"Irmãos, não vos pude falar como a pessoas espirituais, mas como a pessoas carnais, como crianças em Cristo. O que vos dei para beber foi leite e não alimento sólido, pois não podíeis recebê-lo, nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais."
1 Co 3.1-2a
A expressão grega sarkinois significa "carnais" no sentido de "bêbes humanos".
Quando conhecemos a Cristo como nosso Salvador e Senhor, passamos a ser orientados pelo Espírito Santo, que começa a nos alimentar com "leite", termo que, no original, identifica todo o desígnio básico de Deus, ministrado de forma didática e progressiva, até que possamos compreender (ingerir) princípios mais complexos e de alta doação pessoal ao Senhor e aos nossos semelhantes (At 20.27; Hb 5.12-14; 6.1).
Entretanto, muitos não conseguem nem "digerir" esse "leite" e passam boa parte ou ainda toda a vida agindo como bebês.
Para Timóteo, Paulo recomenda que ele busque o crescimento na graça que há em Cristo (2 Tm 2.1).
A questão é que tais "imaturos na fé" como crianças necessitam de cuidados especiais.
São ofendidos com coisas banais, fazem birra, se lhes é apresentado algo mais sólido já creem que aquilo não é para eles mesmo sem "provarem".
Tais não entendem o seu papel na sociedade e na comunidade cristã, seguem como se sua vida e vontade fossem soberanas sobre os irmãos.
Aqui cabe aquele versículo que diz:
Rm 15.1 - "Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos."
Há grandes responsabilidades dos dois lados. Do lado dos imaturos o crescimento. Do lado dos crescido paciência em amor pelo próximo.
Que o Senhor nos ajude.