"E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom; e atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão. Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes."
Jz 4.4-9
Lideres piedosos lideram por inspiração.
Débora convenceu os seus seguidores a ir além das suas próprias visões.
O líder inspirador oferece um modelo de integridade e coragem e estabelece um alto padrão de atuação.
Ele dá autonomia aos seus seguidores e não apenas os trata como indivíduos, mas também encoraja a individualidade.
Não existe melhor forma para desenvolver a capacidade de liderança do que dar a alguém uma tarefa que envolva responsabilidade e deixar que este a execute.
Débora agiu assim com o jovem Baraque.
Ela o designou como o seu comandante-chefe e lhe deu a tarefa de recrutar um exército que derrotasse Sísera.
Ele não temeu estabelecer um exemplo de coragem e heroísmo ao oferecer a si mesma como isca para armadilha, visando a derrota do inimigo.
Atitudes assim criam uma "imagem positiva" do líder, imagem essa que está sempre associada não a alguém que só manda, mas alguém que confia e que faz quando é necessário.
O exemplo de Débora diz aos homens "se ela está disposta a isso eu também posso".
Na maioria das vezes o exemplo que os liderados precisam não é de uma história épica de um passado distante, mas de um exemplo presente e palpável diante de seus olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário