"Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra."
Tt 1.15-16
A expressão tema é “Como estou vivendo?” escrita no idioma quiniaruanda ou kinyarwanda, também conhecido como ruanda ou rwanda, é uma língua banta falada principalmente em Ruanda, onde é uma das línguas oficiais junto ao inglês e o francês.
Essa pergunta é uma questão vital para cada um que está em Cristo.
Paulo alertou ao jovem obreiro Tito que o comportamento incongruente entre o discurso e as ações de alguns demonstraria o quanto eles estariam comprometidos com Cristo.
Todo aquele que vive de maneira ao seu discurso apontar para a santidade, mas suas ações apontarem para todo o tipo de impureza, os tais não estão alinhados com valores morais e éticos, imagine então aos valores cristãos?
Se nós dissemos que “estamos em Cristo” temos o dever de viver de forma harmônica com esse “estar em Cristo”.
Paulo enfrentou falsos mestres em Éfeso que de dia diziam “não faça isso” e na noite do mesmo dia faziam o que condenavam.
Tinham um discurso incoerente, por isso não conseguiram suplantar o apóstolo na prédica. No mundo há um ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Muitos que isso dizem não querem ser julgados pelos seus atos contrários.
Contudo, o próprio Paulo a nós diz que “nenhuma condenação há para quem está em Cristo”.
Sabe a razão?
1º) Por Cristo que nos justifica.
2º) O que é justificado passa a viver como uma nova criatura, livre do domínio do pecado.
Onde suas palavras coadunam com seu discurso.
Bom dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário