugar a um espírito irascível e a pretensão de forçar à humanidade a incorporar seus sonhos e ideais, pode ocultar um “déspota” e dominador desumano.
O arrogante não vê seus defeitos, tudo sabe, sempre é o maioral, somente esquece uma coisa:
Deus não vai nunca lhe responder, por causa de sua arrogância.
Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário