Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 31 de março de 2025

Reflexão de Segunda-Feira

 

Fonte: Pinterest.


Essa frase é simplesmente fantástica! Quantas vezes na ânsia da dor, da expectativa ou da autoconfiança, não conseguimos observar que o tempo irá passar de um jeito ou de outro.

Querer dominar o tempo é um recurso de tentar comandar o destino e o futuro; tais coisas não estão em nossas mãos, nunca tiveram e nunca estarão.

A nós, seres humanos, mortais e temporais nessa condição atual de existência cabe como um vislumbre de magnanimidade divina buscar viver cada momento que temos, bom ou mau, da melhor forma a possível.

E, sempre com confiança de que o tempo e nossas vidas estão nas mãos d'Aquele que tem o poder para fazer a melhor gestão do mundo — Deus.

Boa Semana

domingo, 30 de março de 2025

Devocional do Dia - “A teu respeito”

Fonte: Pinterest.
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito”
Sl 91.11a

A disposição divina em ordenar seus anjos a respeito de cada um dos que são seus é algo que muitos não compreendem.

Claro que, vivemos dias onde, muito do real significado bíblico foi banalizado e ridicularizado por meio de comportamentos não condizentes com as Escrituras.

Deus tem a sua cobertura sobrenatural sobre cada um dos seus servos e filhos.

Isso não é mero “folclore cristão”, se é que essa expressão existe, como muitos pintam por aí.

Quando lemos isso no Salmo 91, não é uma mera ilustração para acalentar o coração dos servos do Senhor ao longo do tempo.

Essa proteção pelo aspecto do texto apresenta ser:

1) Nominal.

2) Indica que algo será movido no céu primeiro.

3) Será algo que não terá limitação de tempo.

4) É só para os que estão aliançados com o Senhor.

Deus traz providência na vida dos que são seus. Ele proporciona cobertura aqui não de forma “mágica” como um campo de força invisível, mas como proteção quando o servo necessitar passar por lugares onde o resvalar dos pés seja uma realidade que sozinhos os servos não suportam.

É como uma “apólice de seguro” proposta por Deus gratuitamente aos que estiverem dentro de seus termos de cobertura.

Ele não precisa fazer isso, mas esse texto não é o único ponto onde Deus se dispõe a passar com seus servos nas dificuldades diárias.

Ele próprio diz que havendo necessidade de um servo seu cruzar o “vale da sombra da morte”, Ele próprio se disporá em estar lá.

Se nossas expectativas não forem colocadas firmemente em Deus, não conseguiremos aproveitar a cobertura espiritual do Senhor.

Bom dia.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Motivação e disciplina

 

Fonte: Pinterest.

A motivação é boa, te faz decidir, tomar uma direção, a questão com ela reside no fato dela não ter uma longa e persistente duração.

A disciplina é boa, te faz ser constante, perseguir um objetivo, a questão é que ela não inspira ninguém a começar nada.

Cada uma delas tê seu papel na situação do homem diante das questões da vida.

Uma é a teoria e a outra a prática.

Você precisa de ambas se quiser que seus sonhos se realizem.

Inclusive, só vai para o céu aquele que motivado pelo Espírito Santo, seque disciplinadamente a rotina da santificação em Cristo.

quinta-feira, 27 de março de 2025

Devocional do Dia - Você acha que merecia isso?

Fonte: Pinterest.
“Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades.”
Sl 103.10

Ao lermos trechos da Bíblia como o Sl 103.10 — “Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades”, temos demonstrações de uma função específica de Deus.

Olhamos o Antigo Testamento dizendo isso e, em mesma frequência, vemos o Novo Testamento afirmando que fomos amados mesmo ainda estando nas trevas, isso nas palavras do apóstolo Paulo na sua carta ao irmão romanos.

Não merecemos amor, graça ou paz, mas Deus escolhe amar o homem acima de suas falhas e pecados, proporcionando a nós algo que não merecemos, mas Ele dá.

É uma escolha de Deus amar a humanidade mesmo ela tendo vários erros, e uma opção que, por lógica, não seria feita uma vez que Deus não é beneficiado por nos amar.

Só quem é beneficiado nessa dinâmica é o homem e ainda assim, falha com o pouco que lhe cabe.

Fato é que merecemos juízo por nossas falhas, castigo por desobediência, mas ainda assim, Deus expressa seu amor a todos os homens dando a todos uma oportunidade de salvação em Jesus.

Ele nos trata como gostaria que fôssemos!

Todos, a humanidade inteira, seus filhos.

Nem todos são filhos de Deus e essa é uma dura realidade aos homens de maneira geral, pois todos querem ser seus filhos.

Há uma constante associação das beatitudes a essa filiação divina.

Quando Ele trata os homens como deseja, Deus quer que reconheçamos haver possibilidade de sermos melhores como Ele espera que sejamos.

Merecemos o juízo diretamente, mas primeiro Deus enviou o Salvador como oportunidade.

Bom dia.

quarta-feira, 26 de março de 2025

A vida não é só um breve momento

 

Fonte: Pinterest.

Muitos querem viver como um "peão de rodeio", querem seus "8 segundos de fama".

Todavia, nossa vida há momentos que estaremos esperando para montar, momentos já caídos do cavalo, momentos de aguardar entre um rodeio e outro.

A vida de nínguém são apenas os momentos de maior adrenalina correndo.

Pense nisso "o que você está fazendo de sua vida para ela valer a pena?"



terça-feira, 25 de março de 2025

Devocional do Dia - Dê o seu melhor

Fonte: Pinterest.
“Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado serás na ressurreição dos justos.”
Lc 14.13-14

Uma coisa que nós, como cristãos, devemos ter em nossa mente é a consciência que nossa recompensa deve, e será dada pelo Senhor.

Há a expectativa da parte do Senhor que façamos o bem, o correto e o necessário por podermos fazer e não por uma busca insensata por reconhecimento.

Quantos e quantos na busca por “glória pessoal” fazem “o bem” com uma câmera em mãos para registrar “o tamanho da bondade deles”.

As pessoas criaram nas redes sociais “universos utópicos” onde eles são boas pessoas, suas ações estão todas para “glória de Deus” e que, está tudo bem.

Temos a recomendação bíblica para o que uma mão fizer a outra não saiba.

Hoje, na visão dos tais “humildões”, a única ação válida é aquela que pode ser noticiada.

Ninguém busca em oculto fazer o bem na expectativa que somente o Pai Celestial esteja “de olho” anotando, avaliando e preparando o galardão de cada segundo as obras.

Quando somos avisados para abençoar os mais necessitados é para desenvolver em nós a humildade, a esperança no Senhor, a capacidade de empatia com a situação alheia e a minimização do ego ao colocar a necessidade de outros acima da nossa.

Não é autocomiseração, mas a doação pessoal em favor dos outros.

Abençoar quem não tem como retribuir é esperar a retribuição de Deus!

Isso causa em nós um sentimento de paz tão grande, pois, nos colocamos em situação semelhante a de Deus que nos ofertou Jesus, mesmo sabendo que nós não teríamos como fazer uma retribuição de mesmo tamanho.

Dê o seu melhor, não faça concessões.

Faça tudo para glória de Deus.

Bom dia.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Projeto Didásko PORTUGAL - CARTA DE ORAÇÃO - MARÇO DE 2025

Fonte: Autor.
Alcabideche (Cascais), Portugal, 21 de março de 2025.

“Uma Igreja Missionária precisa ser perseverante em todo o processo. Não apenas em uma ou outra ação de vulto, mas também precisa saber que a Obra Missionária só terminará, quando o Senhor Jesus voltar. E se isto vai demorar ou não, está fora de nosso alcance. O que devemos fazer, como Igreja envolvida na Obra de Deus, é prepararmo-nos para uma ação contínua, perseverante, séria, que tenha em mente um trabalho constante!” — Antônio Nasser

Amados irmãos e companheiros na obra missionária,

Que a graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas.

Na última carta disse que o tempo melhorava, mas pouco depois o frio e a chuva voltaram com força. O mês de março caminha para ser o mais chuvoso dos últimos 20 anos, marcado principalmente pelo número incomum de tempestades — quatro até agora.

A mais recente, chamada Martinho, atingiu o país com força nos dias 19 e 20, trazendo chuvas intensas, ventos fortes com rajadas que ultrapassaram os 120 km/h e grande agitação marítima. Causando estragos por todo o país, com a queda de árvores e postes, sendo que a área Metropolitana de Lisboa foi a mais afetada.

As previsões meteorológicas não indicam melhorias definitivas no tempo antes do final de abril, indicando chuvas frequentes ao longo desse período. Não me recordo de ter visto tanta chuva como neste inverno — nem mesmo durante o período das monções na Índia. Imaginem o desafio para lavar e secar a roupa, isso sem contar a luta incansável contra o mofo.

Embora a chuva seja boa e necessária, ao se prolongar por muitos meses, a gente começa a sonhar com aqueles dias longos, bonitos e ensolarados do verão aqui em Portugal.

Gostaria muito de poder partilhar todos os meses novidades e fotos do nosso trabalho aqui em Portugal. Mas a realidade no campo nem sempre anda no ritmo que gostaríamos. Além disso, existem limitações legais quanto ao uso de imagens de outras pessoas sem autorização por escrito.

Nos últimos dias, um vídeo que viralizou no Brasil chamou a atenção para o desafio de se fazer missões em Portugal. Nele, uma pessoa pergunta a vários portugueses — de diferentes idades e contextos — se acreditam em Jesus. A maioria diz que não. Para alguns pode parecer um pouco exagerado, mas o conteúdo reflete bem a realidade espiritual do país.

Portugal, assim como boa parte da Europa, vive hoje um contexto claramente pós-cristão — assunto que aprofundei no meu livro Europa Pós-Cristã: de celeiro de missões a desafio missionário. Apesar disso, há sinais de esperança. Nos últimos 10 anos, o número de evangélicos em Portugal mais do que dobrou, passando de 0,69% em 2011 para 2,13% em 2021.

No entanto, esse crescimento tem sido impulsionado, na maioria, pela chegada de brasileiros, angolanos e outros imigrantes. Por outro lado, o grupo dos não-religiosos também cresceu muito — de 6,84% (2011) para 14,09% (2021) — e hoje é o segundo maior do país, ficando atrás somente dos católicos (80,2%). Tudo isso mostra que o trabalho missionário em Portugal exige mais do que entusiasmo: é preciso compromisso, fé, paciência e muita perseverança.

Por favor, orem:
* Pela saúde física, emocional e espiritual de toda nossa família;
* Pelos desafios espirituais de Portugal;
* Pela melhoria das economias brasileira e portuguesa;
* Por novos mantenedores para nos apoiarem no nosso sustento mensal;
* Por sabedoria e direção de Deus para os nossos passos e planos.
Muito obrigado a todos os queridos irmãos, pastores e igrejas que estão nos apoiando na obra missionária! Que Deus continue abençoando grandemente e recompensando a fidelidade e constância de cada um dos queridos irmãos.

Com gratidão,

Pr. Paulo Henrique e família
-----------------------------------------------------
Nossas contas pessoais (em nome de Paulo Henrique P. Cunha):
BB (Ag 33159-3 C/C 6573-0) | ITAÚ (Ag 6116 C/C 00485-1)
As nossas chaves PIX: 016.430.477-01 (CPF) | ppaulo_henrique@hotmail.com (E-mail)

Reflexão de Seguda-Feira

 

Fonte: Pinterest.

Tudo começa na mente: o amor e o ódio; a coragem e o medo; a santidade e o pecado.

Nossa mente é o campo de batalha, o local onde perdemos ou ganhamos.

Nela, a batalha mais ferrenha é travada.

Não perca essa batalha!

Boa Semana

domingo, 23 de março de 2025

Devocional do Dia - Sentindo o vento forte

Fonte: Pinterest.
“Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste?”
Mt 14.30-31

Somos influenciados de forma altamente eficaz pelo nosso entorno.

Caímos diante das expectativas que o mundo imprime contra nós.

Uma forma de vermos isso é no exemplo de Pedro enquanto caminhava até Jesus em meio ao mar agitado.

É uma história que para alguns pode até parecer bem batida, mas ela nunca perde seu efeito de expor a nossa fraqueza mesmo diante do impossível.

As nossas fraquezas, quando não colocadas sob a égide da fé, se assenhoram de nós e nos dominam.

Elas nos cegam, nos fazem tremer, nos fazem tremular os joelhos e fraquejar os pés.

Quando Pedro inicia seu “naufrágio pessoal”, ele sai da “flutuabilidade da fé” e começa a naufragar em sua própria insegurança.

Vários de nós já afundamos dessa mesma forma.

Já sentimos o vento sobre nós diversas vezes e, em várias delas, também afundamos.

Todos somos passíveis de falha, a natureza caída e propensa ao erro em nós é nata.

Todavia, nós não podemos nos render a falha.

Vai sempre ventar muito forte e o mar vai também estar muito agitado contra nós.

Se deixarmos de olhar para Jesus, um único momento que seja, iniciaremos nossa derrocada.

E, se Pedro tivesse mantido os olhos em Jesus o tempo todo, ele teria afundado?

Se considerarmos o até então ocorrido, não, ele teria continuado a flutuar.

Ele só afunda ao tirar os olhos de Jesus.

Está percebendo?

Só sentimos, e somos afetados, pelo nosso redor quando deixamos de fitar Jesus nos olhos.

Não deixe de olhar para Jesus, em hipótese alguma! Isso é o que te mantém vivo, a salvo do afundamento eterno.

Olhe para Jesus.

Bom dia.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Essa imagem

 

Fonte: Pinterest.

Essa imagem é uma mera representação artística; um anseio em transmitir uma realidade passada, mas quando você lê o texto de Daniel capítulo 6, e vê essa imagem novamente, a coisa muda de figura.

Imagine o nível de intimidade e certeza em Deus que Daniel possuia?

Esse é o tipo de confiança que devemos buscar.

quinta-feira, 20 de março de 2025

Devocional do Dia - Ninguém!

Fonte: Pinterest.
"para que nenhuma carne se glorie perante ele."
1 Co 1.29

Quem somos diante de Deus para nos gloriarmos e exigirmos algo Dele?

Quem é o homem?

Qual seu nível de influência para se sobrepor a Deus?

São com tais perguntas que somos açoitados a respeito de nossa falha consciência em relação ao tamanho de Deus e o nosso.

Mesmo cristãos, em ajuntamentos congregacionais por todo o mundo, são enganados por influências malignas, mesmo nos templos mais belos.

Quando não observamos a chamada e o propósito dos dons divinos, nos colocamos como mais especias, mais e melhores do que realmente somos, falhamos diante de Deus.

O Criador escolhe formas de manifestar sua glória que atravessam a lógica, a forma regular de pensar.

Deus faz sua “aparição” através do inesperado.

Todos os que quiserem usar a glória de Deus como um artifício para ganhar um reconhecimento para si, serão, certamente, esmagados pelo peso do próprio ego.

A glória de Deus não é repartida a ninguém.

Ele pode se manifestar em nós, ao nosso redor, na natureza, enfim, em todo o universo ao nosso redor, sem em momento algum perder crédito por nada.

O que vemos é, haver “muita carne” querem o lugar do Senhor.

O que Deus usa, e que foge de nossa compreensão, é só mais uma prova de seu poder e glória sobre todas as coisas.

Entenda uma coisa, não há obra alguma que façamos que nos justifique diante de Deus para solicitar ou exercer qualquer direito de cobrança.

Se tivéssemos alguma justiça própria dos homens a ser exercida, Deus não teria, ou precisaria ter enviado seu filho.

Todavia, pela nossa incapacidade e pecados Ele enviou.

Toda a glória seja só a Ele.

Bom dia.

quarta-feira, 19 de março de 2025

Aprendendo com a dor

Fonte: Pinterest.


Analisando friamente, todas às vezes que sentimos alguma dor, ela nos traz uma reflexão.

Logo pensamos “não quero mais sentir isso”, “não quero mais passar por isso nunca mais”.

A dor tem, em si, um caráter pedagógico muito forte e único; ela te ensina querendo você ou não.

Há possibilidade de crescer sem dor, são pouquíssimas, mas há, entretanto, por norma, que a dor acaba sendo inevitável.

Seja no crescer, no perder da inocência, na tristeza ou até mesmo na alegria; a dor estará lá, de perto, só nos observando e esperando a hora de entrar em ação.

Então, que em cada oportunidade de aprender, aprendamos.

Não perca a oportunidade de aprender ou será somente “a dor pela dor”.

terça-feira, 18 de março de 2025

Devocional do Dia - O real livramento

Fonte: Pinterest.
“[...] mas a justiça livra da morte.”
Pv 10.2b

A ideia e conceito da “morte” são itens que permeiam várias culturas ao redor do mundo, tanto que, existe até entidades em algumas religiões denominadas como “deus da morte”.

As pessoas querem a morte, as pessoas fogem da morte.

Há uma dualidade de desejos, há cultos nas duas variantes, para chamá-la e para afastá-la.

Muitos acreditam que ela é o fim, ou o começo, ou ainda somente uma fase a ser passada.

Para fé cristã a morte é: um juízo, um adversário, um carrasco e uma passagem.

Juízo: ao entrar no mundo após a Queda, é destino de todos os homens, exceto os que Deus não permitir que ela toque.

Adversário: se há algo que os homens lutam contra é a morte, ninguém quer passar por ela, por isso, ficam inventando formas de fugir dela.

Carrasco: ela é o juízo liberado por Deus contra os corrompem-se, que vivem no amor a iniquidade.

Passagem: por mais que ela seja o final da existência físico-biológica da criatura criada em constituição, ela é uma passagem que propícia o encontro do salvo com o Cristo ressurreto, já o colocando as portas do Paraíso.

A morte da qual a justiça, sendo a divina, traz o livramento é justamente a morte para vergonha eterna onde não haverá prazer, felicidade e nem perdão para os que dela provarem.

“Mas a justiça livra da morte”, os salvos em Cristo até perecem, mas para eles a morte não é um sinal de vergonha, mas de bênção, pois, a distância do Criador é encurtada.

Até no último instante a morte estará aqui, mas um dia ela também cairá ao juízo divino.

Não tenha medo da morte, pois, através dela, seu encontro com Deus se dá e, a prova acaba.

Bom dia.

segunda-feira, 17 de março de 2025

Projeto Didásko PORTUGAL - Fazendo Missões em tempos de crise

Fonte: Projeto Didásko Portugal.
FAZENDO MISSÕES EM TEMPOS DE CRISE

A história do povo de Deus é marcada por desafios, sejam perseguições externas ou crises internas, como desvios doutrinários. No entanto, a fidelidade divina sustenta a missão. As adversidades não podem impedir o avanço da obra de Deus; pelo contrário, Ele as permite para fortalecer nossa fé e dependência n'Ele.

As Escrituras mostram Deus agindo soberanamente na história, cumprindo Seus propósitos mesmo diante das limitações e falhas do Seu povo. Sua providência governa todas as coisas, garantindo que nada escape ao Seu plano perfeito (Ef 1.11). Essa verdade traz consolo à Igreja, especialmente em tempos difíceis. A carta de Hebreus nos exorta a perseverar na fé, sem retroceder, pois temos uma esperança inabalável fundamentada na fidelidade de Deus.

Muitas igrejas enfrentam dificuldades para definir seu verdadeiro propósito e missão no mundo. Essa falta de clareza pode gerar incerteza e paralisia, especialmente em tempos de crise e adversidades. A Igreja, porém, não deve ser guiada pelas circunstâncias, mas pela Palavra de Deus, que nos capacita para toda boa obra (2 Tm 3.16-17).

A missão da Igreja é, antes de tudo, glorificar a Deus por meio da proclamação fiel do evangelho de Cristo, anunciando arrependimento e fé para a salvação (Mt 28.19-20; Mc 16.15). Ao mesmo tempo, essa proclamação se manifesta em um testemunho vivo, que reflete o amor e a justiça do Reino de Deus na sociedade, sem comprometer sua identidade espiritual e sua vocação essencial.

Assim como Deus é fiel ao seu povo (Dt 7.9; 2 Tm 2.13), devemos ser fiéis a Ele e à Sua missão no mundo (Mt 28.19-20; 1 Co 4.2). Mas como manter essa fidelidade em tempos de crise?

1. Reafirmar a vocação missionária

A missão é um chamado divino, fundamentado no mandato de Cristo, e não uma iniciativa meramente humana. A Igreja não é sua proprietária, mas participante do plano redentor de Deus para alcançar os perdidos. Para ser fiel a essa vocação, deve constantemente retornar às Escrituras, onde encontra sua base, motivação e direção. Somente enraizada na Palavra de Deus, poderá proclamar o evangelho a todas as nações, para a glória de Deus.

2. Manter o foco na Grande Comissão

A Igreja, mesmo diante de desafios e oposição, tem o chamado inegociável de proclamar o evangelho a todos os povos. Além de pregar, deve comprometer-se com o discipulado, ensinando os convertidos a obedecer a Cristo, fortalecer sua fé e guiá-los à piedade e ao serviço. Esse mandamento universal, baseado na autoridade de Cristo (Mc 16.15; Mt 28.18-20), é a essência da Grande Comissão e deve ser cumprido com zelo, confiança na soberania de Deus e dependência do Espírito Santo.

3. Adaptar estratégias sem alterar a mensagem

Tempos de crise exigem criatividade e flexibilidade. Estratégias podem mudar, mas a essência do evangelho permanece. O uso da tecnologia, o engajamento comunitário e abordagens inovadoras podem ampliar o alcance da proclamação do evangelho, caso estejam firmemente alicerçados na Palavra de Deus e na centralidade de Cristo.

4. Cultivar uma mentalidade de serviço e perseverança

A missão exige sacrifício e renúncia. Os missionários enfrentam desafios como dificuldades financeiras, perseguição e solidão, mas são chamados a servir com fidelidade e perseverança. Cristo ensina que o discipulado implica carregar a cruz diariamente (Lc 9.23) e confiar em Deus para o sustento e direção. O verdadeiro servo não busca conforto ou reconhecimento, mas dedica sua vida ao avanço do Reino, sabendo que seu trabalho no Senhor não é em vão (1 Co 15.58).

5. Confiar na soberania de Deus

A história da Igreja mostra que Deus conduz soberanamente Sua obra, independentemente das crises. A Igreja primitiva não somente sobreviveu à perseguição, mas cresceu, evidenciando o avanço irresistível do Evangelho. Da mesma forma, grandes movimentos missionários surgiram em meio a instabilidades, guerras e dificuldades econômicas, provando que a expansão do Reino de Deus não depende das circunstâncias humanas, mas do propósito soberano de Deus. Essa certeza fortalece nossa fé e renova a ousadia para perseverarmos na missão.

A obra missionária não é fácil; se fosse, todos os cristãos estariam envolvidos. No entanto, nosso dever é obedecer à ordem de Cristo, independentemente das circunstâncias (Mt 28.19-20; At 1.8). Fazer missões em tempos de crise exige fé, visão e compromisso. A Igreja deve permanecer firme, adaptável e confiante na graça de Deus. O Senhor da missão continua a operar e Sua promessa permanece: "E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28.20).

Pr. Paulo Henrique e família
-----------------------------------------------------
Nossas contas pessoais (em nome de Paulo Henrique P. Cunha):
BB (Ag 33159-3 C/C 6573-0) | ITAÚ (Ag 6116 C/C 00485-1)
As nossas chaves PIX: 016.430.477-01 (CPF) | ppaulo_henrique@hotmail.com (E-mail)

Reflexão de Segunda-Feira

 

Fonte: Pinterest.


Já tem muita gente nova sofrendo de “dores antigas” por não tomar uma posição quando se é necessário.

O tempo não para!

Boa Semana

domingo, 16 de março de 2025

Devocional do Dia - Abundante para abundar

Fonte: Pinterest.
“E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra”
2 Co 9.8

A Igreja na terra é a mão de obra para execução das necessidades do Reino de Deus.

O Senhor capacita a cada um que se dispõe para realizar demandas da obra, para testemunho da transformação divina e expressão da sua palavra.

Todo o que busca o exercício da obra do Senhor recebe abundância de capacidade conforme cada um também suporta.

Há um ponto importante aqui.

Para cada um de nós tem uma medida, um limite de capacidade, uma quantia que conseguimos administrar.

Não adianta uma pessoa que quer acima das próprias condições.

É necessário orar e pedir que o Senhor abunde em nós sua graça e nos demais atributos e, que nos dê capacidade de compreender até onde iremos.

Nem todos serão grandes pregadores, mas todos devem ser pregadores.

Nem todos serão grandes adoradores, mas todos devem adorar.

Nem todos serão grandes evangelistas, mas todos devem evangelizar.

Entende?

Dentro de nossas capacidades, o Senhor proporcionará a sua abundância.

Ninguém é igual ao outro.

O que Deus fizer com você, pode fazer com outro também, mas igual não.

Não conseguimos ser cheios na medida máxima de Deus por não termos nem a intimidade necessária para isso, como ainda pelo fato de sermos falhos em nossas próprias fraquezas e pecados.

Todavia, lidamos com um Deus que faz o que lhe apraz. Não há impossível para Ele, sua vontade é soberana e seu desejo reto.

O nosso Senhor tem capacitação para todo o que Dele a espera.

Quem busca encontra.

Quem bate, a porta se abre.

Busque do Senhor graça e capacidade para toda boa obra.

Bom dia.

sexta-feira, 14 de março de 2025

Qual dos dois você será?

Fonte: Pinterest.

Existem dois tipos de pessoas: os que se despertam e seguem e, os letargos que ficam se arrastando; não tomam partido ou posição alguma, pois, isso dá trabalho.

Escolha que tipo de pessoa você quer ser, já!

quinta-feira, 13 de março de 2025

Devocional do Dia - Ah, seu mentirosinho sem vergonha!

Fonte: Pinterest.
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.”
1 Jo 1.8

Como somos mentirosos a nós mesmos todos os dias.

Criamos uma panaceia de soluções para encobrir aos nossos próprios olhos o quanto somos maus, enganosos, corruptos, débeis e fracos.

Talvez, agora, alguém lendo se revolte e diga “você nem me conhece”.

E realmente, não!

Quem verdadeiramente conhece a cada um é aquele inspirou o texto bíblico a ser escrito da seguinte forma “todos pecaram”.

Todos os seres humanos padecem do mal do pecado, seja ele herdado de Adão, seja ele pela prática da iniquidade.

Ninguém escapa dessa sentença.

Quem se considera bom é quem não tem a menor ideia do quanto está enterrado no charco de lodo.

Mesmo em Cristo não somos perfeitos e muito menos imunes.

Podemos, sim, na presença do Senhor sermos melhores e mais santos, mas qualquer falha nossa, seja um único olhar ou pensamento que escape e nossa real natureza, como um gato-maracajá, irá pular e rosnar.

A questão é que precisamos entender que não somos bons, por melhores que nos comportemos.

Só melhoramos ao deixar que o Senhor esteja e permaneça em nós.

Como Paulo bem “não vivo, mas Cristo”.

Que hoje possamos entender que se todos pecaram eu não estou a salvo a menos que eu encontre a Cristo e dê para Ele o controle de minha vida.

Quando lemos o versículo dezessete do terceiro capítulo do Evangelho de João, vemos que o mundo, isto é, os homens, já estão condenados e que só há uma condição que é Jesus.

Não minta para si.

Jesus hoje pode trazer a verdade e quem a conhece muda.

Não deixe para o amanhã a salvação que te espera.

Bom dia.

quarta-feira, 12 de março de 2025

Da vida só se leva a vida que a gente leva!

Fonte: Pinterest.


Como você escolhe trilhar, o seu caminho, apontará para o verdadeiro destino que seu coração tanto almeja.

Ninguém chega no céu sem querer!


terça-feira, 11 de março de 2025

Devocional do Dia - “Adversários”

Fonte: Pinterest.
“E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.”
Lc 13.17

Quem são os adversários do Reino de Deus e de seus futuros moradores?

Qual é a característica dos que se levantam contra cristãos e sua pregação sobre o Messias?

O que configura essa posição de “adversário”, a etimologia da palavra “adversário” vem do latim, “que está contra” (em latim: adversarius) já a palavra “inimigo” provém do latim para “amigo ruim” (em latim: inimicus).

Todo o que se opõe a verdade do Senhor, se opõe a manifestação do Senhor, aos que manifestam o Senhor em suas vidas esses recebem oposição do mundo que tenta o acertar.

Como cristãos, a oposição nessa vida ser na forma de zombaria, intrigas, inimizades, mentiras e todo o tipo de acusação.

Veja Cristo, Ele está manifestando a glória de Deus através da cura de uma mulher que vivia encurvada há dezoito anos, é citado que a questão dela era de ordem espiritual.

Só uma solução espiritual para tal questão. Jesus era a fonte espiritual e foi salutar ao realizar a cura, mas tanto o formalismo judaico como a incredulidade das lideranças eram contra a benfeitoria divina.

Eles não conseguiam enxergar Deus agindo ali em seu meio.

Todo que buscar viver como Cristo andou, causará certo incômodo no mundo a sua volta.

O formalismo religioso será uma seta aguda entre as costelas.

A vida santa será motivo de zombaria e calúnias.

A “visão de Deus em nós” causará repulsa nos que não estão andando com o Senhor.

Todavia, nossa luta não é contra eles em si.

Toda essa oposição é como aquela enfermidade na mulher “uma questão espiritual”

A luta contra os adversários não será fácil, mas temos Jesus ao nosso lado a lutar. 

Bom dia.

segunda-feira, 10 de março de 2025

Reflexão de Segunda-Feira

Fonte: Pinterest.


Será que você está realmente “no controle” ou só está com medo de lidar com as coisas da vida?

Boa Semana

domingo, 9 de março de 2025

Devocional do Dia - Em quem confiar

Fonte: Pinterest.
“Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.”
Sl 16.1

Confiança, palavra que evoca na mente os seguintes pontos: “Credibilidade ou conceito positivo que se tem a respeito de alguém ou de algo; crédito, segurança. Crença de que algo é de qualidade superior e não falhará. Sentimento de segurança em relação a si; firmeza. Crença ou fé de que determinadas expectativas se tornarão realidade; esperança”.

Quem confia em Deus sabe que, o que vier Dele será o melhor em todos os aspectos, mesmo naquilo que aos olhos dos homens possa parecer como uma derrota.

Você pode ter o pneu de seu veículo furado, ter um atraso e até a perda de algum compromisso.

Isso na ótica humana é algo banal, sem propósito e foi uma perda de tempo.

Entretanto, diante do aspecto divino e sobrenatural, não sabemos o que esse “furo no pneu” nos proporcionou diante do que poderia ter ocorrido.

Ter um livramento de um acidente, de uma decisão ruim ou coisa pior.

Tem quem ache que ver a vida assim ajuda a viver melhor e seguir com Cristo, mas na realidade é que o servo, que vive sob a ótica e direção de seu senhor, sempre estará à disposição de seus desígnios.

Não tenha vergonha de atribuir até mesmo o “furo no pneu” ao Senhor.

Quem confia em Deus segue crendo na grande abrangência do cuidado divino sobre os que Nele esperam.

Seu dia foi péssimo, mas ainda assim você chegou ao final dele inteiro?

Foi Deus quem te ajudou.

Os ímpios chegam ao final do dia, mas derrotados e sem esperança.

Já o servo chega ao final do dia após atravessar um extenso “campo de batalha” e diz “até aqui me auxiliou o Senhor”.

Isso é confiança em Deus.

Bom dia.