A CAPITAL DE DAVI
Parte 1
Jerusalém nunca teria progredido em importância se não fosse pelo fato das tribos israelitas terem se dividido em dois grupos na época da ocupação de Canaã.
As tribos que se estabeleceram no sul tinham o seu centro em Hebrom e vieram a ser fortes aliadas de Davi.
As tribos estabelecidas ao norte se aliaram a Saul.
Quando o filho remanescente de Saul, Isbosete, foi assassinado (2 Sm 4), as tribos do norte pediram que Davi fosse seu líder.
Não interessava à unidade nacional escolher uma capital ao norte ou sul,ou selecionar uma que já estivesse associada com qualquer das tribos.
Jebus / Jerusalém era uma escolha lógica.
Ela se achava entre os agrupamentos norte e sul das tribos, e não estava ligada a nenhum dos grupos.
O rei de Jerusalém fora derrotado na batalha (Js 10.1) e embora o lugar tivesse sido tomado por uma tribo de Judá (Jz 1.8), recupera a sua independência como cidade canaanita Jz 19.11,12).
Davi decidiu então conquistar a cidade e torná-la sua capital.
Ele realizou a conquista de duas maneiras espetaculares _ desafiando a maldição e vencendo uma barreira natural aparentemente intransponível.
Os jebusitas haviam levado seus cegos e coxos como parte de um ritual para amaldiçoar as tropas de Davi com cegueira e aleijões, caso atacassem a cidade.
Os jebusitas haviam removido os degraus de madeira que levavam do interior da cidade para o suprimento de água debaixo dela (2Sm 5.6-8).
Essas ações não detiveram Davi e as suas forças.
Guiados aparentemente por Joabe (1Cr 11.6-8), eles continuaram o ataque através do estreito canal de água e mostraram não temer a maldição , matando os cegos e os coxos.
continua...
Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário