"Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei."
Is 41.9
Quando observamos a história que as Escrituras narram vemos uma constante diretriz conduzindo tudo o tempo todo.
Essa diretriz é o Plano Diretor de Deus.
Mas o que é um Plano Diretor?
O professor Flávio Villaça, da USP, define plano diretor como:
Um plano que, a partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, do município e de sua região, apresentaria um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estás definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal. (Villaça, 1999, p.238)
Se pegarmos esse conceito como âncora para o entendimento veremos que, Deus fez o diagnóstico da situação da humanidade com a sua onisciência.
Ele sabendo das necessidades dos homens diante da constante ameaça do pecado cria um plano diretor para poder conduzir as coisas para que tudo não fosse perdido.
Deus está trabalhando em uma forma de levar o homem de novo a sua presença de forma irrestrita.
Muitos dizem "o mundo está perdido" é algo com dois lados.
O primeiro deles é justamente que essa perdição tem a ver com a entrega, ao amor ao pecado, a cominação da carne. Esse mundo está perdido nessa inclinação.
O segundo é que isso é errado, pois, um mundo perdido é um mundo onde ninguém estivesse "olhando" para ele, o que não é o caso já que Deus está de "olho" em tudo.
Quando Deus escolhe alguém é baseado em seu plano, propósito e objeto principal.
Se ele nos chama é por saber que temos condição de participar de seu planejamento para esse mundo.
Nunca despreze o que Ele têm para você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário