"E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus, doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos. E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil."
At 4.1-4, grifo nosso.
O "doendo-se" em algumas versões ou traduções aparece como "ressentidos" com os apóstolos pelo trabalho missionário em Jerusalém.
Se olharmos o significado da palavra "ressentimento" veremos melhor a coisa toda.
mágoa que se guarda de uma ofensa ou de um mal que se recebeu; rancor.
Os saduceus estavam ofendidos com um salvador que os tornasse obsoletos como eles eram.
Jesus acaba com o sistema que eles já haviam acostumado a sobreviver e controlar o povo.
Também por que a supremacia do ensino sobre as coisas de Deus era deles e eles usavam isso para seus interesses também.
Aqueles homens representavam um ameaça ao estilo de vida da classe dominante em Jerusalém.
Os saduceus eram ricos e poderosos tanto financeiramente como na hierarquia dentro do judaísmo. Jesus representa o fim de seu poder no judaísmo.
Isso era um problema, pois se pelas finanças eles não conseguissem dominar o povo, pela religião eles o fariam.
Se olharmos a pela Lei, pegássemos o décimo mandamento - 'Não cobiçarás' - veríamos a queda de muitos líderes do judaísmo condenados.
Certo é que, também, nem todos os que estavam no Templo eram ou procediam assim. Temos Nicodemos, Zacarias e pessoas ricas como José de Arimateia que agiram diferente diante de Jesus em etapas diferentes da vida.
O Evangelho, que aponta para Cristo, é uma ofensa para o mundo pecador. Ele é como uma sirene que denuncia que algo está errado e que precisa mudar.
Ainda hoje há ressentimento contra quem anuncia o Evangelho? Sim e muito.
A quebra do poder maligno e do poder humano pelo poder de Cristo causa oposição e ressentimentos.
Graças a Deus que isso não impediu que homens como os apóstolos continuassem a anunciar o Salvador do mundo.
A crença de tantas pessoas que ouviam os apóstolos era parte do sinal da evidente presença de Cristo e do inicio do Cristianismo.
Hoje muito se tem falado de sinais que representam a ação de Cristo em meios as massas. Creio que o principal sinal não sejam as conversões, mas sim o atentado contra os que anunciam o Evangelho.
Pois como ouvirão se não há quem pregue faz um grande sentido se você olhar que a primeira coisa que vem é a perseguição e depois os sinais na maioria das vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário