"Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei."
Rm 3.21-31
A dinâmica explicativa paulina é brilhante.
O apóstolo faz menção de seu conhecimento sobre a Lei, com isso os judeus convertidos que lessem entenderiam que Jesus sempre esteve descrito dentro da Lei.
Paulo apresenta Jesus e sua obra como sendo a confirmação de Deus.
Como é fácil de entender o que Deus quer como quando quem nos ensina sabe apresentar a expressão da vontade de Deus pelas Escrituras.
A efetividade de Paulo era alta quando se falava de "exposição" da Palavra de Deus.
Ele, conhecedor de toda a lei judaica e da lei romana, se apresenta de forma humilde no trato, mas imponente na palavra que "duelar" com ele é algo difícil.
Hoje há necessidade de tanto dinamismo e conhecimento?
Sim, precisamos com certeza.
A dificuldade não muda só pelo fato dos tempos passarem e estarmos cercados de facilidades da vida moderna.
Se for preciso para esclarecer, desenhe, ilustre, deixe claro o que a mensagem bíblica quer dizer.
A salvação de muitos está aí.
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