"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;"
Mt 6.19
A mascará mortuária do faraó Tutancâmon junto com as pirâmides e a esfinge são as figuras mais reconhecíveis e identificáveis sobre o que o Egito dos dias dos faraós.
Tutancâmon (c. 1.341 a.C. - c. 1.323 a.C.) foi um faraó da décima oitava dinastia (governou de c. 1332–1323 a.C. na cronologia egípcia), durante o período da história egípcia conhecido como Império Novo (Wikipédia).
Os achados de sua tumba em 1922 pelo arqueólogo e egiptólogo britânico Howard Carter podem até ser precificados, mas a riqueza dos detalhes, o requinte e exuberância dos inúmeros itens, cerca de 5.000 itens, é inestimável.
Todo o tipo de joalheria, metais preciosos e até a famosa adaga feita do metal de um meteorito o que já lhe garante uma valor inestimável por sua exclusividade e história.
Pois bem, além de tudo isso o corpo embalsamado do próprio faraó estava lá sob várias camadas de ornamentos, sarcófagos e faixas.
Na crença egípcia faraônica o faraó precisaria de seu corpo para o retorno do mundo dos mortos. Daí suas riquezas em seu túmulo e o cuidado com seu corpo.
Se formos seguir essa linha de pensamento, parece que o jovem faraó não irá conseguir retornar uma vez que todo seu aparato post-mortem foi violado e descaracterizado.
O tesouro de Tutancâmon está em museus egípcios, mas há peças ou coleções espalhadas por alguns museus da Europa.
Onde está o tesouro de Tutancâmon?
Seu tesouro está todo espalhado, violado e ainda até roubado. Por mais glorioso que sejam todas as obras dedicadas a ele, nada poderá ser de seu gozo.
Ele só recebeu tudo o que estava dentro de sua tumba apenas após sua morte, mas nunca será usufruído por ele.
Isso é irônico, pois a riqueza cultural e financeira dele hoje está sob o domínio de várias pessoas.
Para o cristão, por mais que não tenha sua riqueza em posses nessa terra, ele um dia poderá usufruir na glória.
Sua riqueza está sob o cuidado de Deus não pode ser tocada por ninguém.
Não haverá ladrões de tumbas, corrosão por oxidação ou criação de pátina, odores ruins ou pútridos, ácaros e outros seres vivos destruidores.
Ao ver Jesus voltar nós seremos transformados e Nele teremos o nosso tesouro conhecido e possuído.
Guarde bem o que você tem, coloque nas nãos do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário