Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Religiões: O que é Hòa Hảo?

 Huỳnh Phú Sổ na juventude.
Đạo Hòa Hảo, ou também Hoahaoísmo, é uma organização budista, fundada em 1939 por Huỳnh Phú Sổ (Popularmente chamado Phật thầy, "Mestre Buda" em Vietnamita), um nativo da região do Delta do Rio Mekong no sul do Vietnã (Veja o infográfico abaixo).

Os aderentes consideram Sổ um profeta, e Hòa Hảo uma continuação de um ministério budista do século XIX conhecido como Bửu Sơn Kỳ Hương.

Os fundadores dessas tradições são considerados pelos seguidores de Hòa Hảo como Budas vivos - destinados a salvar a humanidade do sofrimento e a proteger a nação vietnamita.

Hòa Hảo afirma ter aproximadamente dois milhões de seguidores ao longo do Vietnã; em algumas províncias perto de seu lugar de surgimento do Delta, até 90% da população praticam esta tradição.

Infográfico com a localização do Delta do Rio Mekong entre o Camboja e o Vietnã.

Uma característica importante deste movimento é a sua ênfase nos camponeses, exemplificada pelo antigo slogan "Praticando o Budismo Enquanto Cultiva Sua Terra".

Hòa Hảo enfatiza a prática do budismo por leigos em casa, em vez de se concentrar principalmente na adoração e ordenação em templos.

Construção - Pagode vietnamita típico.

A ajuda aos pobres é favorecida sobre a construção de pagode (Imagem acima) ou rituais caros; cerimônias religiosas e sociais são idealmente simples e modestas, e não incluem ofertas de comidas, serviços de adivinhação e casamento elaborado e costumes funerários encontrados em algumas manifestações de vida do Sudeste Asiático.

Referências:
HÒA HẢO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2019.
Site: http://hoahaobuddhism.org/. Acesso em: 03 jan. 2019.
https://hoahao.org/. Acesso em: 03 jan. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário