Páginas do J.A.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Devocional do Dia - Cinco fases e uma certeza

"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele."
1 Ts 4.13-14

Estudos indicam que existem cinco fases do luto.

São elas:

1) Negação – “Eu estou bem”.

2) Raiva – “Não é justo”.

3) Negociação – “Eu faria qualquer coisa”.

4) Depressão – “Eu tô tão triste”.

5) Aceitação – “Era para ser”.

A humanidade em nós é um elemento que não pode ser ignorado.

O homem não foi feito para sentir a dor da separação que a morte proporciona em uma dose tão intensa e duradoura como é.

O homem natural por mais que diga que espera, que confia em Jesus Cristo, não o tem paz na espera e conforta-se a si mesmo dizendo que os que morreram “foram para um lugar melhor”.

É um consolo na dor aguda que a dilaceração da morte causa, mas não é verdade.

Como então ter consolo real, mesmo em meio a dor?

A Bíblia diz, por Paulo em sua carta aos irmãos da cidade grega de Tessalônica.

Ele diz para que haja tal certeza da ressurreição em Cristo, que a morte pode até doer, mas quem morre com sua declaração feita que Jesus Cristo é o seu único Senhor e Salvador, esse tem a paz dessa certeza.

Não digo que não haja como domar pessoalmente o “eu”, mas que o Espírito Santo nos conforta a respeito do “agora em dor” e do “porvir em glória”.

Não há como eliminar a dor, ela sempre estará lá, mas a ação do Espírito Santo ajuda o homem a seguir o caminho até que não tenha mais andar nele.

Bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário