JAFÉ
Jafé sempre aparece na lista como o terceiro dos filhos de Noé depois de Sem e Cam. Alguns estudiosos acreditam que ele poderia ter sido o mais velho, porque seus filhos são os primeiros que aparecem na lista da genealogia de descendentes de Noé (Gn 10).
De acordo com a tradição bíblica antiga, Sem foi o antecessor de todos os povos semitas; Cam dos povos africanos ou camitas; e Jafé de todas as nações restantes (os primeiros hebreus desconheciam as raças asiáticas do Oriente).
Sem talvez tenha sido o primeiro a ser citado porque era o antecessor dos judeus, não por ser o mais velho. Dos três, Jafé é o que recebe menos atenção na Bíblia.
Depois menos as águas do dilúvio baixaram e a família de Noé estava se restabelecendo, Noé preparou um lote de vinho e se embriagou. Ficou nu em sua tenda (uma abominação para o judeus antigos), e Cam entrou na tenda e o viu.
Em vez de desviar os olhos e cobrir seu pai, ele saiu e contou o acontecido a Sem e Jafé, que entraram na tenda e cobriram Noé. Por causa das ações de Cam, Noé amaldiçoou os descendentes de Cam, dizendo que seriam escravos de Sem e Jafé.
Abençoou Sem e Jafé, orando para que Deus ampliasse o território de Jafé e para que ele sempre fosse bem acolhido nas tendas de Sem (Gn 9.25 em diante).
Embora Sem e Cam sejam mencionados em muitas passagens, Jafé não é mencionado em nenhuma outra passagem na Bíblia, senão na genealogia de Noé em 1Crônicas (1.4 em diante).
Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário