Páginas do J.A.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Culto Doméstico, como fazê-lo?

Nesses dias difíceis onde as reuniões habituais, os cultos, estão impedidos de acontecerem nos templos devido ao crescente surto do COVID-19, o culto doméstico é a melhor opção.

Não é que o culto doméstico estivesse extinto, mas já estava  em desuso por boa parte da comunidade evangélica.

Entretanto, em dias de isolamento social essa prática é a grande saída dos cristãos.

E como fazê-lo de forma eficaz?

O que estou listando abaixo não é o "guia definitivo do culto doméstico", mas sim sugestões para um culto de forma satisfatória.

São essas sugestões:

1. Estabeleça um horário fixo para fazer o culto doméstico.
Não comece com esse negócio de hoje é de manhã, amanhã é de tarte e depois é quando der. Estabelecer um horário é criar uma "identidade" para o evento dentro do lar tal como o culto no tempo já é.
2. Evite cômodos onde hajam aparelhos eletrônicos (TV, computador, etc.).
Tudo que pisca e faz barulho chama nossa atenção e desfoca para o objeto da reunião cultual ao Senhor.
3. Celulares - Desligue ou coloque no vibracall bem longe de você.
Esse negócio de ler a Bíblia e a Harpa Cristã no celular são grandes armadilhas da tecnologia nesse caso. Com a alta conectividade em nossas vidas, são mensagens chegando o tempo todo. O ser humano informatizado criou uma dependência semelhante a química que não pode ouvir um barulhinho ou uma luzinha e já vamos verificar o que é.
4. Estabeleça uma estrutura básica de culto.
Isso significa que defina como será o culto. Uma boa ideia de estrutura para 01 (uma) hora de culto é a seguinte: 3 hinos da harpa, leitura oficial, mais um hino (avulso ou congregacional), leitura e explanação da Palavra de Deus de uns 15 a 20 minutos, oração intercessória (nesses dias mais do que nunca), 01 louvor (avulso ou congregacional) e a oração final.
5. Estabeleça um tempo total de culto.
Como no tópico acima, 01 (uma) hora de culto é uma boa proposta, mas se sua família tem outro afazeres, ou mesmo dispõe de bastante tempo, a variação de 30 minutos a uma hora é bem pertinente, até pela razão que a dinâmica familiar é bem mais restrita apenas aos membros do circulo básico da família.
Essas são sugestões que você pode usar e variar de acordo com o tamanho de sua família, tempo disponível e espaço doméstico para o culto.

O mais importante é não ficar sem cultuar ao Senhor. Essa atividade fortalece a nossa fé nesses dias de crise e desespero mundial.

A companhia do Senhor em um culto é "revigorante" a nível espiritual para o cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário