Eduardo Sousa
Introdução
PECADO. Eis uma das palavras mais terríveis que podemos encontrar em nosso idioma. O pecado é responsável por toda a miséria humana. Ele é tão terrível que tem como resultado final a morte.
I. O que é pecado?
Na Bíblia encontramos uma definição de pecado: “... pecado é transgressão da lei" (1 Jo 3.4). Paulo confirma essa definição: "Porque até a
o regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei" (Rm 5.13)
1. Etimologicamente.
Encontramos várias palavras, tanto no Velho Testamento (Hebraico), quando o Novo (Grego), para a palavra pecado. O significado, entretanto, é comum a todas: transgressão, desobediência, rebelião.
2. Outras definições.
Pode também ser considerado como "qualquer coisa na criatura humana que não expressa ou é contrária ao caráter santo do Criador".
3. Teologicamente.
Pela teologia, o pecado é definido como "errar o alvo", ou seja, andar de modo contrário à vontade de Deus. Quem peca não está acertando o alvo, que é a vontade de Deus.
O pecado provoca muitos males
A Bíblia aponta várias conseqüências do pecado na vida do homem. Os atos pecaminosos trazem conseqüências sobre a vida do homem. Mas o principal é O PECADO (a natureza pecaminosa), que é a raiz do problema. O homem não é condenado somente por praticar atos de pecado, mas por ser, ele mesmo, pecador por natureza. O pecado trouxe as seguintes conseqüências para o homem.
1. Julgamento.
O homem está julgado. O julgamento que veio sobre Adão, quando pecou, é imputado a toda raça humana.
2. Condenação.
O homem, julgado, está condenado. O pecado o levou à condenação.
3. Morte.
Tanto morte física quanto a espiritual. Morte é separação. E o homem pecador está separado por Deus. Deus não está com as mãos encolhidas para que não possa salvar, nem os seus ouvidos estão surdos para que não possa ouvir, mas o pecado faz separação entre o homem e Deus (Is 59.1,2)
4. Culpa.
O pecado traz culpa. A pessoa culpada diante de Deus. Daí, a razão do seu julgamento e condenação. Entende-se por culpa a dívida que o pecador tem por causa do pecado, em relação a quem ele ofendeu. É o que o faz ser passível de punição.
A culpa traz a pena, o castigo. O castigo, o salário do pecado, que é a morte (Rm 6.23)
Conclusão
Você pode tratar cada pecado e se livrar de cada um deles, um por um. Mas o problema de PECADO, na sua natureza, só pode ser resolvido se você aceitar Jesus Cristo como seu Salvador.
Fonte: Extraído das Lições Passo a Passo com Cristo 1 - LERBAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário