Páginas do J.A.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Não, você ainda não sofreu tanto assim

"Uns foram martirizados e não negociaram seu livramento, a fim de poderem conquistar uma ressurreição ainda mais excelente; muitos enfrentaram zombarias e torturas, outros ainda foram acorrentados e jogados aos cárceres; apedrejados, serrados ao meio, tentados, mortos ao fio da espada. Andaram sem rumo, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, angustiados e maltratados. Caminharam como refugiados, vagando pelos desertos e montes, pelas cavernas e buracos na terra. Pessoas das quais o mundo não foi digno!"
Hb 11.35b-38

A seguir um trecho do livro História do Cristianismo de A. E. Knight e W. Anglin de 1955 sobre o que sobreveio sobre os primeiros cristãos do século 1, o título dessa parte é "Cruéis Tormentos".
"Não se sabe quantos sofreram por essa ocasião, mas de certo foram muitos, e eram-lhes aplicadas todas as torturas que um espírito cruel podia imaginar, para satisfazer os depravados gostos do imperador. 'Alguns foram vestidos com peles de animais ferozes, e perseguidos pelos cães até serem mortos, outros foram crucificados; outros envolvidos em panos alcatroados e depois incendiados ao por do sol, para que pudessem servir de luzes a cidade[1] durante a noite. Nero consentia que fossem usados os seus próprios jardins para estas execuções, e apresentava ao mesmo tempo alguns jogos de circo[2], presenciando a cena vestido de carreiro, indo umas vezes a pé no meio da multidão, outras vezes vendo o espetáculo de seu carro'."
Por vezes pessoas acham que seu sofrimento por não terem uma oportunidade, ou por que alguém ou algum irmão falou mal de seu modo de ser possa se constituir uma "grande prova" ou "um levante do inimigo".

Fato é que a primeira leva de cristãos[3] que acompanharam a gênese do Cristianismo nos anos subsequentes a morte de Jesus e o expansionismo apostólico foram os que mais sofreram barbáries[4].

A história cita que no decorrer dos acontecimentos eventos sinistros acontecerem aos cristãos por séculos e séculos até a era hodierna, mas na comparado ao momento disruptivo que Jesus promoveu ao enviar de Seu Espírito no dia de Pentecostes sobre os fiéis capitaneados pelos apóstolos e em especial para Pedro e seu discurso.

Provações como as descritas não foram casos isolados ou esse ou aquele dia dentro do cenário do Império Romano (27 a.C. - 395 d.C.). Eram essas circunstâncias o dia a dia do cristão na capital do império.

O imperador Nero Cláudio César Augusto Germânico (15/12/37 d.C - 09/06/68 d.C) encabeçou uma perseguição pessoal e de natureza demoníaca contra a Igreja e seus simpatizantes.

Cristãos como os que escritor da Carta aos Hebreus[5] relata eram uma fonte de testemunho para causa de Cristo e um total escárnio e divertimento para muitos homens poderosos e incrédulos.

Ainda hoje existe uma vasta perseguição, contudo ela é grande na chamada Janela 10/40[6] e extrema em países como China[7] e a Coréia do Norte[8] onde a punição com a morte é uma grande possibilidade.

Podemos nos considerar uma geração afortunada por morarmos em um países de grande liberdade de culto, mesmo com pontuais e intensivas perseguições, ainda somos bem-aventurados.

Em nosso dia a dia só sendo cristãos verdadeiros no sentido real é que encontraremos grande oposição do sistema mundano operado pelo maligno conforme fora alertado por Cristo.

É duro o que passamos, mas só nos céus conheceremos o que os primeiros mártires passaram para que a salvação batesse a nossa porta.
__________________________
Glossário
Depravado - Cuja moral foi degenerada (degradada); corrupto ou degenerado. substantivo masculino Individuo que se depravou; aquele cuja moral foi degradada; degenerado.
Alcatroado - Untado ou revestido com alcatrão, uma mistura de substâncias betuminosas, espessa, escura e de forte odor, que se obtém da destilação de certas matérias orgânicas, principalmente de carvão, ossos e de algumas madeiras resinosas. Produto inflamável em presença de fonte de ignição ou aquecimento. Os recipientes podem explodir com o calor do fogo. Ponto de fulgor > 38 °C.
Carreiro [vestido de] - Indivíduo que conduz carro de bois. 
Hodierna - Relacionado com o dia de hoje, com o tempo recente; atual. Que reflete o momento de agora, contemporâneo; moderno: época hodierna.
Referências de Termos
[1] A cidade é Roma, capital do Império Romano.
[2] Os Jogos ou Ludos eram divertimentos públicos destinados ao povo romano, integrados nos festivais religiosos romanos ou exibidos enquanto parte do culto imperial.
[3] Cristãos conversos após o Dia de Pentecostes até aproximadamente ao final do ano 100 d.C.
[4] Barbáries é o plural de barbárie. O mesmo que: barbarias, barbaridades, incivilidades, selvagerias.
[5] Carta aos Hebreus provavelmente foi escrita entre 65-70 d.C. apesar de muitos dilatarem essas data a um período que vai de 65-95 d.C. pelas possíveis citações do escritor.
[6] Janela 10/40 é um termo criado pelo missionário Cristão e estrategista de Parceiros Internacionais CEO Luis Bush, em 1990 para referir-se às regiões do hemisfério oriental, além de Europeus e Africanos, parte do hemisfério ocidental, localizado entre 10 e 40 graus ao norte do equador, numa área que se supunha ter o mais alto nível de desafios socioeconômico, e, ainda, menos acesso à mensagem cristã e aos recursos cristãos no planeta.
[7] Pela Lista Mundial da Perseguição relacionada pelo site missionário Portas Abertas 2020 é o 10º país que mais persegue cristãos.
[8] Pela Lista Mundial da Perseguição relacionada pelo site missionário Portas Abertas 2020 é o 1º país que mais persegue cristãos.
Referências
KNIGHT, A. E.; ANGLIN, W.. História do Cristianismo. 3. ed. Teresópolis: Casa Editora Evangélica, 1955. 404 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário