"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé."
Rm 1.17
Neste dia, em 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero pregou uma proposta de reforma nas portas da igreja de Wittenberg (Alemanha), debatendo a doutrina e prática de indulgências. Esta proposta é popularmente conhecida como as 95 Teses, que foram pregadas na porta da Igreja do Castelo (Schlosskirche).
A princípio não foi um ato de provocação ou desafio
A Igreja do Castelo estava na rua principal de Wittenberg, e a porta da igreja funcionava como um quadro de avisos públicos e, portanto, o lugar lógico para colocar as notícias importantes.
Além disso, estas teses foram escritas em latim, a língua da Igreja, e não em seu vernáculo alemão. No entanto, o caso gerou uma dura controvérsia entre Lutero e os aliados do Papa sobre uma variedade de doutrinas e práticas.
Quando Lutero e seus seguidores foram excomungados em 1520, nasceu a tradição luterana.
O ato de Lutero e o retorno da Igreja as raízes primitivas
Essa reviravolta dentro do catolicismo romano abre caminho para a "popularização" do conhecimento bíblico pela transcrição pelo próprio Lutero dos textos bíblicos para o vernáculo alemão, para o retorno a fé como meio pelo qual o justo (quem fosse justificado em Cristo) viveria apesar de todos os ataques dos inimigos.
Se hoje temos igrejas de cunho cristão evangélico é por causa dos atos de 31 de outubro de 1517, dos atos de Martinho Lutero em querer que a igreja voltasse a ser o que era no principio da fé.
Comemoramos, pois, não o Dia das Bruxas e ou Dia de Todos os Santos, esses que viram em meados de 1745 e como uma tentativa de ofuscar os eventos de mesma data do ano de 1517.
Nós cristãos temos muito a celebrar!
Os "5 solas" da reforma:
Sola fide (somente a fé)Sola scriptura (somente a Escritura)Solus Christus (somente Cristo)Sola gratia (somente a graça)Soli Deo gloria (glória somente a Deus)
Glossário
- Sola - A palavra latina "sola" significa "somente" em português. Os cinco solas sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e prática cristã.
- Vernáculo - nome dado à língua nativa de um país ou de uma localidade. Vernáculo é utilizado sempre para designar o idioma puro, utilizado tanto no falar, como no escrever; sem utilizar palavras de idiomas estrangeiros.
- Ofuscar - Impedir a vista de; ocultar, encobrir, obscurecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário