"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."
1 Jo 5.4
A construção social que vivemos hoje, principalmente aqui no Brasil é basicamente formada por três tipos de pessoas:
1) O vitimado - Aquele que é sempre vítima de algo, está sempre em necessidade de reparação. Não conseguiu nada na vida por ser vítima "desde seus antepassados". Veja, não é um comentário que despreza problemas sociais do passado, erros de natureza humanitária, mas são pessoas que querem facilitações para vencer. E aqui não é um ataque a determinado grupo étnico ou de ordem sexual. O mundo não gira só entorno de tais conflitos. Toda a questão é sobre aquela pessoa que constrói uma narrativa para justificar suas incapacidades ou preguiça. Outrossim, existem pessoas que foram vítimas de coisas desastrosas física e emocionalmente, não há como negar essa faceta humana em proporcionar o mal inconsequente. A tais, sim, há empatia verdadeira. Entretanto, aproveitadores são os que "lutam" para manterem a condição de atenção que a vítima recebe seja da sociedade, ou seja, da família.
2) O supermotivado - É aquela pessoa que recebe do ambiente motivação para tudo, toda ação que acontece é motivo para ele se engajar em disputas, criar suposições e contra-argumentações com um único propósito - vencer. Ele é aquele que crê ser a "dura, fria e afiada lâmina da justiça". Seu ponto de vista é sempre o certo, não há acordos ou concessões de entendimento, a sua posição sempre tem de sair "vencedora" da disputa (nunca há uma "conversa" propriamente dita). Ele partirá para vias de fato se necessário for, afinal vive como se sua vida dependesse de sempre estar certo, do lado certo e fazendo o que julga ser o certo. São as pessoas que nunca realmente fizeram nada, mas que tem em suas cabeças que podem mudar o mundo sem arrumar a própria cama. Temos que a internet deu um grande poder de notoriedade argumentativa para todo o que quiser se expressar. Assim, os tais, vão construindo seu "castelo digital", sua "fortaleza da solidão", seu bastião de defesa de seus ideais, mesmo havendo sérias falhas de caráter pode detrás ou por nem sequer praticarem o que tanto expõe e defendem.
3) O lutador - São todos os outros que não estão vivendo as outras utopias anteriores. Talvez a figura do metafórica do "lutador" evoque a mente a questão principal de sua comparação, a luta. Para tais, cada dia tem de ser vivido, enfrentado com todas as suas questões. Não há para onde correr. Não há para quem correr. Eles entendem que as dificuldades diante deles deverão ser enfrentadas olhando diretamente dentro dos olhos delas. Os problemas não somem se fugirmos deles. Os problemas não se amedrontam por estarmos em um êxtase por motivações. As dificuldades não são vencidas por motivação, mas por ações, comprometimento e disciplina. O lutador ainda tem diante de si o aterrador fato que nem sempre ele irá vencer todas. Em dias perderá, será derrotado mesmo tendo feito seu melhor. Nem todas as dificuldades podem ser vencidas e o lutador saber disso, mas ainda assim, diariamente se expõe a lutar. Sem escusas.
O cristão, pela natureza de suas promessas, é um lutador.
Ele luta contra o mundo. A pecaminosidade que pode ser alcançada hoje da palma de sua mão. Contra um sistema moral e ético que o quer tragar para rumos que o afasta da presença de Deus.
Ele luta contra o diabo. Todo o empenho do maligno, suas tentações e más intenções lançadas aos ouvidos para que elas alcancem o coração, germinem e o pecado nasça dentro de nós.
Ele luta contra si. Esse adversário talvez seja um dos mais terríveis, pois do mundo você pode se isolar, do diabo você pode fugir aproximando-se de Deus, mas nelas todas a carne sempre estará lá tentando fazê-lo voltar a essência pecaminosa humana oriunda do pós-Queda.
O cristão não é uma pessoa forte, mas que em sua fraqueza precisa lutar diariamente.
Toda a força que o cristão busca ele a busca em Jesus, nós pés do Senhor que tem, Ele, sim, tem todo o poder.
A salvação não é para os fortes, pois eles tentarão vencer por sua própria força, motivações e pensamentos. Falharão e perder-se-ão por isso.
Espere em teu Senhor, cristão creia, você não está sozinho em nenhum dos teus dias.
Teu Senhor está contigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário