Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 8 de agosto de 2020

Pandemia e Re-socialização

Estamos passando por dias difíceis, dias onde a compreensão que qual seja a melhor alternativa ficam turvados pela emoção em meio a razão.

Qual é a melhor opção para agirmos diante de uma flexibilização que agora está sendo colocada em vigência em algumas regiões?

Muitas pessoas já não aguentam mais os longos dias de reclusão por causa da pandemia. É custoso para alguns isso.

Não é fácil para o homem como um ser gregário, isolar-se de muitos relacionamentos sociais que são importantes.

Ficamos vários dias reclusos, sem opções tanto que qualquer coisa mais banal no passado tornou-se extremamente atrativa, como foi o caso de uma plantação de girassol.

Era quase "uma Disney" para alguns nesses dias de isolamento.

Agora, os governos estaduais, estão trabalhando por níveis divididos em cores para classificar o nível de tolerância e liberação da população para algumas atividades.

Estamos passando para um nível "amarelo" onde muitos locais e atividades que estavam suspensas vão voltar.

Isso é bom?

Sim, mas pode ser que não.

Sim

Nossa economia nacional está sustentando uma grande despesa, mas até quando? O retorno de alguma atividades ajudará na arrecadação de impostos, possíveis e eventuais ou fixos novos postos de empregos.

A re-socialização de muitas pessoas em ambientes onde, psicologicamente, se sentirão aceitas novamente. A solidão para algumas pessoas é pior do que a falta de dinheiro ou de um amor verdadeiro.

Sim, pois reuniões de manifestação de fé coletiva segundo seus credos acontecerão e isso é importante, pois algumas pessoas tem dificuldade de manter-se em suas crenças sozinhas. Seres humanos são assim. E isso em tempo de tanta turbação é uma grande ajuda para o componente espiritual do homem, coisa que remédios não podem tratar.

Mas pode ser que não

Tudo o que citado foi acima são pontos positivos dessa situação incomum a nós brasileiros se comparados a outros países ou continentes onde surtos viróticos ocorrem com uma frequência anual como a Ásia e a África por exemplo.

Muitas pessoas veem a flexibilização com uma "autorização para não precisar se proteger mais" ou uma "carta de alforria".

Muitos deixarão definitivamente de usar máscaras, usar álcool gel, manter um distanciamento conforme a regulação de cada local.

Passarão a se aglomerar, pois estarão protegidos pela "cor da vez". Uma nova e provável onda de contaminação pode surgir.

As regulações estaduais e municipais quanto a segurança biológica não mudaram por estarmos na fase amarela. O vírus ainda não foi embora ou reduziu sua efetividade reprodutiva.

O alerta é no tocante ao fato da re-socialização á algumas atividades sociais é que podemos ir novamente aos estabelecimentos, frequentar eventos religiosos, ir onde estiver liberado, mas sempre mantendo em mente que não acabou ainda a pandemia e seus devastadores efeitos.

A sua proteção é sua responsabilidade.

Fica esse alerta. Faça a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário