Páginas do J.A.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

O que você tem feito?

"Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo?"
Mt 27.22a

A figura de Jesus é altamente comentada até hoje.

Existem versões do "Jesus histórico", "Jesus literal", "Jesus liberal", "Jesus bonzinho", "Jesus preto", "Jesus branco" e outros tantos tipos de interpretações.

E em contraponto a todas essas existe o "Jesus, o Filho de Deus", também chamado de "Jesus bíblico".

Para esses tipos de "Jesus" a pergunta de Pilatos a multidão feita naquela sexta-feira não faz sentido, exceto para o "Jesus, o Filho de Deus".

Todas as demais vertentes não estão preocupadas com o que Jesus pode proporcionar, mas sim, apenas em seus pontos de vistas.

A pergunta de Pilatos é muito importante, mas foi desdenhada pela turba que ali estava ao ponto de gritarem "crucificai-O".

Hoje essa mesma pergunta é feita a todos nós, o que faremos de Jesus?

Qual o lugar que Ele ocupa em nossas vidas?

O que fazer com alguém como Ele?

A resposta a essa pergunta é descoberta daquilo que está dentro de nosso coração, de como vemos o Filho de Deus diante de nós.

Qual é o seu veredito sobre Jesus Cristo?

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Devocional do Dia - O que ainda me falta?

"Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?"
Mt 19.20

Um jovem, não sabe precisamente a idade, mas o texto evidência que era alguém de pouca idade que havia vindo até a pessoa certa para fazer a pergunta certa.

Ele era exemplar em sua rígida educação judaica.

Conhecia a Lei de Moisés, praticava de forma disciplinar os mandamentos de forma a gerar naquele jovem o sentimento de que merecia ser honrado por aquilo.

Ele acreditava que estava por sua obediência construindo uma aura de perfeição sobre si.

Essa era sua imagem sobre si mesmo, isso fica claro na réplica de Cristo.

Jesus precisou lhe ensinar três coisas importantes:
  • [1ª] Humildade. Ele não era alguém tão importante só por ter cumprir a lei.
  • [2ª] Materialista. Ele não deveria ser materialista e confiante em suas riquezas.
  • [3ª] Perfeição. Ele queria ser perfeito por si mesmo, confiando em sua própria orgulhosa conduta diante de Jesus.
Aquele jovem estava no calor de sua juventude, na imagem de si que criou baseado na cultura judaica corrompida pela frieza mecânica de um culto vazio ao Senhor.

Temos de firmar nossas convicções de bondade no Senhor, na obra de Cristo na cruz.

Veja, Jesus não queria que ele virasse um mendigo, mas queria que ele entendesse, a luz de sua própria justiça ele jamais alcançaria a perfeição.

Sua pergunta foi respondida, mas a resposta foi cabal.

Jesus tem as respostas que precisamos.

Bom dia.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

A busca pela cura divina

"Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste."
Sl 30.2

Quais são os meios de cura do Senhor?

É interessante uma reflexão sobre esse ponto, pois, normalmente enxergamos apenas a cura que queremos e onde esperamos sermos curados.

Normalmente, pedimos ao Senhor que nos cure de algo que nos incomoda, que gera dor e, principalmente, dor física.

Existe quem pede a cura para a alma, para caminhos tortuosos, até tem, mas a maioria que nesse caso vem a englobar até os que efetivamente não são cristão professos, mas apenas necessitados.

O Senhor nos cura:
  • Fisicamente - Deus conhece toda a constituição física do homem que criou e nele soprou o fôlego de vida. Não há enfermidade ou deformidade que, sendo o propósito do Senhor, não possa vir a ser curada.
  • Mentalmente - Saul era alguém que tinha tormentos mentais terríveis que eram curados com a intervenção divina por meio de Davi ao tanger sua harpa. Quantas vezes nossa mente não está atribulada e precisando de um alívio? O Senhor opera nos aliviando os pensamentos para conseguirmos dormir e descansar o corpo onde, pela teoria do psicossomatismo, a psique em sofrimento gera efeitos no corpo físico causando sofrimento.
  • Emocionalmente - Quantas pessoas não estão aflitas, angustiadas, desesperançadas? Várias! A cura do emocional vem nos colocar "nos eixos" de novo. Uma pessoa abalada emocionalmente não consegue tomar decisões coesas de razão, tendendo a decisões e atitudes com grande potencial de sofrimento a si, como a outros ao seu redor.
  • Espiritualmente - A grande cura no campo espiritual é justamente a cura do pecado original que nos distancia do Senhor. Contudo, ainda existem perturbações de ordem espiritual como opressão maligna, sentimento de perseguição, incredulidade, medo da morte (que é um algo extremamente espiritual, pois foge do campo visual e fica apenas no campo da fé até que sua consumação venha). Há os casos de possessão como vemos nos evangelhos, são casos clássicos de cura espiritual e libertação do ser (corpo, alma e espírito) do domínio de forças maléficas.
Agora, diante de tais pontos, pontos que não esgotam as possibilidades com as quais o Senhor possa curar, nos deparamos com o seguinte panorama: o Senhor pode usar qualquer um desses individualmente ou combinados como forma de obter o resultado de sua vontade, bondade e misericórdia em nós.

Quantas vezes queremos a cura física e o Senhor primeiro precisa nos curar espiritualmente? Ou, queremos uma cura totalmente diferente daquela que carecemos sem saber, perceber ou acreditar que precisamos?

O Senhor é aquele que sara o homem de todos os seus males, tanto é que, nas suas promessas de redenção por meio de seus profetas é coloca a total redenção e transformação do corpo, que é sede da alma e do espírito também, para uma nova e futura condição de libertação de todos os males desse mundo.

Deixe o Senhor te curar naquilo que for necessário ser curado.

Ele tem o remédio certo.


Devocional do Dia - Armadilhas em palavras

"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo"
Cl 2.8

Um alerta dado por Cristo e pelos apóstolos é que quanto mais próximos dos dias do retorno de Jesus em glória, mais se multiplicariam as sutilizas do adversário.

Veja como as coisas no tocante a Palavra de Deus, a conduta da Igreja e o testemunho pessoal estão estranhas.

Homens ardilosos e não ingênuos, estão querendo fazer uma promoção do Evangelho que não é condizente com a proposta cristã.

Muito está sendo apresentado como proposta de “inclusão” dentro do Evangelho, assim como há uma ala de defensores da “exclusão” de outras partes para melhor “adequar” o Evangelho ao homem.

LOUCURA!

Nós é que temos de nos adequar ao Evangelho, pois é na casa do Senhor que todos querem morar e para isso temos de andar na lei Dele.

Toda mudança ou alteração dos textos sagrados implica em morte e perdição eterna, e em contrapartida, todos os que o seguem encontram a vida eterna.

O cristão não negocia sua posição junto ao Evangelho.

Se mudarmos o Evangelho estaremos dizendo que o Senhor não é perfeito, sem perfeição Ele erra, se erra tem defeitos, com defeitos ele é fraco e seu poder de salvar é anulado.

A Bíblia não fala o que queremos, mas o que precisamos para encontrar o Senhor em glória.

Se nos deixarmos levar pelas vás filosofias e sutilezas heréticas por gosto, estaremos presos e condenados.

Bom dia.

Reflexão de Segunda-Feira



Não deixe o espírito do natal ir embora.

Continue tentando ser uma pessoa melhor.

Boa Semana

Devocional do Dia - Corra para alcançar o prêmio

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis."
1 Co 9.24

Eric Liddell, segundo filho do reverendo escocês James Dunlop Liddell, nasceu em 1902 no norte da China, na cidade de Tientsin.

Esse jovem tornou-se nos idos da Olimpíada de 1924 o grande favorito para corrida dos 100 m rasos.

Ele tinha tudo para se tornar o “homem mais rápido do mundo”.

Entretanto, ele chocou o mundo ao negar corrê-la por ser no domingo, dia que segundo suas convicções cristãs, é o Dia do Senhor e deveria honrá-lo.

Todos pediram que ele corresse, mas ele não traiu suas convicções e foi deslocado para corridas nos 200 e 400 m onde não era o favorito.

Antes de correr os 400 m, um amigo da equipe britânica caminhou até Eric e disse algumas palavras, entregou-lhe um pedaço de papel.

Eric sabia que em poucas horas, iria correr a corrida mais importante de sua vida.

Ao ler o papel que havia guardado em seu bolso, ele leu: “No antigo livro diz: Honrarei aqueles que me honram” (1 Sm 2.30).

Eric correu os 400 m, ganhou a medalha de ouro, e estabeleceu um novo recorde mundial: 47,6 segundos.

Ele não só ganhou uma corrida em que não estava acostumado a competir, mas também terminou cinco metros à frente de seus adversários.

Eric correu confiando em Deus.

Não abra mão de suas convicções cristãs por qualquer coisa.

Corra a jornada para o céu já como vencedor.

Bom dia.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Esse dia...



Um dia Jesus nasceu, em outro morreu, em outro ressuscitou, em outro voltou aos céus, mas em breve em um outro dia Ele voltará!

Qual é sua expectativa quando esse dia chegar?

Tic Tac Tic Tac...

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Devocional do Dia - O caminho dos teimosos

"Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos."
Sl 81.11-12

Os teimosos procuram suas próprias veredas, ouvem apenas suas próprias vozes, entendem somente o que querem e que lhes é conveniente e assim trilham por veredas de dor sendo acompanhados por outros de mesma forma de pensar.

E isso ainda não é a pior coisa, o pior é Deus permitir que o desobediente ande em seu próprio caminho.

Quando isso acontece o juízo não precisa ser dado por Deus, pois o juízo vem pelo consumo do desobediente de sua própria teimosia.

Sua teimosia é sua própria ruína.

Uma das coisas que não se pode negar é que Deus sempre quis os seus próximos de si.

E todo aquele que O aceitou desfruta de paz e amor em grande escala da parte do Senhor.

O fato é que a vida do teimoso é uma vida de fuga, esquivando-se do correto em favor da defesa de seu ponto de vista.

Ele não se enquadra nos grupos e vive procurando outros como ele para que possa dividir sua rebeldia contra o sistema.

A opção de escolha é totalmente nossa, ouvir a voz do Senhor é atende-la também.

É necessária uma decisão pessoal.

Quando Israel não quis mais andar com Deus Ele os deixou para experimentarem suas próprias vontades até sentirem o peso de suas escolhas.

Mesmo assim, Deus seguiu pedagogicamente tratando Israel para lhe ensinar a Sua vontade.

Israel só perdeu quando foi teimoso.

Bom dia.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Precisamos orar mais

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos"
Ef 6.18

"Eu preciso orar mais", essa deve ser uma das nossas preocupações diárias.

Buscar manter acesa a chama da oração, pois, como um fogo a crepitar é a oração constante, mas se começarmos a negligenciar a oração logo as chamas sumirão, passaremos para brasas e por último cinzas sem calor e efeito algum.

Orar mais é uma coisa que faz oposição a carne.

Joelhos doem, o suor vem, as costas irritam e os mais diversos pensamentos tentam fazer as orações não acontecerem.

Nosso corpo tende a cooperar contra o estado de espírito que a oração proporciona.

Por essa razão, o fogo deve sempre estar forte, pois o vento não o apaga, mas apenas o faz queimar mais forte.

Eu preciso orar.

Eu preciso orar.

Rogue ao Senhor que lhe ajude a falar com Ele.

É o que Ele mais quer.

O sangue de ninguém mais funciona

"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça"
Ef 1.7

Através do sangue aspergido sobre o chão do monte, daquele monte fora de Jerusalém de onde era possível ver toda a cidade e sua população.

Esse sangue que ali foi derramado gota a gota até esvaziar completamente seu receptáculo, secando suas veias enquanto contemplava o povo e ao mesmo tempo Deus.

Nesse sangue a expiação completa foi feita sem a ajuda de ninguém e, é por isso que esse sangue é único em seu poder sobre o pecado e único recebido por Deus, o Pai.

Muitos ao longó da história quiseram que seus nomes salvassem outros, mas nenhuma gota de sangue deles foi derramada e muito menos aceita por Deus.

Vários são alçados a postos de santos, mas não podem salvar a ninguém, não podem interceder por ninguém e muito menos guiar alguém a luz.

O posto de Cristo é único e inseparável de si mesmo.

É um sacrifício que ninguém pode fazer, mesmo que quisesse, pois Jesus foi enviado por Deus como único capaz de quitar a dívida do pecado.

Jesus é único e por mais que alguns tentem se igualarem a Ele, evidentemente que não conseguirão.

Essa é a nossa luta, defender essa posto único que Cristo ocupa.

Esse é um dos pilares de nossa fé.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Devocional do Dia - E os que não querem?

"Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado."
Jo 5.8-9

Jesus ordenou que aquele homem deitado e paralisado á anos se levantasse naquela hora, essa seria sua bênção: andar e ser uma pessoa normal.

E ele levantou ao mando de Jesus.

Aquele homem pediu um milagre, o recebeu e passou a vive-lo.

Nada mais de reclamações por ser esquecido, pelo abandono, por nada mais daquilo.

Agora, quantas pessoas estão “curadas” por Jesus, mas não querem levantar do leito e andar.

Estão tão acostumadas ao papel de vítima ou o papel do infeliz.

Se Jesus já te abençoou com um milagre viva de forma a chamar a atenção de todos por ele.

O paralítico logo chamou a atenção por seu milagre.

Ele não se importou sobre o que interpelava pelo caminho, com acusação ou não.

Ele apenas dizia “O mesmo que me curou me disse: ‘Toma teu leito e anda’”.

Ele não iria desobedecer aquele que tinha feito o maior milagre de sua vida.

Como estamos diante daquele que já nos deu o maior milagre de nossas vidas?

Daquele que nos salvou de nossos pecados e nos promete levar um dia a presença de Deus?

Até quando não atender o seu mando de ir pelo mundo pregar?

De ser sal?

De ser luz?

Será que podemos ignorar assim tão negligentemente as Palavras do nosso Salvador?

Tome o “seu leito” e saia andando.

Não pare por qualquer um que sem entender queira te parar.

O teu milagre já veio.

Bom dia.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Ainda hoje está igual

"E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!"
Mt 21.9

Jesus entra finalmente em Jerusalém para sua última semana.

Nessa entrada chamada de "Entrada Triunfal", Jesus entra e é adorado pelas pessoas de Jerusalém, ovacionado e glorificado pela população.

Essas pessoas todas estavam deslumbradas pela fama que precedia o "grande profeta" que ali chegava para celebração da páscoa judaica.

Essa população estava no começo daquela fatídica semana fazendo o correto em adorar o "Messias de Deus", mas esse período de louvor e adoração foi rápido e momentâneo.

Na sexta-feira daquela mesma semana essa mesma população estava gritando "crucificai-o, crucificai-o".

É possível vermos que eles foram sim incitados pelos sacerdotes a dizer seu desejo de uma sentença de morte sobre o Filho de Davi.

Todavia, isso nos mostra que muitos glorificam ao Senhor em um dia e logo no outro já são levados a blasfemar contra Ele.

Não há firmeza.

Há necessidade do Messias, mas não há convicção em segui-Lo independente do que venha a acontecer.

Ainda hoje temos visto que no meio cristão muitos estão dispondo-se a assim proceder.

Exaltam ao Senhor do domingo, mas durante o decorrer da semana vão negando-O, blasfemando contra Ele quando volta para o jugo de pecado do qual eles foram libertos.

Testemunham diferente do que deveriam.

Amam mais a si mesmos do que ao Senhor.

Nós precisamos nos defender de tal comportamento através de uma vida sincera para com Deus.

Oração, leitura da Palavra de Deus, piedade para com os homens, gratidão pela salvação, honrar pai e mãe, ofertar de coração e amar ao próximo como a nós mesmos.

Se conseguirmos praticar essas coisas conseguiremos nos manter longe dessa dualidade satânica que leva os homens a casa de Deus, mas com o coração dominado pelo diabo.

Nossa vida é muito curta para que oscilemos tanto entre o bom e mau caminho.

Vigilância ainda é a melhor maneira de agir.

Reflexão de Segunda-Feira


Jesus morreu para tirar os seus pecados e não a sua inteligência.

Valorize sua salvação pelo que ela é.

Boa Semana

domingo, 19 de dezembro de 2021

Devocional do Dia - Loucura e pecado

"Os insensatos zombam do pecado, mas entre os retos há benevolência."
Pv 14.9

A loucura ou insanidade é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade ou a realização de coisas sem sentido.

Quer coisa mais sem sentido do que saber que algo lhe pode trazer um juízo e por escolha própria você vai e o faz.

A Bíblia nos apresenta uma realidade que cedo ou tarde é fatal, o fato de que é uma loucura ignorar o pecado que de tão de perto nos rodeia.

Quando alguém faz isso concessões são abertas.

Consentimos com o pecado, nos tornamos seus reféns e seus escravos.

É como se nós mesmos colocássemos grilhões em nossas canelas.

Não adianta depois de consentir reclamar, isso também é loucura!

Veja como é uma grande loucura brincar com o pecado.

Nós o aceitamos.

Nós o consumimos.

Nós vamos reclamar da situação que ele está agora trazendo.

Por outro lado, o cristão é chamado a sabedoria por meio do Espírito Santo, a pensar e meditar na lei do Senhor de dia e de noite para termos consciência da sua Palavra e do mal que nos rodeia.

É solene o chamado a lucidez e razão no culto ao Senhor, mas o pecado evoca a loucura.

Ele não quer que você esteja no controle.

O pecado e sua proposital loucura colocarão sua coleira em todo aquele que der seu pescoço para ele.

Medite na Palavra do Senhor e dificilmente farás “loucuras”.

Bom dia.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Notícias Obra Missionária - Projeto Didásko PORTUGAL Carta de Oração - Dezembro de 2021

Alcabideche, Portugal, 17 de dezembro de 2021.

“Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar” (1 Ts 1.2)

Amados irmãos e companheiros na obra missionária,

Que a graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas.

Já estamos quase no inverno, mas até o momento o clima está relativamente agradável. O inverso passado foi muito frio, chuvoso e com muito vento, o que trás vários inconvenientes, pois ainda não temos carro. Além disso, no inverno passado morreram muitas pessoas, principalmente idosos, com a forte onda de frio.

Portugal está na quinta onda da pandemia, com um grande número de contágios diários, mas, graças a Deus, o número de casos graves e mortes estão controlados e relativamente baixos se comparados ao final do ano passado. Portugal tem mais de 85% da população vacinada com as duas doses e os mais idosos estão recebendo o reforço com a terceira dose, por isso agora são poucas as limitações. No entanto, voltar à normalidade de antes da pandemia ainda deva levar algum tempo.

A situação do nosso sustento ainda é muito desafiadora devido aos motivos que informamos anteriormente, mas continuamos crendo no cuidado gracioso do Senhor. Apesar de todos os desafios, o Senhor tem sido nossa “rocha de socorro” (Ebenézer) e por isso podemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7.12). Nossa oração e desejo é que no próximo ano possamos avançar ainda mais em nosso projeto para Portugal, pois como disse Andrew Murray, “a fé espera de Deus o que está além de qualquer expectativa”. Assim, continuamos contando com as orações e apoio de todos queridos irmãos, pastores e igrejas.

Por favor, orem:
  • Pela saúde física, emocional e espiritual de toda nossa família;
  • Para que a cotação do Euro possa descer aos valores de antes da pandemia e para a melhoria das economias brasileira e portuguesa;
  • Por novos mantenedores para nos apoiarem neste projeto;
  • Por sabedoria e direção de Deus para os nossos próximos passos e planos futuros.
Somos imensamente gratos a todos que, com grande amor e dedicação, têm nos apoiado na obra missionária. Muito obrigado a todos por segurarem as cordas da oração e contribuição! Aqueles que quiserem nos apoiar mensalmente com suas contribuições podem utilizar uma de nossas contas pessoais (no final da carta) ou uma das nossas chaves PIX: 01643047701 | ppaulo_henrique@hotmail.com.

Queremos aproveitar para desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio das bênçãos e do cuidado de Deus!

Com gratidão,

Pr. Paulo Henrique e família
-----------------------------------------------------
Nossas contas pessoais – Em nome de Paulo Henrique P. Cunha
BB (Ag 3159-3 C/C 6573-0) | ITAÚ (Ag 6116 C/C 00485-1) | CAIXA (Ag 0193 OP 001 C/C 30063-1)
As nossas chaves PIX: 01643047701 | ppaulo_henrique@hotmail.com

Só coisas boas

"Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados."
Jd 2

Que coisas maravilhosas são essas que Judas deseja aos leitores de sua carta.

Se a história da lâmpada mágica com um gênio existisse, provavelmente poucos, bem poucos mesmo, recorreriam a desejar essas mesmas coisas aos outros.

Oras, quem gastaria um desejo seu pelo benefícios de outros?

Essa demonstração de Judas é de alguém que deseja que outros estejam bem, melhores do ele mesmo.

Nós como cristãos precisamos fazer isso também.

O Cristianismo é uma religião que preza pelo amor ao próximo, sendo assim, desejar da mesma forma que Judas deseja a cada um de nós leitores é uma coisa que tem de ser natural.

Só se deseja essas coisas quem as possuí dentro de si, que já desfruta dentro de seu coração.

É fato que, não viver o que se prega é hipocrisia e só testemunha contra nós.

Quem deseja estas coisas quer que o outro as alcance e desfrute plenamente não só delas, mas de uma série de bênçãos do Senhor.

Busque a misericórdia.

Busque a paz.

Busque o amor em ampla escala.

Desfrute dessas bênçãos e as deseje para outros.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Uma reflexão

"Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência."
Jó 38.4

Ainda hoje, ou até mais hoje, há uma linha de pensamento que descarta a existência de um Deus, uma entidade superior responsável por tudo e por todos, direta ou indiretamente, em todo o mundo.

Veja que a não crença em Deus principalmente no mundo ocidental vem de problemas de aceitação do próprio homem quanto a si mesmo.

Problemas estruturais com os pais, com figuras de autoridade e com o próprio Deus Pai vem de um mesmo lugar, são um construção de uma mesma instância.

Nós criamos as estruturas de crenças desde dentro nós e criamos uma figura inimiga majoritária.

Sabemos muitas coisas, construímos diversos teoria e suas aplicações, levantamos hipóteses das mais diversas, mas não conseguimos explicar satisfatoriamente como a vida foi originada ou como o dito big bang deu o seu estalo inicial.

Precisamos compreender que nunca minimizaremos Deus a ponto do mesmo caber em nossas mentes como uma matéria dentro de um livro.

Deus para quem crê é tudo e para quem não crê é um mistério.

De que lado você está?

Devocional do Dia - Onde está caindo a sua semeadura?

"Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre."
Ef 6.8

A lei da semeadura é uma lei universal.

Tudo o que é plantado é colhido.

Cada planta que tenha sementeira lançada, a seu tempo e de acordo com os dias e estações dará o fruto conforme seu tipo.

Assim como as sementes das plantas são as nossas atitudes também.

Semear na carne como Paulo diz é investir naquilo que traz apenas satisfação a carne e satisfazer a carne é perigoso.

Os desejos da carne levam a pecados, pecados levam a condenação e a condenação aos pecadores será eterna.

Semear no Espírito como Paulo diz é investir na nossa relação com o Senhor Jesus.

Esse investimento ou semeadura que fazemos é a busca por uma vida com o Senhor através da disciplina de oração, leitura bíblica e consagração.

Lembrando que disciplina é fazer o que tem de ser feito mesmo que ninguém esteja olhando e mesmo não querendo.

Enquanto, a carne traz a corrupção eterna, a busca espiritual traz como fruto a vida eterna.

Agora vem a decisão.

As ‘sementes’ estão nas nossas mãos, os ‘solos’ estão diante de nós.

A escolha de ‘onde’ nós lançaremos é pessoal e motivada pelo tipo de destino eterno que estamos dispostos arcar.

Não titubeie diante das possibilidades, pois o cidadão do céu quer ir para ele.

Somos instruídos a fazer o bem, a agir pelo correto e sermos santos.

Mas lembre-se: a semente está contigo!

Bom dia.

Uma unidade indivisível

"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados."
1 Pe 2.24

O apóstolo Pedro fazendo menção ao texto do profeta messiânico Isaías e, em específico o capítulo 53, que apresenta essa "faceta" sacrifical do futuro salvador de Israel e de todo o mundo.

Vemos gerações após gerações vivendo o cumprimento das profecias dadas anteriormente, pregando e vivendo sob a sombra das Escrituras.

Jesus por diversas vezes citou e pregou os profetas, tanto sobre o Si como sobre o fim de todas as coisas.

Paulo fez isso inúmeras vezes, João também atrela a figura do Messias ao que foi dito e com Pedro não é menos.

As Escrituras são um contexto único, indivisível, uno em sua formação.

Não existem discordâncias, não existem sobreposições contraditórias por mais que tentem achar.

Se fosse encontrado algo que viesse nesse sentido a própria questão da fé seria desacreditada assim como, a própria figura de Deus.

A infalibilidade das Escrituras está atrelada a figura de quem a inspirou e nesse caso é o Espírito de Deus.

Elas funcionam em partes, mas nunca sem contradizerem o todo.

Veja que, heresias são geradas quando é isolado "esse ou aquele" texto que mais "agrade" determinado grupo. Daí é gerado sobre ele toda uma "doutrina espúria" carregada de contradições em relação ao todo das Escrituras e a pregação de Cristo.

O Salmo 23.1 é extremamente edificador, mas sem relaciona-lo com a estrutura que as Escrituras apresentam é possível moldar a figura que você quiser de uma entidade superior.

É fácil fazer essa afirmativa, pois, isso é o que vemos em dezenas de "conjuntos doutrinários" de diversas ramificações do próprio Cristianismo como em uma "n" quantia de seitas heréticas por aí.

O fato é que não podemos macular a estrutura escriturística das Escrituras.

Deus só cumprirá os termos que Ele estabeleceu nas Escrituras, o compromisso é com a sua Palavra como um todo.

Sendo assim, o que não veio Dele não tem o aval e nem a ajuda divina para subsistir.

Do Antigo ao Novo Testamento Deus é um só, assim como sua Palavra.

É até hoje o livro antigo mais atual de todos.

Devocional do Dia -Tudo se cumprirá

"Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta"
Mt 1.2

Mateus ao iniciar sua biografia do Mestre Jesus relata que “tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor”.

Ele vai começar a falar de Jesus e a primeira coisa que ele relatará antes da anunciação de Gabriel para jovem Maria é que Deus falou que aquilo iria acontecer.

No nascimento de Jesus várias profecias se cumprem, o Senhor confirmaria seus oráculos entregue aos seus santos profetas do AT.

Fora as do nascimento de Cristo, já outras várias do AT se cumpriram, algumas estão em cumprimento, as do NT seguem o mesmo caminho para o cumprimento.

Mas o que quero deixar claro é que salvação a todo o que crê em Jesus também é uma dessa promessas.

Que Jesus voltará para os seus também é mais um exemplo de profecia.

Agora alegre-se, pois nós temos a chance de encontrarmos essas promessas e delas no fazer valer para os nossos dias!

Temos de Cristo a promessa que Nele o nosso nome está escrito no Livro da Vida.

Essa promessa é sua se você estiver em Cristo!

Estamos vendo Deus cumprir promessas sobre Israel e sobre a própria humanidade, logo as promessas de salvação cumprir-se-ão.

Lute para estar incluso nessas promessas.

Não esmoreça nessa caminhada até o céu, Jesus é seu guia.

Quanto sentir-se desanimado ou perdido peça para Ele te lembrar o que ainda há pela frente.

Bom dia.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

domingo, 12 de dezembro de 2021

Devocional do Dia - Foi o melhor possível para recebe-lo

"Assim cobriu de ouro toda a casa, inteiramente; também cobriu de ouro todo o altar que estava diante do oráculo."
1 Rs 6.22

O templo foi feito por inteiro, mas todo particionado.

E em específico uma parte era a que cabia a maior importância, era o Santo dos Santos.

Nessa parte do edifício, era o local onde estaria a Arca da Aliança.

Ela era a representação física, dentro daquele ponto da revelação progressiva, da presença de Deus no meio do povo de Israel.

E para receber essa presença, os construtores e o próprio Salomão, definiram que o melhor deveria ser feito para receber o Senhor.

Eles fizeram o melhor para receber o Senhor junto deles.

Agora, voltando a nós, será que estamos fazendo o melhor para receber o Senhor no meio de nós?

Como será que está a preparação, será que o melhor “material” está à disposição para receber o Senhor?

Quando é para alguém que estamos envolvidos, abrimos o coração sem certeza de retribuição.

Entretanto, quando é para o Senhor ficamos com baixas especificações, pechinchamos o material mais barato e fazemos de qualquer jeito.

Para receber o Senhor deve ser o melhor.

Hoje o Senhor não está procurando piso e paredes folheados a ouro, ou muito menos de ouro maciço.

O Senhor está procurando um coração que esteja quebrantado, arrependido e disposto recebe-lo.

Entenda, não precisa embelezar-se por fora.

O Senhor olha para nós por dentro e lá não tem como fingir.

Bom dia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Soberania

"O Senhor desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos."
Sl 33.10

Uma coisa que a própria Escritura declara é que os governos do mundo todo se ajudaram sob a égide do anticristo.

Aliás, o período da Grande Tribulação é justamente descrito e lembrado como esse tempo onde a união dos poderes em um único acontecerá.

Claro que esse tempo ainda não chegou, todavia se observarmos ao longo da história da humanidade sempre houveram resoluções contra o povo de Deus, seja ele chamado de hebreus, Israel, judeus ou Igreja.

Os que esperam no Senhor (a visão de um povo) nunca serão derrotados.

Grandes massacres, prisões, leis, tribunais, jogos, caçadas, inquisições, genocídios e tudo mais que possa ser imaginado foi feito em determinado tempo um consenso para deliberar e aprovar.

São os planos dos homens, as expressões de seus corações permeados pelo pecado que são afligidas pela ideia de um Deus criador que um dia os julgará.

Assim como desde o primeiro chamado contra o povo de Deus ao último governo mundial e impiedoso do anticristo, o Senhor pelejará pela justiça e guardará o seu povo.

Paulo narra aos tessalonicenses que com um sopro da boca do Senhor, todo o poder do anticristo será desfeito, assim como todo intento maligno que um dia brotou do coração do homem amante do pecado.