“A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui.”
Ec 7.12
Hoje há uma incessante busca por informação e, daí, que vemos tamanha geração de conteúdo “non-sense”.
A busca por mais e mais informações onde não há propósito de aquisição, apenas a "informação pela informação".
Uma das definições de "conhecimento" citam que ele é o resultado do processamento da informação adquirira do mundo exterior para mente e, a posterior transformação desse processamento em memória semântica (palavras / transcrição do entendimento e síntese das informações) e ações (realização que usam o conhecimento recém-formado para evitar repetição de falhas ou para melhoria de ações).
Veja quantos blogs, vlogs, sites, canais, perfis e redes sociais voltadas para produção de conteúdo que nada mais passam do que um amontoado reciclado de informações.
Em suma, isso não é ruim em certo ponto, pois, quando é feito corretamente, gera um “refinamento da informação”, atualizando dados, dando novas interpretações ou constatações.
Isso é geração de informações melhores para que os consumidores delas tenham mais material para processar em suas mentes e produzirem conhecimento.
Todavia, muitos se apoderam de informações sem nunca conectar com outras coisas, transformando-as em um enorme “colcha de retalhos”.
E as pessoas acumulam abundância de informações apenas para se gabarem de conhecerem algo inusitado.
De que adianta isso?
Conhecimento, em qualquer campo, se não for transformado em um resultado prático em nossas vidas, acabará produzindo enfado, cansaço mental e afastando muitos de coisas realmente importantes.
Talvez alguém proponha que isso gera “personalidade” e, de fato, sim, mas tudo que passamos nessa vida gera em nós traços que comporão nossa personalidade.
O conhecimento deve ser gerado de forma saudável, produtivamente e que cause em nós crescimento físico, mental e espiritual.
E conhecimento gerado, quando aplicado, resulta em sabedoria.
Sabedoria nos preserva, nos dá escape, proporciona bons momentos e livramentos de vários tipos.
Não deixe que essa avalanche de informação te transforme num acumulador compulsivo de informação ao invés de um sábio aproveitador de cada informação que vem as suas mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário