O Longo Silêncio
(citado pelo falecido teólogo anglicano John Stott, na sua clássica obra
“A Cruz de Cristo”)
“No fim dos tempos, bilhões de pessoas estavam espalhadas numa grande planície perante o trono de Deus.
A maioria fugia da luz brilhante que se lhes apresentava pela frente.
Mas alguns grupos falavam animadamente — não com vergonha abjeta, mas com beligerância.
"Pode Deus julgar-nos?
Como pode Ele saber acerca do sofrimento?", perguntou uma impertinente jovem de cabelos negros.
Ela rasgou a manga da blusa e mostrou um número que lhe fora tatuado num acampamento de concentração nazista. -"Nós suportamos terror... espancamentos... tortura... morte!”
“Em outro grupo um rapaz negro abaixou o colarinho.
"E que dizer disto?", perguntou ele, mostrando uma horrível queimadura de corda. -" Linchado... pelo único crime de ser negro!”
“Em outra multidão, uma colegial grávida, de olhos malcriados, murmurava: "Por que devo sofrer? Não foi culpa minha."
“Por toda a planície havia centenas de grupos como esses.
Cada um deles tinha uma reclamação contra Deus por causa do mal e do sofrimento que Ele havia permitido no Seu mundo.
Quão feliz era Deus por viver no Céu onde tudo era doçura e luz, onde não havia choro nem medo, nem fome nem ódio.
O que sabia Deus acerca de tudo o que o homem fora forçado a suportar neste mundo?
Pois Deus leva uma vida muito protegida, diziam.
“De modo que cada um desses grupos enviou seu líder, escolhido por ter sido o que mais sofreu.
Um judeu, um negro, uma pessoa de Hiroshima, um artrítico horrivelmente deformado, uma criança talidomídica.
No centro da planície tomaram conselho uns com os outros.
Finalmente, estavam prontos para apresentar seu caso.
Antes que pudesse qualificar-Se para ser Juiz deles, Deus deve suportar o que suportaram.
A decisão deles foi que Deus devia ser sentenciado a viver na Terra — como homem!
"Que Ele nasça judeu.
Que haja dúvida acerca da legitimidade de seu nascimento.
Seja dado a Ele um trabalho tão difícil que, ao tentar realizá-lo, até mesmo Sua família pensará que Ele está louco.
Que Ele seja traído por seus amigos mais íntimos, que enfrente acusações falsas, seja julgado por um júri preconceituoso, e condenado por um juiz covarde.
Que Ele seja torturado.
"Finalmente, que Ele conheça o terrível sentimento de estar sozinho.
Então que Ele morra.
Que morra de tal forma que não haja dúvida de que morreu.
Que haja uma grande multidão de testemunhas que o comprovem."
“E quando o último acabou de pronunciar a sentença,
houve um longo silêncio.
Ninguém proferiu palavras.
Ninguém se moveu.
Pois, de súbito, todos sabiam que Deus já havia cumprido Sua sentença.”
O Deus apresentado nas páginas sagradas não Se limita às fronteiras celestiais.
Em determinado momento da história, Ele assumiu a natureza humana e sofreu de maneira intensa para proporcionar a nós aquilo que não somos capazes de conseguir por nós mesmos.
Como disse Lutero, "Senhor Jesus, Tu és a minha justiça, e eu o Teu pecado. Levaste sobre Ti o que era meu; mas depuseste sobre mim o que é Teu.
Tu Te tornaste o que não eras, para que eu pudesse me tornar o que eu não era."
Tu Te tornaste o que não eras, para que eu pudesse me tornar o que eu não era."
“o bom Pastor dá a vida por Suas ovelhas” (Jo 10:11).
Uma das mais belas reflexões sobre Jesus pode ser encontrada numa desconhecida epístola a um certo Diognetus, datada do 2º século d.C.:
"Ó doce troca! -Ó operação inescrutável!- Ó benefícios que ultrapassam todas as expectativas! -Que a impiedade de muitos fosse ocultaem apenas Um justo, e que a justiça de Um justificasse a muitos transgressores."
Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)
Uma das mais belas reflexões sobre Jesus pode ser encontrada numa desconhecida epístola a um certo Diognetus, datada do 2º século d.C.:
"Ó doce troca! -Ó operação inescrutável!- Ó benefícios que ultrapassam todas as expectativas! -Que a impiedade de muitos fosse oculta
Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)
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